A Venezuela que Aécio não quer ver

A preocupação do senador Aécio Neves e alguns líderes da direita brasileira é legítima. Porém, é interessante constatar como essa iniciativa anunciada de visitar os presos políticos do país é sustentada por argumentos descontextualizados e que omitem uma situação política muito mais complexa, da qual o principal defendido pela comitiva brasileira não é vítima, mas sim o contrário.

Falamos de Leopoldo López – já que, dos outros três presos políticos venezuelanos, um está em prisão domiciliar e outro já foi libertado.

Barricada organizada no município de Chacao, na Venezuela, contra o governo de Maduro. (foto: Correo del Orinoco)

Barricada organizada no município de Chacao, na Venezuela, contra o governo de Maduro. (foto: Correo del Orinoco)

Em 2013, no mesmo dia em que Nicolás Maduro foi eleito presidente, a oposição convocou seus eleitores a irem imediatamente às ruas para dizer que não reconheciam os resultados – a vitória do chavismo foi por uma diferença de votos tão pequena quanto a de Dilma sobre Aécio no ano seguinte, talvez por isso o político mineiro se sinta tão identificado com a direita venezuelana e sua postura.

Leopoldo López e o próprio candidato opositor Henrique Capriles foram às câmeras pedir para as pessoas “saírem a manifestar sua indignação”. Elas foram, e o resultado daquela noite foi a morte de oito eleitores chavistas, a maioria moradores de favelas de Caracas, além de ameaças com armas nas portas do canal TeleSur – conhecido por seu apoio ao governo socialista.

As mortes não mudaram o ímpeto da oposição em invalidar as eleições ou desestabilizar Maduro e o novo governo, mas suavizou o discurso da maioria. Capriles foi o primeiro que passou a falar em “denunciar sem violência”, sem se desculpar pelo ocorrido naquela noite, mas acusando o golpe.

López não. Além de não demonstrar arrependimento pelas oito mortes, dobrou a aposta. Criou o movimento La Salida (“a saída”), cujo objetivo declarado era “realizar todo tipo de ato capaz de desestabilizar o governo”, e insistia em dizer que nada iria detê-lo enquanto não conseguisse o que o nome do movimento pedia: a saída de Maduro do poder – pense você mesmo se qualquer semelhança com as ações contra Dilma Rousseff, por parte da oposição ou dos movimentos que defendem o início imediato do seu processo de impeachment, é mera coincidência.

Um vídeo de 2007 mostra que mesmo antes de lançar o movimento La Salida, López já incentivava atos de desestabilição do governo do então presidente Hugo Chávez, articulando grupos de estudantes opositores a que utilizassem “mecanismos não pacíficos para poder expressar sua frustração”.

Assim começaram a surgir as manifestações massivas, as barricadas tanto no centro quanto nos bairros periféricos de Caracas e em outras regiões, os tiros e as mortes. Entre 2013 e 2014, 46 pessoas foram mortas em enfrentamentos ou barricadas, e também foram registrados 900 feridos. Diferente do que se diz na grande imprensa brasileira, a maioria das vítimas não é de opositores ao governo de Maduro, embora boa parte sim.

Porém, muitos chavistas também perderam a vida naqueles confrontos, e houve um terceiro grupo de vítimas, os membros da Guarda Nacional Bolivariana, que não são necessariamente chavistas mas morreram em confrontos com manifestantes opositores armados.

À exceção de Antonio Ledezma, que foi acusado de conspiração contra o governo e preso antes de ser julgado – e que agora está em prisão domiciliar –, os demais políticos venezuelanos foram condenados por terem sido os incentivadores das barricadas de outras formas de violência como forma de fazer política na Venezuela. Apesar de ser esse nada nobre motivo o que os levou à cadeia, Daniel Ceballos, Enzo Scarano – que já foi libertado – e principalmente Leopoldo López, líder e criador do movimento La Salida, são considerados presos políticos pela oposição venezuelana.

Em novembro de 2014, quando López, Ceballos e Scarano já estavam presos, familiares de algumas das vítimas dos confrontos criaram o Comitê das Vítimas das Barricadas. Embora a maioria dos integrantes seja de familiares de chavistas, também participam parentes de opositores.

Nos conturbados tempos de hoje, porém, é preciso lembrar que as vítimas chavistas têm o mesmo valor que as vítimas opositoras. Para quem busca proveito político da situação, esse princípio de igualdade nem sempre é efetivo, e quem alega isso é a porta-voz do Comitê das Vítimas, Yendry Velásquez.

Segundo ela, o Comitê tem realizado viagens dentro e fora da Venezuela, para tentar visibilizar sua luta, mas raramente consegue alguma repercussão na imprensa. “Não viajamos tanto quanto elas (as esposas dos presos) que têm dinheiro para viajar para mais lugares e por mais tempo, mas o pior é a sensação de que quase ninguém quer escutar o que você tem para denunciar”, diz ela, numa entrevista para o canal TeleSur.

Aécio Neves recebe Lilian Tintori em Brasília, em maio, visita que agora será retribuída. (foto: AFP)

Aécio Neves recebeu Lilian Tintori em Brasília, em maio, visita que agora será retribuída. (foto: AFP)

A comparação é com o grupo de esposas dos quatro presos políticos opositores, encabeçado por Lilian Tintori, mulher de López, que já visitou os Estados Unidos, o Peru – participando do Foro de Lima, versão neoliberal do Foro de São Paulo –, o Chile, o Panamá – durante a Cúpula das Américas – e alguns países europeus. No Brasil, as esposas foram ao Congresso Nacional, escoltadas pelo senador Aécio Neves, seu principal apoiador no país.

No Chile, elas tiveram uma agenda mais cheia, quase uma semana inteira. Visitaram as casas de Pablo Neruda e alguns antigos centros de tortura transformados em memoriais, além do Museu da Memória. Solicitaram encontro com a presidenta Michelle Bachelet e não foram atendidas, mas receberam o apoio de legendas como o Partido Democrata Cristão – que apoiou o golpe de 1973, que logo se opôs à ditadura – e a União Democrata Independente – partido símbolo do pinochetismo, criado nos Anos 80.

Em abril passado, durante a Cúpula das Américas realizada no Panamá, os dois grupos se encontraram. As diferenças entre eles começaram pelo fato de que as esposas dos presos participaram de muitas das atividades programadas no evento, e o utilizaram bem para promover sua causa, enquanto o Comitê de Vítimas das Barricadas teve que se contentar a fazer protestos com cartazes do lado de fora – haviam recebido a confirmação do credenciamento, mas acabaram tendo seu ingresso negado no último minuto, sem explicação por parte dos organizadores.

Ainda assim, os familiares das vítimas continuaram tentando encontrar os meios de comunicação para passar seu recado, mas sem muito sucesso. Sua última jogada foi a de ir ao hotel onde se hospedavam as esposas dos presos, onde houve finalmente um cara a cara entre Lilian Tintori e Yendry Velásquez.

Inicialmente constrangida, Tintori tentou mostrar que se solidariza com a causa das vítimas, dizendo que elas deveriam “unir forças, porque essas lágrimas que vocês têm são as mesmas que eu tenho (…) lutando por mais democracia na Venezuela, é a mesma luta”. Velásquez rebateu rapidamente essa afirmação: “não são as mesmas lágrimas, porque o seu esposo está vivo, o meu está morto, o seu esposo incitou a violência e graças a isso o meu está morto, o seu esposo assumiu sua culpa no ano passado, e agora vocês querem posar de vítima perante o mundo, e o pior é que não existe igualdade, todos escutam a você e a mim não, a parcialidade se vê e se sente”.

Ao organizar uma visita aos opositores presos, Aécio e a direita brasileira agem parcialmente e politicamente – também é bom lembrar que quase todos os anos têm eleições na Venezuela, e as deste ano serão as legislativas, cujos resultados serão cruciais para a continuidade do governo de Nicolás Maduro.

Bom seria se o grupo de parlamentares brasileiros surpreendesse e também se encontrasse com o Comitê de Vítimas das Barricadas, já que o movimento também representa vítimas opositoras, mas não somente. Um gesto que mostraria um interesse bem mais amplo sobre o quadro de violência política que existe hoje na Venezuela. Mas, convenhamos, isso é muito pouco provável.

  • Marcos

    Pequeno detalhe: Venezuela autorizou o pouso do avião do Aécio a pedido da Dilma, e com um motivo forte essa pediu pro maduro fazer isso: Se o ditador Venezuelano derrubasse o avião dos senadores, era Impeachment na hora contra a Dona Dilma, mesmo nas piores ditaduras, é preciso diplomacia e agir com raciocínio.

    • Márcio da silva

      Como vc consegue absorver que o governo da Venezuela e ditatorial? É um governo popular. Nicolas Maduro luta com o povo para livrar o país das mãos da elite. E o caminho que temos que tomar. Mas a nossa imprensa reacionária e de direita está convencendo o nosso povo do contrário. Inclusive fazendo virar as costas ao governo popular que tirou milhares da linha da pobreza colocando os até mesmo dentro de aviao. Esse sr. Aecio “MERDAS” e o representante legítimo da classe que quer o poder de volta. Reestabelecendo o desemprego, a fome, miseria, devolvendo aeroportos e acesso ao consumo a uma pequena minoria

      • Ricardo Bejarano Maçol

        Livrar o país das mãos da elite significa distribuir a miséria igualmente para todos, como está ocorrendo lá agora, certo ? Mude-se para lá, meu amigo. Ou para Cuba. Quem sabe Rússia ou Coreia do Norte ? É só escolher.

        • Márcio da silva

          Que idiota!

      • Igor

        Pela sua descrição, democracia que a Venezuela não é…

      • BOCA

        Por que no te calas?

      • George Sharptong

        Governo popular nada mais é que um eufemismo lindo para ditadura e perseguição dos adversários políticos que ocorrem naquele país.

  • Dida

    Conversa mole… O que está havendo é uma repressão brutal, ameaças, prisões ilegais e toda sorte de constrangimento. Não se pode comparar a força da oposição e dos cidadãos que protestam em barricadas com a força do exército, da polícia e das milícias chavistas. O povo venezuelano está sendo massacrado!

    • Ricardo Bejarano Maçol

      Qualquer semelhança com os tempos de Geisel por aqui é mera coincidência.

      • JC

        Médici foi muito pior. Foi o responsável pela segunda maior covardia da nossa história no Araguaia!!!

        • Ricardo Bejarano Maçol

          Mas tinha estudante e gente do povo no Araguaia , ou lá só estavam Genuíno e sua corja ? Maduro está mandando o exército para cima do povo na rua.

        • Samantha Catelani

          Conversa de esquerdista saudosista. No Araguaia havia um punhado de Genoinos, que infelizmente ainda atuaram na política tupiniquim a serviço de um falastrão.

        • celso luis ferraz

          um erro não justifica o outro, voce parece criança…

        • Ricardo Mendes

          Ah! Então responder com violência à repressão no Araguaia podia?
          Na Venezuela a oposição responder com violência à repressão é golpismo?!
          Francamente!

          • Hans Siedorski

            Em nenhum dos dois casos é válido.

            Podemos evitar ao menos o discursinho de colégio? Se eu fiz ele fez antes? pffff…

        • Jorge Pizarro Esteves da Costa

          Covardia? Terroristas que ameaçam a soberania do país têm que ser afagados? Não, mas com chumbo, ferro e fogo. Médici fez pouco. Se fosse brutal não haveria testemunhas (alguns diriam delatores) como Genoíno.

          • Ricardo Staack

            Eles eram resistentes ao regime fascista apoiado pela potência racista e segregacionista de então os EUA em 1964. Terroristas e psicopatas eram os torturadores, Fleury, o João Paulo Burnier, que queria explodir o gasômetro do Rio de Janeiro, para colocar a culpa nos subversivos, eram os caras do Puma no Riocentro onde se comemorava o dia primeiro de maio, dia do trabalho, que de tanta impunidade, acabaram detonando acidentalmente uma bomba no colo, e muitos outros terroristas, e psicopatas.

      • Marcos

        Qualquer semelhança com o Terceiro Reich é mera coincidência.

    • Renato Schmitt

      Ah Dida, você fala sem causa de conhecimento. Você não conhece esse sistema capitalista. Jesus, na época, quando ele, o capitalismo era uma criança, já pressentia o quanto demoníaco era tal sistema.

      • Hans Siedorski

        hauhsuahuahua tá trollando né?

    • Soy America Latina

      Dida, volte pro gol. A Venezuela é muito mais complexa do que quer fazer crer o Arnaldo Jabor.

      • Dida

        Realmente, é mais complexa… Um ditador brutal, que só aparece na TV rodeado de meganhas militares e apoiado por milícias armadas de AK-47… A economia naufragada, a imprensa censurada, o judiciário dominado… Prisões arbitrárias de líderes de oposição… O que esse país está fazendo no Mercosul? Por muito menos suspenderam o Paraguai…

        • Soy America Latina

          Um Presidente eleito e reeleito de forma limpa e transparente, um país com imprensa livre, com diversos diários de oposição, um opositor preso por tentativa de golpe de Estado, um país irmão que deve estar no Mercosul. Chega de desinformar-se.

          • Dida

            Meu prezado… Há uma diferença entre o que é formal e o que é real… Maduro é formalmente o presidente, mas a realidade é outra. Basta olhar o aparato militar que o sustenta para perceber que ele é um títere. Em todo caso, cumpramos as formalidades, embora ele mesmo não as cumpra. Quem foi que determinou a prisão desse opositor que você cita? Foi um juiz? Ou foi da mesma forma que aconteceu com o Ledezma? Protestar é o mesmo que tentar um golpe de estado? Na ditadura brasileira era assim…

            • Soy America Latina

              Maduro tem o apoio popular de uma grande massa de venezuelanos excluída pelos governos anteriores, o faz com que seu governo tenha base legítima, para além da mera formalidade. Lopes foi além de “protestar”: incitou a violência e convocou não apenas protestos, mas um movimento de derrubada de governo. Isso vai além de protestar e significa que o próprio líder da oposição é antidemocrático – como já haviam sido em 2002. A ditadura brasileira não tinha nem apoio popular, muito menos era formalmente eleita. Comparação forçada.

              • Dida

                Se maduro tivesse apoio popular, não seria necessário prender seus opositores sem um mandado sequer. Mesmo que ele detivesse o apoio da maioria, o que é muito improvável a essa altura, como ficam os direitos das minorias? A linha entre o que é protesto legítimo e o que é tentativa de golpe só pode ser estabelecida pelo judiciário, caso contrário trata-se de tirania. Quanto à comparação com a ditadura militar brasileira, ela é mais que justificada. A começar pelo próprio Chavez, um militar golpista que depois viria a ser eleito pelo voto. A estética bolivariana é a mesma do “Brasil grande”… Ufanismo, patriotismo, os maiores do mundo ou o seu oposto complementar: os perseguidos… Finalmente, o mesmo desprezo pela oposição, pelo judiciário, mesmo em seus aspectos meramente formais. Todos são inimigos, traidores, golpistas… Que feio!…

  • Xavier

    É de se lamentar a pobreza de políticos que a nossa Minas Gerais tem apresentado ao nosso paíz. Que falta de grandeza e sabedoria. O avô desse senhor, onde quer que possa estar, deveria assombrá-lo.

    • Gus

      Engraçado é que, andando tanto pelas ruas de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia quanto eu ando, não é o que a população diz. Aliás, muitos elogiam o governo Aécio. Então, você me pergunta: “por que o Aécio perdeu em seu estado na disputa presidencial?”. E te respondo mencionando um SMS que eu mesmo cheguei a receber: medo de perder o Bolsa Família.

      • Edemar Motta

        Medo esse perfeitamente razoável.

      • Christian Fernandes

        Você, que anda andando por 3 cidades bem distantes umas das outras, também para as pessoas no meio da rua para perguntar do Aécio?

        Já experimentou dar um rolé por Barbacena?

    • celso luis ferraz

      Que falta do mínimo de dignidade no seu comentário , colocar seus interesses a cima da verdade, os venezuelanos sofrem, No Brasil na época do intelectual Lula , incentivaram os trabalhadores a botar o FGTS em ações da Petrobras, que a cúpula do PT já sabia que iria valorizar como estamos vendo, o Zé Dirceu ficou rico, faz parte da elite brasileira, intermediando de maneira super transparente(KKKK) , negócios entre Governo Maduro empresas do lava jato e o BNDS, e você preocupado em destruir só um lado ….

      • Christian Fernandes

        Que falta absoluta de nexo no seu ~comentário~!

        Quem tentou adocicar a entrega da Petrobrás aos gringos, com a picaretagem de usar o FGTS para privatiza-la, foi o FHC.

        O Príncipe é quem sabia destruir as nossas coisas e nos mandar a conta.

        • celso luis ferraz

          mentira mentira

        • celso luis ferraz

          O FHC ta fora há 12 anos …

        • celso luis ferraz

          Não é possível uma pessoa lúcida não enxergar quem destruiu a Petrobras …transformando a oportunidade do FGTS em pesadelo, Após 12 anos não da pra culpar o antecessor pelo Brasil ter sido subtraído ..

  • Igor

    Lembrando também das mais de 20 instituições de direitos humanos que denunciaram as violações de direitos humanos na Venezuela por parte do governo. Isto não foi lembrado no artigo…

    • Soy America Latina

      A imprensa direitosa não lembra dos erros da oposição, CC não lembra dos erros do governo. Equilíbrio.

      • Igor

        Isso não é equilíbrio: é manipulação. Tanto é que diminuir tudo a direita e esquerda é o retrato clássico do manipulado!

        • Soy America Latina

          “Equilíbrio”.

        • Pio Procópio

          Igor precisa estudar um pouco mais de Lógica e aplicar os conhecimentos adquiridos na análise da evolução da sociedade brasileira, principalmente na Economia. É preciso que entenda que para uma análise mais correta precisamos da premissa maior, da premissa menor e se chegar à conclusão. O ódio empana toda possibilidade de acerto.Quem vive de ódio, vive deprimido.

          • Igor

            Engraçado… já estudei lógica, teoria da argumentação, retórica. Mas nem é necessário tanta erudição para concluir que o que acabou de dizer sequer cabe no seu próprio comentário. Na verdade, seu comentário tem conteúdo zero (não passa de um velho e desesperado sofisma). É somente mais um que não sabe o que falar diante da realidade…

    • Waldir PiNot

      O hoje preso afirmou “nada vai me deter até o presidente (eleito) sair”. Daí, pessoas que se dizem “ajustadas e inteligentes” o defendem !! Merece estar atrás das grades, pq certamente, se estivesse com o poder nas mãos, um democrata é o que ele não seria.

      • Igor

        Nossa, por essa afirmação você consegue prever que ele cuspirá na democracia? Mas pelas diversas violações de direitos humanos, inclusive prisões políticas feitas por Chávez/Maduro, você não consegue chegar nessa conclusão (ao contrário, parece defender esses fatos). Acho que é você quem cospe na democracia…

      • Alex Mamed

        E porque não o defenderíamos? Ele comete algum crime ao desejar a saída do Presidente que destruiu o país? Que coisa doida, meu Deus! É assim que os petistas se revelam: coisa sem pé e sem cabeça. Vão nos prender também, por querermos a saída de Dilma?

        • valtermir

          querer a saida de Dilma,se nao por vias legais, É GOLPE de Estado.
          veja nas leis se isto nao cabe CADEIA. depois sim. descuta
          valtermir

          • Alex Mamed

            “Descutir” com vc e desnecessario, mas nao e crime querer a saida de um governante, DENTRO DAS LEIS. Deixa de inventar. Ninguem quer a saida de Dilma fora das leis. Queremos a saida dentro das leis, que ela mesma descumpriu.

            • valtermir

              Dentro da lei
              Qual lei, pode tirar Dilma da presidência??
              De responsabilidade, no atual mandato. Ou eleitoral, ate 15 dias depois da diplomscao! Logo? Onde vcs acha basae pra isto? Apresente ai. Senão ‘e golpe de estado. Punível com cadeia. Podem protestar, ir as ruas. Mas base legal. Não tem.

              • Rubens Schlegel

                Que vergonha Valtemir.. Já esta mais do que provado a culpa da Dilma em vários assuntos. Mentiu na campanha, responsabilidade fiscal, falta de transparência na sua gestão em relação a estatais, BNDS. E vou te dizer mais, quem defende isso que esta ai, só pode estar mamando junto com essa corja. Onde já se viu um artigo desses de Carta Capital, falando de direita e esquerda. Quem não sabe que foi uma fraude as eleições na Venezuela? Aonde é que a tal de esquerda esta funcionando, ou já funcionou? Não tem direita e esquerda, tem certo e errado. Você acha certo esse monte de recursos que foi embora do país via BNDS, isso é esquerda? Falta é vergonha na cara dos brasileiros, terem votado nisso que esta ai. Vergonha total. E não sou partidário de partido qualquer, nem de direita nem de centro, nem de esquerda. Eu sou partidário do correto. E não esta nada correto nesse nosso país, muito menos na Venezuela.

                • Mariano

                  Rubens, infelizmente, no segundo turno não tinhamos opção… Era o ruim ou o pior, e com a probabilidade do pior vencer as eleições, muitos foram às urnas, mesmo sem ventade, pra votar no ruim mesmo…
                  Agora, querer a saída da presidente, enquanto for feito dentro das leis, e respeitando a democracia, não vejo maiores problemas…
                  O maior problema mesmo é depois… Quem entra? Teriamos novas eleições ou entregariamos o pais de bandeja pro PMDB?
                  Já ta na hora de começar a discutir politica sem ódios ou dogmas.
                  Politica não é futebol. Partidos não são times.
                  E, portanto, não. Na verdade, poucos dos que defendem o atual governo mamam junto com os governantes corruptos de plantão…

                  • Rubens Schlegel

                    Pois é Mariano, você esta falando que politica não é futebol, e eu acho isso também. Mas infelizmente acho que a maioria do povo confunde isso, e inclusive você falando de ruim e pior, da a entender que você tinha um time na cabeça, devido não ter pior no país do que esse grupo político que ganhou, sabe-se lá Deus como. A verdade que esse vies que chamam de direita e esquerda não existe no Brasil. Aonde um político de esquerda, como o Sr. Lula, tem negócios astronomicos com empreiteiras e outros seguimentos mais? Me desculpe meu caro, mas com certeza pior do que isso que esta ai não existe. O Sr. Lula, junto com sua turma quebrou o Brasil em vários sentidos. Se você fizer uma análise profunda, esse Senhor, no primeiro mandato dele, teve tudo a seu favor, e não fez o dever de casa. O que ele soube fazer, é ter um projeto de poder. Não estruturou o país, não melhorou em nada a miséria, tudo balela. Eu trabalho com aviação UTI do ar, e não é só para abonado não, é SUS também. Não tem estrutura de nada esse país. Estão aí faz 12 para 13 anos, e só sabem falar do passado, só mentem. Ele é um grande enganador de massas sem cabeça e sem educação necessária para saber separar o que é bom e o que é só conversa fiada.

                    • Mariano

                      Dai sou obrigado a discordar… Não melhorou em nada a miséria?
                      Mas enfim… podemos trocar centenas de postagens como estas citando os frutos e os podres de cada governo, sem chegar a uma conclusão…
                      Fato é que tanto um quanto outro, a situação no país hoje, mal acabado o 1º semestre do mandato, não estaria muito diferente…
                      Tenho sim algumas convicções que não me permitiriam votar no partido, e muito menos no candidato, da oposição atual.
                      “Enganador de massas sem cabeça e sem educação”??? Pesquise nas melhores universidades do país e veja em quem a massa “com educação” votou…
                      Mas de novo… a maioria votou no governo eleito… tentar derruba-lo a qualquer custo é golpe. E sem ter uma opção melhor, é suicídio.
                      Aliás, estou cansado de ver gente com tanto empenho em destruir um partido, que não se importariam em destruir o país pra isso, se fosse necessário.

              • Alex Mamed

                Vixe. Falou o jurista. Pesquisa ai e escolhe em qual lei ela sera enquadra: lei 1.050, Lei de Respinsabiludade Fiscal ou no Vodigo Penal. Rscolhe ai bobalhao.

            • Helem de Souza Barros

              E quais foram ditador?

              • Alex Mamed

                Quais quem, moça? Você endoidou de vez? Por isso foi demitida da Prefeitura de Barra Mansa: descontrole emocional.

                • Helem de Souza Barros

                  Eu fui demitida da Prefeitura de Barra Mansa por pessoas inescrupulosas iguais a vc. Se vc informou-se sobre a minha vida, deveria saber que o motivo da minha demissão foi ter mexido com gente grande e fui perseguida e assediada moralmente e ñ me deram o direito de defesa. Vc sabe o que é isso? Então se informe melhor. Agora eu pergunto: vc pesquisou a minha vida ou vc fez parte da injustiça que fizeram comigo? Se vc citou esse fato para me humilhar ou pq ñ tem mais argumentos, perdeu seu tempo, pq eu confio em Deus e tenho certeza que pessoas maquiavélicas como vc e as que tentaram me prejudicar responderão pelos seus atos.

                  • Alex Mamed

                    Volte ao histórico:

                    Eu afirmei que queria a saída de Dilma dentro da lei. Citei as leis acima que ela infringiu.

                    Você chega aqui me xingando. Leva um safanão de volta e sai choramingando?

                    Aprenda a se controlar, mocinha. Respondi apenas no tom em que você entrou no debate.

                    Não sabe brincar? Não desce pro play. Não aguenta safanão? Não entra no ringue!

                    • Helem de Souza Barros

                      Quem xingou? Só registrei minha opinião. Agora vc já me chamou de vaca, já mandou eu transar, e outras baixarias. E fique vc sabendo, que quem me prejudicou em Barra Mansa foi o PSDB. E hoje sou Diretora de Escola. Vc ñ fala nada, vc só me agredi e agora está me ameaçando. Como advogado, respeite a Lei Maria da Penha, apesar de saber que ela ñ funciona. Sou uma pessoa de bem com a vida e ñ sou igual uma arrogante e prepotente igual a vc.

                    • Alex Mamed

                      Então quando tu xinga é mera opinião? Lembre-se: você me chamou de nazista e citou minha mãe nos primeiros comentários, logo que entrou na conversa da qual você nem fazia parte. Ainda me chamou de babaca. Agora, quando recebe um xingamento de volta é machismo?

                      deixa de ser mentirosa que eu não lhe chamei de vaca. Você que me chamou de gay e depois apagou. Mas tenho o print. Eu mandei você transar porque você parece frustrada com a vida.

                      O que eu tenho com o PSDB ter lhe prejudicado? Vá se catar. E grandes coisas você ser Diretora. E daí?

                      Já vem como mimimi de novo? Você diz que lhe agredi, ameacei e invoca a Maria da Penha. Vá tomar no cú, moça. Agora sim você me tirou do sério.

                      So lhe lembro novamente que foi você entrou em diversos comentários meus me xingando e meteu até minha mãe, em várias páginas. Guardei topos os prints de seus primeiros xingamentos.

                      Quando eu lhe desmascaro, você vem se fazer de vítima? Já lhe disse: controle-se. Agindo assim você vai perder emprego de novo. Você não se controla e fica por aí, em horário de trabalho, ofendendo e xingando as pessoas e depois se faz de vítima.

                      Vá se fazer de vítima em outra freguesia. Acabou a hegemonia desse chororo de vocês. Estavam acostumados agredir todo mundo na internet. Agora que recebem o mesmo tom de volta, ficam de chororo e mimimi, invocando Lei maria da Penha.

                      Nem sei se é pra rir ou pra chorar. Nossa educação ans mãos de gente militante assim. Taí o resultado de nossa educação: em vez de ensinar, fazem proselitismo e militância política.

                      Vá se catar, Diretora. Vá cuidar da Escola e deixa a internet de mão.

                    • Helem de Souza Barros

                      Os seus prints tb estão muito bem guardados. Volte ao histórico para vc ver o quanto vc já me xingou. E esse print agora, vc ñ está me xingando? Eu nunca atingi a sua moral. Vc já atingiu várias vezes a minha moral. E agora vem me dizer que eu te tirei do sério. Desde a primeira palavra, vc vem me ofendendo. E vc me chamou de vaca, sim, e gora nega, ñ seja covarde. Pq eu ñ sou. E ñ apaguei nenhum comentário sobre gay, pq ñ sou covarde, assumo aquilo que falo e faço. E se vc está me mandando tomar no c…, é pq vc já tomou e está me recomendando. E eu te pergunto é bom? Cuidado para ñ se infartar, olha seu coração.

                    • Alex Mamed

                      Apagou não?

                      Vá cuidar da escola que você é Diretora.

                      Você começou o xingamento e agora se faz de vítima.

                      Não mude de assunto. Agora sim estou xingando, do modo que você começou. Tá bom ou vai continuar chorando?

                    • Helem de Souza Barros

                      Eu ñ te chamei de gay, eu te questionei. Estou aqui curtindo as minhas férias e curtindo com a sua cara. E vc pq ñ está trabalhando ao invés de ficar me enchendo o saco? CUIDADO PARA Ñ SE INFARTAR. OLHA O CORAÇÃO. E VIVA DILMA E LULA. MELHORES PRESIDENTES QUE O BRASIL TEVE NESSES 12 ÚLTIMOS ANOS. AGORA QUE ELE INFARTA MESMO. VAI ME XINGAR DE NOVO.

                    • Alex Mamed

                      ahuehauheuahuaeh

                      Agora conta a do papagaio! Já inventou até férias.

                      E não, você não questionou. Você fez uma afirmativa com claro intuito pejorativo, valorando uma suposta conduta sexual minha de gay, com o que eu havia escrito.

                      Agora deu tela azul?

                    • Helem de Souza Barros

                      Ñ foi com intuito inconveniente. Foi com intuito de curiosidade, pq vc trata tão mal as mulheres. Só sei contar piadas de advogado. Vc já almoçou? Eu ainda ñ, mas ñ te convido, pq ñ quero ter uma indigestão.

                    • Alex Mamed

                      Onde eu tratei mal as mulheres? Já vem com vitimismo de novo? No debate, se você ofende, vai levar ofensa de volta, pouco importa se é homem, mulher, GLTB. Apenas militante como você se faz de vítima, se dizendo ser maltratada.

                      Sou filho de mulher, casado com a mesma mulher há 20 anos, tendo duas filhas mulheres. Essa sua acusação não faz o menor sentido e não tem nenhum fundamento.

                      Não me ofendo em ser chamado de gay. Mesmo que fosse, isso não seria ofensa. A questão foi que você tentou argumentar pejorativamente, e isso ficou feio pra uma militante esquerdista. Se fosse eu a usar esse argumento, você me chamaria de homofóbico. Deu tela azul e você saiu pela tangente.

                      Ainda não almocei, e nem precisa me chamar. Você já vive indigesta com a vida.

                    • Helem de Souza Barros

                      Vc me tratou muito mal sim senhor. Ñ fuja dos seus comentários. Ñ estou me fazendo de vítima, só fico indignada com a maneira que vc me tratou e me trata. Se fosse com um homem, vc ñ agia dessa maneira. Indigesta com a vida? Quem eu? Olha quem fala? Toda vez vc cai de porrada em cima de mim e eu que sou a indigesta. Vai vir outra porrada. quer ver? Vamos ver o próximo round.

                    • Alex Mamed

                      Tratei mal e se reclamar, vai ter mais. Enquanto você continuar me ofendendo, vai receber ofensa de volta. Você que entrou no debate me xingando. Civilize-se e serei civilizado.

                      Aqui, pouco importa se é homem, mulher, GLTB. Bateu, levou! Simples assim. Você quer se fazer de vítima, usando o mesmo argumento de odo militante. Veja lá que escreveu: “DEVE SER GAY”. E fez isso como forma de xingamento. mas quando recebe um petardo, sai chorando, dizendo que é porque você é mulher. Oras, não foi Dilma mesmo quem disse que Marina não aguentava o tranco da política? E depois ficou de mimimi com Aécio? Você tá do mesmo jeito.

                    • Helem de Souza Barros

                      PORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

                    • Helem de Souza Barros

                      nem sei pq aconteceu isso. Aliás nem sei pq entrei nesse site.

      • Ricardo Staack

        Um perfeito Caprilles Lacerda da UDN, depois ARENA, PFL ….PSDB

      • kerwson lisi

        Dá um PiNot cara, tu ainda és do tempo de tucanos verso petralhas, se já passou até o tempo dos coxinhas verso mortadelas, pense no Brasil comuna, pq esta de polarizar o papo é para anular o contraditório.

    • Tercio

      A CIA , o FBI e quais as outras mesmo ? Igor vc é um cara de pau !!!!

      • Igor

        Errou, meu caro incauto. Foram a Human Rights Watch, Anistia Internacional e diversas outras. Até a Corte Interamericana de Direitos Humanos classifica a Venezuela como violadora, e é a mesma que os petistas disseram que vão recorrer no caso do mensalão. Seriam os petistas agentes da CIA ou FBI? Relaxa companheiro, eu já entendi que você não tem capacidade argumentativa…

        • valtermir

          somente os presos tiveram direitos violados?
          ou as vitimas das Barricadas tambem?
          se recursos publicos (meu $$$) sao utilizados p/mandar paralamentares a defender uns, devem defender direitos de todos.

          • Igor

            Os da barricada devem ter tido, assim como as vítimas das milícias para-militares pró-governo. Mas se os vermelhos na Venezuela (e no Brasil também) sequer estavam deixando uma missão oficial iniciar os trabalhos, como saber? Direitos humanos continuarão sendo violados com as palmas de muitos vermelhos no Brasil…

      • Alex Mamed

        Tudo é culpa da CIA. A Síndrome Sibá Machado se espalhou como epidemia entre os petistas.

        • Ricardo Staack

          Agência da guerra sujaCIA, braço do poderio americano desde a guerra fria, patrocinou golpes e intervenções nos quatro cantos do planeta. Brasil e Chile foram cenários de duas grandes operações: a derrubada dos presidentes João Goulart e Salvador Allende para a instalação das ditaduras militares dos generais Castelo Branco e Augusto Pinochet. A CIA financiou políticos simpatizantes do golpe e de manifestações urbanas que usaram contra Jango o velho tema Deus, pátria, família e liberdade versus comunismo. O general e adido cultural no Brasil Vernon Walters era a ligação dos EUA com os militares golpistas. Em 1972, Walters se tornou o segundo homem da CIA. Nessa época, ações clandestinas foram registradas em toda a América Latina.

          • Marcos

            Comunismo é uma praga anti-humana, em todo lugar que esse embuste foi tentado só o que gerou foi miséria e genocidio. Graças a Deus que a terrivel CIA nos livrou dessa kkkk

            • Isaac

              Não foi a Cia que acabou com o comunismo. Pelo contrário, ela manteve os Estados Unidos em uma guerra perdida contra o Vietnã, maqueando resultados para convencer a grande massa de eleitores mal informados de seu país (assustadoramente parecido ao que acontece hoje no Brasil, onde grande parte da população se divide entre dois grupos e são completamente imunes a lógica que mostra que ambos os lados são igualmente podre).
              Quanto ao comunismo, este desabou de dentro para fora. Quando os verdadeiros comunistas perceberam que o sistema jamais funcionaria da forma inaginada por seus criadores. Então, quando finalmente um desse comunistas assumiu o poder da união soviética, no caso Gorbachev, ele simplesmente cruzou os braços e deixou que os pilares do comunismo, já apodrecidos pela corrupção de seu antecessores, desabassem e puzessem fim a antiga união soviética.
              Embora eu seja um leigo no assunto, gosto de estudar o mínimo possível sobre uma coisa antes de ter uma idéia formada sobre aquilo.

        • Ricardo Staack
        • Ricardo Staack

          Em 1995, o CDO era chefiado pelo delegado Mário José de Oliveira Santos. Lá foi feito o grampo – denunciado por ISTOÉ – que captou conversas entre o presidente FHC e seu assessor direto, o embaixador Júlio César Gomes dos Santos, além de diálogos sobre a licitação internacional do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). O
          bilionário negócio (U$ 1,4 bi) acabou no colo da indústria americana Raytheon. Para grampear Júlio César, o CDO recorreu a um expediente corriqueiro: sua suposta ligação com o narcotráfico. O embaixador foi flagrado conversando sobre o Sivam. Nada a respeito de drogas. No
          meio do grampo, algumas inconfidências de FHC. Era com o produto dessas gravações que o delegado Vicente Chelotti contava para se eternizar na direção da PF

          • Alex Mamed

            E pq nao prendem FHC hoje? Ainda da tempo. Quero ver que desculpas esfarrapadas vcs vao usar.

            • Helem de Souza Barros

              De que planeta tu és? Vc é muito nervoso, cuidado para ñ se infartar

              • Alex Mamed

                Quem vai infartar é você, que vive chafurdando meus comentários no Disqus, só pra me xingar.

                Vá transar, moça. Você tá precisando.

                PS: Já prenderam FHC? Não? Ué… por quê será?

                • Helem de Souza Barros

                  Respeito é bom e eu gosto. Pq todo homem quando ñ tem argumento apela para baixaria? Vc está sendo muito baixo com a minha pessoa. Se tem alguém aqui precisando de transar, deve ser a Sra sua mãe, ou a sua esposa ou a sua filha.
                  FHC ainda ñ foi preso, pq ele está velho e gagá.

                  • Alex Mamed

                    Ser velho e gagá não evita a prisão de ninguém. Que o diga o ex-Presidente do TRT de São Paulo, o Genoíno, o Roberto Jefferson… todos foram presos já idosos. Repito a pergunta: FHC já foi preso? Não? Ué…

                    Sobre baixaria, você entrou nos comentários, me chamando de nazista e xingou até minha mãe. E agora xingou novamente.

                    De novo: vá transar. A vida é bela. Se controle. Senão…

                    • Helem de Souza Barros

                      Acho que vc nem sabe o que é transar, por isso vc é pavio curto, mal educado, arrogante, machista. Vc deve ser daqueles que acham que mulher só serve para pilotar fogão. Vc quando perde o controle numa audiência, manda a Juíza, a promotora pública transarem?

                    • Alex Mamed

                      Não, não manda a juíza nem a promotora transarem, porque só perco a paciência e meu pavio curto acende com Diretoras que deveriam estar cuidando da Escola e ficam na internet militando politicamente, patrulhando quem critica o governo e seus ladrões aliados da Venezuela.

        • Valcir Barsanulfo de Aguiar

          O complexo de vira latas impede o Igor e o alex de raciocinar com allguma lógica.

          • Alex Mamed

            Complexo de vira lata? Kkkjkjkkkk somos um pais pior que vira lata rapa. Cuidado. A inveja faz mal. Teoria da conspiracao e legal em filme
            .

            • Helem de Souza Barros

              Se ñ está satisfeito, caia fora do país !

              • Alex Mamed

                Faltou argumento e xingamento, né?

                Não vou sair do país. Vou ficar aqui importunando vocês, bando de ladrões.

                Só vou ficar satisfeito quando estiverem todos na carceragem da PF em Curitiba. Moro já mandou esvaziar, pois uma nova leva tá vindo.

                • Helem de Souza Barros

                  E vc vai ser o primeiro na fila nessa nova leva.

                  • Alex Mamed

                    Pesquise meu nome e veja em que estou metido?

                    Diferentemente do PT e seus aliados, que estão encarcerados.

                    Não tenho medo de Moro, pois não cometi crime. Mas também não tenho medo do PT, seus aliados e sua militância.

                    Quem afanou a Petrobras que meta o rabo entre as pernas: tic, tac, tic, tac, tic, tac…

                    • Helem de Souza Barros

                      Ñ pesquiso a vida de pessoas que ñ me interessam. E foi isso que vc fez com o meu nome. Devo estar te incomodando, pq até está me ameaçando. E se eu te interesso, pesquise melhor sobre a minha vida. Mas fique sabendo que vc ñ tem nenhuma chance. É preferível ir para o seu estado e ficar batento papo com uma sucuri a conversar com vc.

                    • Alex Mamed

                      Vixe, agora tá achando que eu tive interesse algum? aheuhauehua

                      É muita prepotência da sua parte pensar isso. Pare de se fazer de vítima. Não lhe ameacei em momento algum? O único interesse meu foi descobrir a razão pela qual você me xingou em tantos sites diferentes e em vários comentários. Só isso.

                      Recolha-se à sua insignificância. E sim, vá bater mesmo papo com uma sucuri. Você tá precisando mesmo.

                      (modo sarcástico em on, entendeu?) heauheuahuehauhea

                    • Alex Mamed

                      Lacra “
                      Lacra “

  • Ricardo Bejarano Maçol

    Só faltava mesmo isso. Depois do apoio incondicional de Lula a Maduro, agora temos a Carta Capital querendo defender o democrático governo venezuelano

  • Trust Nooneguy

    É de chorar ler um artigo desses! então o gov. Maduro é uma maravilha!? existe democracia plena na vzla….etc….tudo está certo! tudo que está acontecendo lá é ficção, coisa do neoliberalismo imperialista yankee!..ainda gasto meu tempo lendo uma lixo desses.

    • Fábio De Ornelas Pestana

      Vale analisar os fatos, a Carta Capital está alertando para um segundo problema na Venezuela que é o de uma oposição violenta que vitimou 8 pessoas e foi claramente incentivado pelo discurso pedindo manifestação não pacifica. Não apoio Maduro, tenho parentes Venezolanos e sei que a situação la está feia dos dois lados, oposição pautada em violencia contra inocentes não merece ser incentivada.

      • MartíyChe

        As guarimbas executadas pela oposição de extrema direita, liderada pelo leopoldo lopez, causaram a morte de 43 pessoas nos meses de fevereiro e março de 2014.

        • Ricardo Mendes

          Francamente! Esquerdopatia viva!

          • sergio m pinto

            Argumentos, argumentos, em lugar de respostas evasivas, sem conteúdo!

          • Tercio

            Francamente , francamente , midiotia direitonta explícita , esse seu mal , Ricardo . Quantos neuronios vc possui em funcionamento ? Ler a VEJA faz isso , mas não se preocupe , posso lhe indicar um bom neurologista e com um bom tratamento , se vc parar de ler aquela merda , tem cura …

        • Alex Mamed

          De novo, essa mentira? As 43 mortes foram causadas pela Polícia, Exército e Milícias cubanas. Para de mentir, seu moço. Isso é feio.

      • Ricardo Staack

        É verdade, aqui também houve essa investida fascista. O Arnaldo Jabor âncora da Globo, saudou os black bloc como os novos ‘carapintadas’ encorajando a baderna, o Boechat da BAND, também deu força para os black bloc, “tem que quebrar mesmo, vândalo é o cacete” assim como o Caetano que apesar dos pedidos do Pink Floyd e outros artistas, Caê e Gil vão prestigiar o regime sionista.
        Houve o cinegrafista da BAND assassinado por dois moleques burros, houve alguns atropelados, mas os fascistas querem sangue, não sabem perder uma eleição democrática, por uma margem pequena, querem ganhar no tapetão da patifaria, uns covardes, é o que são.

        • Ricardo Mendes

          Os Black blocks eram do PSOL, a famosa linha auxiliar esquerdopata do PT, que foram as ruas para amedrontar a população de bem que protestou brilhantemente contra o desgoverno Dilma, ao que parece você ou está mal informado ou pertence à grande seita Lulo-petista.

          • Ricardo Staack

            Era um retangulinho, escrito dentro PSOL, lá no cantinho da bandeira. O resto eram as verdinhas novinhas cheirando á tinta comprando todos os ávidos.

          • Ricardo Staack

            Você acha que globo, band, Etc, gostam do PSOL?

          • Soy America Latina

            “esquerdopata”, “seita lulo-petista”. Reflexo de um doente que se olha no espelho. Procure tratamento psicológico.

          • Alcides Santos

            Você deve ser um doente mental direitopata né.

          • Tercio

            Ricardo seu problema é a sua fonte de leitura . Não só isso , claro , percebo que vc é portador de MIDIOTIA DIREITONTA VEJISTICA , é uma doença que precisa de tratamento com um bom neurologista , as sinapses neuronais vão se desgastando e por fim cessa totalmente qualquer poder de análise crítica . Cuide-se , ainda está em tempo .

            • Não tamos nem ai !

              E tem síndrome da “Idiotopatis fulminantis” já ouviu falar? é mais ou menos os sintomas que senhor apresenta : Uma vez que se apresenta a criatura passa a disseminar mentiras, e falar só de merda que não funciona , luta de classe etc.. e conversa pra boi dormir que ninguém mais acredita, e sabe que nunca funcionou em lugar nenhum. Casos mais severos a mendacidade se instala, e o individuo passa a divagar nas próprias mentiras, chegando a acraditar nelas , e convidando o outros a viver em seu mundo fictício. Só Internando , para sarar!kkkk

          • Ricardo Staack

            A sigla do PSTU é que aparecia em maior tamanho.

        • Carlos Henrique
        • Carlos Henrique

          pô mas os black blocks não são de esquerda?
          Eu não acho errado não, tem mais é que quebrar tudo mesmo.

          http://3.bp.blogspot.com/-E0UTubiRtoI/Up4bpcwj1xI/AAAAAAAAB6E/aaW9lzY4NSo/s400/blocs.jpg

          • Ricardo Staack

            Desculpe irmão, mas os black bobinhos blocs, meninos e meninas são somente jovens inocentes manipulados pelo sionismo político que os controla e conduz, de maneira ruim.

            • Paulo Ricardo Herrmann

              Ricardo ca entre nos “sionismo politico” tu estas com grave infermidade mental infeccionado pelo virus da estupidez e so existe uma cura para isto e pasar um tempo na Coreia do Norte , Cuba ou ate a Venuesvela mais se tu esperares mais talves o PT,PSOL,PCdoB e CC posa nos trasformar no novo paraizo venesvelano.

              • Ricardo Staack
                • Ricardo Staack

                  No minuto 6:19 começa uma entrevista com os jovens que passeiam no shopping, sobre uma ‘certa afirmação’ e os jovens tentam adivinhar de quem é, muito interessante , a última menina fala sobre a verdade ser revelada, vejam.

          • Ricardo Staack

            Pesquise e deleite-se é tudo real ===> .conversaafiada com br pig 2013 07 07 a historia do feiscismo brasileiro

            • Hans Siedorski

              conversa afiada? aquele do sujeito chamado de “senil”? do sujeito que deu piti dizendo que mesário era servidor do judiciário?

              pha não sabe que lado é pra cima meu amigo…

              • Tercio

                Hans vc sabe onde fica o banheiro ? Ou já está precisando de ajuda para ir defecar ? Vc está na faze final da MIDIOTIA DIREITONTA VEJÍSTICA , que peninha , acho que não tem mais cura .

        • gean carlos gomes de sousa

          cara tu foi bem “doutrinado” ei!

          • Ricardo Staack

            É tudo verdade é só constatação, e saiu nas manchetes de TV, foi a inauguração da internet PIG, um chamado Anonymous – kkkk, no Facebook, na primeira investida da nova mídia golpista digital, foram em todo o país 1,5 milhão de pessoas, ajudados pelos donos de caminhões, fazendo bloqueios nas estradas, Globo band dando a maior força e frisando, que não era contra a Dilma, nem o Lula, eram os 20 centavos, blá blá blá,

            • Paulo Ricardo Herrmann

              Alienacao todal e mental , Internet,Facebok ? que tal ler um livro ? isto nao ne da trabalho e melhor viver como filhote de pasarinho comendo a comidinha que a mame vomita na boquinha !

            • Hans Siedorski

              nada como a velha esquerda, culpando a “mídia golpista” por sua ineficiência secular… stalin aprova.

            • Marcos

              Essa ricardo staack é maluco, todo post dele é citando teoria da conspiração que só os desmiolados acreditam. Ele quer provar que uma ditadura é mentira com base em um vídeo. Petismo é uma doença incurável mesmo.

              • Ricardo Staack

                Quando os defensores dos fascistas de 1964 como a grande mídia venal, conivente e rentista dizia isso “”é teoria da conspiração que só os desmiolados acreditam””. Todos os globabacas acreditavam, mas depois que os telegramas trocados entre embaixadores e os chefes, foram desclassificados como ‘top secret’ (a lei norte americana libera depois de algumas décadas) ficou evidente e constatada, a participação ativa e direta da direita fascista dos EUA, inclusive derramando muitas verdinhas novinhas, para sabotar ‘da maneira que fosse possível’ os governos democráticos à serem golpeados, de maneira solerte e baixa, isto é, atingindo a população inocente com desabastecimento e carestia, e incentivando os mais afoitos à cometerem depredações e violências.

              • Ricardo Staack

                Junto com o bombardeio RADIOFÔNICO, o governo dos EUA submeteu o Chile a um bloqueio econômico informal, que impedia o Chile de obter empréstimos internacionais ou bons preços para o cobre, o seu principal produto de exportação. Isso foi denunciado por Allende num dramático discurso na ONU. Os EUA adotaram a estratégia de sufocar gradualmente a economia chilena até que um levante das Forças Armadas pusesse fim a “via chilena para ao socialismo”. Edward Kerry, o embaixador doa EUA em Santiago, dizia: “não permitiremos que nenhuma porca e nenhum parafuso (americanos) cheguem ao Chile de Allende”. O Chile, tradicionalmente dependente de importações dos EUA, passou a ver suas indústrias e suas frotas de caminhões, tratores, ônibus e táxis serem progressivamente paralisadas por falta de peças de reposição. Richard Nixon num seu despacho ao Depart de Defesa fora enfático: “Salvem o Chile, façam a economia estancar!”. Morou? O Chile era do Nixon e não do povo chileno.

      • Igor

        Mas omite a situação do governo violento, que já vitimou mais do que isto somente com as milícias armadas. Esse “alerta” é só a inversão da gravidade dos fatos…

      • Maurici

        Respeito e fico triste por mortes ocorridas na Venezuela, contudo, não fiquei sabendo de nenhum politico vindo ao Brasil quando das manifestações e quebra-quebra, onde também ocorreram problemas sérios em SP , RIO principalmente. Aliás não notei ninguém da América do Sul , Norte, Europa ou Asia vindo visitar, porque será? Respondo, porque eles tem mais o que fazer, politico brasileiro é o que não tem, ou melhor, tem mais se esquiva de trabalho.

    • Marcos

      Pense por outro lado, leia para dar risadas, alegre seu dia com uma piada pronta.

    • Valcir Barsanulfo de Aguiar

      Acertou Trust, isso tudo é coisa do neo liberalismo Yankee que influencia também nossos cochinhas neo liberais, onde penso, você se inclue.

    • Leonard Strandy

      Quando foi que algum boboca, algum cretino, algum idiota da direita, viu o paspalho Aécio dar um pio sobre a prisão de Guantánamo, ou sobre os 5 presos políticos de Cuba que ficaram durante anos na cadeia nos EUA?
      Só um ignorante acredita nesse calhorda,

      • Paulo Ricardo Herrmann

        Bela afirmacao e comcordo plenamente , mais e ai qual tua opiniao sobre os presos em Cuba , Venuesvela , Iram , Corea do Norte que nosso Governo apoia ou estes sao mentiras, invencao da “midia sionista” como dise um maluco no post.

        • Tercio

          Vc não sabe escrever ? Ou foi mero erro de digitação ? “Iram” é dose , né não ? Se esse é seu nível de conhecimento é melhor vc ir estudar um pouco mais . Mas vamos lá . Em CUBA não há presos políticos , ou melhor , há sim , em GUANTANAMO , presos pelos EUA , acho que vc conhece esse fato , pois não ? O IRÃ é um país capitalista , muçulmano fundamentalista , que prende por motivos religiosos , que não tem nenhum apoio da esquerda . A COREIA tem preso político ? De onde vem sua informação ? Da CIA ? Não defendo o regime coreano porque simplesmente não tenho informação confiável sobre ele , e o simples fato de um país se dizer de esquerda ( comunista ) não me faz defendê-lo , sou antes de mais nada um humanista . Sem conhecimento não critico , já vc não pensa , é contra porque a VEJA diz que deve ser .

          • Paulo Ricardo Herrmann

            Primeio foi erro erro de digitacao,segundo nao uso acentos nem cedilhas pois em linguagem de corespondencia via web int. nao se usa a nao ser que seja corespondencia oficial , mas sobre eu nao saber nada e ser da CIA nao presiso dizer muito so ver tuas postagens e ver as bobagens que tu escreves um conselho vai viajar ou ler um pouco mais nao livros didaticos distribuidos pelo PT. Crese na cabeca e e bom que tu leia a Veja isto e bom pois evita que tu fique Burro de um todo.

      • Hans Siedorski

        Boboca é quem pensa que tucanalhas são direita… meldels…

    • Sergio Akira

      Leia a primeira frase do texto!!!!!

    • Soy America Latina

      O artigo analisa um lado não analisado pela grande imprensa, o que não exclui outras análises.

      • Paulo Ricardo Herrmann

        Se for asim tem meu apoio , mas porque nao deixar claro do contraponto ?, e no minimo delinquencia .

        • Soy America Latina

          Isso vale para ambos. Nunca há contraponto na RGT e cia. Que tipo de governo havia na Venezuela nos anos 70, 80 e 90, para que o chavismo ganhasse tanta força? O que os antecessores de Capriles faziam com as rendas do petróleo? Por que tentaram derrubar um Chavez recém eleito em 2002? Ou seja, se a Venezuela está em crise, grande parte da culpa é da oposição, que se faz de vítima. Esse tipo de contraponto a grande mídia brasileira não faz. Mas nada significa não criticar o governo Maduro.

          • Paulo Ricardo Herrmann

            Concordo com voce plenamente nao tem nem um Anjinho em nem um dos lados mas te faso uma resalva entre um lado e outro nao fico com o “Socialismo Bolivariano (forma de comunismo)” pois sei bem oque representa para um povo num futuro como dise Thatcher”o socialismo/comunismo e bom ate acabar o dinheiro” sair depois e quase imposivel veja Rusia,Polonia, e todos outros leia sobre o trabalho Hurculano de Deng para mudar o sistema Chines.

            • Ricardo Staack

              A bruxa Thatcher, nosso FHC de saias, não pestanejou, em arranjar uma guerra com a Argentina, para aparecer como a “Dama de Ferro” para ganhar as eleições na Inglaterra, só num navio argentino morreram 500 jovens marinheiros argentinos em seus 18 anos de idade. Quando a bruxa morreu, houve carnaval nas ruas inglesas, claro que os ricos choraram, adoravam uma bota de ferro suja de sangue para lamber. A privatização do carvão mineral, matou de hipotermia muitos ingleses, que não podiam mais pagar o carvão, que aumentou 1000% embora Reagan tenha garantido por um ano o carvão para os ingleses.

              • Paulo Ricardo Herrmann

                Ai nao voce esta negando a Historia ,quem invadio as Malvinas foram os Argentinos numa clara declaracao de Guerra e nao os Ingleses e pelo que me parece numa guerra morem pesoas. Sobre o carvao a mortes foram decorente ao grevistas que queriam usar o carvao para dobrar o programa do governo Ingles bem ou mal a Inglatera esta no patamar que esta gracas a Thacher ao contrario eles seriam um Brasil quebrado , ela foi odiada ? sim ! mais como ela nao estava concorendo a Mis ela preferiu salvar o Pais e nao enganalo como Lula e Dilma esta e a maior demostracao de incompetencia “quando o dinheiro acaba?” vamos levar mais de 10 anos para nos nos recuperarmos. O governo Militar bem ou mal quando asumio pegou o Brasil ladeira abaixo Inflacao e 0 crecimento tentou fazer o maximo foram o 22 anos de maior crecimento to Pais voce concorde ou nao ai denovo fomos ladeira abaixo veio o Plano real que levou mais de 10 anos para apresentar resultado e estabilizar a economia mais achando que agora com tudo bem e dinheiro em caixa o PT merdelho tudo. Esta e a verdade da Historia. PS; no plano real eu fui punido fechei minha empresa sai do Brasil falei mal de FHC por anos mais tive que me render a realidade pois estabilisou o pais .

                • Ricardo Staack

                  Mas quem estava no comando na Argentina? Um ditador fascista, amiguinho da City de Londres, que teve a “BRILHANTE” açodada e lesa pátria ideia de , de invadir as Malvinas na marra, uma mãozinha para as poderosas armadas inglêsas, Marinha e Aéronáutica. Foi facin! A substituição do chefe da Junta Jorge Rafael Videla pelo general Roberto Viola e posteriormente pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri o indicativo da crise econômica, social e política, e era o momento certo em que a decisão de recuperar as ilhas se põe em prática com o objetivo de recuperar o crédito perdido entre os setores sociais sensíveis a este “discurso patriótico.”

                  • Paulo Ricardo Herrmann

                    Perfeito , Porem apesar das recomendacoes para que a Thacher atacase a Argentina pois seria bom para a popularidade dela ela relutou inicialmente pois nao queria causar mortes inuteis (esta no depoimento de memorias dela).

                • Ricardo Staack

                  Plano Real foi do Itamar, feito por 6 economistas e nenhum ociólogo, que, assumiu uma falsa paternidade, pois assinava as notas de Real, veja o vídeo do Itamar revelando o estelionato eleitoral.

                  • Paulo Ricardo Herrmann

                    Caro Ricardo,nao falei que foi ou nao no governo do Itamar e sobre a paternidade nao sou eu que afirma mas sim o PT e todos os partidos de esquerda que dao a Paternidade a FHC e ao PSDB se nao for eles entao sao mentirosos.
                    Ps; Nao sou filhado a nem um partido e nao voto nos partidos minhas cedulas eleitorais sao a maior salada de Fruta.

                • Ricardo Staack

                  Margaret Thatcher e Augusto Pinochet, dois ícones do neoliberalismo
                  mundial, formaram uma aliança crucial durante a Guerra das Malvinas

            • Ricardo Staack
    • Tercio

      Pelo seu nick dá para se ver como vc pensa . Trust é bem de acordo com seu pensamento . Vc tem memória bem curta , não é ? Ou seletiva seria mais adequado dizer . Vc se esqueceu que os seus amiguinhos fascistas deram o golpe e depuseram o Chavez ? Esqueceu seu midiota ? Eu não esqueci . E vc tem a cara de pau de vir falar em democracia ? Quem não aceitou a democracia foram seu amiguinhos fascistas e é por isso que a situação é difícil lá . Sabotam , intrigam , da maneira mais torpe e falam em direitos humanos , democracia . Tudo que esses fascistas nunca respeitaram ou desejaram para a Venezuela . Não querem é perder privilégios , não querem e ver diminuir a desigualdade , não querem é justiça social . Bando de hipócritas .

      • Igor

        E em 1992, onde os seus amiguinhos verdadeiramente fascistas deram um golpe na Venezuela, justamente com o comando de Chávez?. A única memória seletiva é a sua, que defende regimes tirânicos e fascistas com gosto…

    • Tercio

      Trust , seus amiguinhos mataram 43 venezuelanos , não era para prender esses fascistas ? Esse playboyzinho , o Aecim do pó da Venezuela , tem que morrer na cadeia . Assassino covarde , isso que ele é .

      • Alex Mamed

        cara, deixa de ser mentiroso. Quem matou os 43 venezuelanos foram a Polícia, Exército e as milícias cubanas e chavistas.

        • Helem de Souza Barros

          vc estava lá? você viu?

          • Alex Mamed

            Moça, eu Moro em Manaus. Muita gente daqui vive a rota Manaus-Margarita. Eu mesmo já fui várias vezes na Venezuela.

            No período das mortes eu não estava lá. Mas fui duas vezes depois daqueles eventos. E todas as pessoas com quem conversei me disseram que foi o Exército e a Polícia que reprimiram violentamente as manifestações.

            Que a maior parte das mortes foi causada pelas milícias chavistas, comandadas por agentes do serviço secreto cubano.

            Pare de acreditar na propaganda chavista e petista.

            • Helem de Souza Barros

              Vc ñ mora em Manaus. Vc deve morar é no inferno para tratar as pessoas assim.

              • Alex Mamed

                Veja só: aqui não lhe ofendi em nada e mesmo assim você vem com pedras na mão.

                Se controle. Você vai perder o emprego de novo…

    • Roberto

      A direita venezuelana não tem tradição de lutar pela via política….. São violentos e golpistas como ficou demonstrado em 2002 quando derrubaram Chávez por algumas horas….. Esse é o tipo de hostilidade que esses “meninos” do congresso brasileiro querem por aqui…….

      • Igor

        O mesmo Chávez que tentou dar um golpe na década de 90 e chegou a ficar preso por isto. Sei não, mas vejo que você deu um tiro no pé…

  • MartíyChe

    Acho engraçado os comentaristas anti-Bolívar de plantão. A Venezuela realizou 19 (serão 20 com a deste ano) eleições nos últimos 15 anos (em todos os níveis de governo e de poderes, inclusive com referendo para aprovar a Constituição Bolivariana). Há liberdade de expressão completa com diversos veículos de comunicação de massa atacando o governo diariamente; plena democracia pluripartidária; avançados programas sociais e livre mercado. O problema é que as lideranças da direita são incompetentes (= as daqui) e perdem as eleições. As ongs financiadas pelo ned e usaid são todas piratas, nem se registram para não apresentar suas fontes de financiamento. O leopoldo lopez é um dos responsáveis pelas guarimbas que mataram 43 pessoas. O ledesma foi filmado e gravado conspirando para dar golpe de estado. A maior parte da população vai regularmente às ruas apoiar o governo e contra a ingerência dos EUA (que = aqui está de olho no petróleo, what else).

    • Isaac

      KKKKKKKKKKKKKKK. Foi ótimo seu comentário. Há muito não leio nada tão engraçado. Muito bom comediante voce. KKKKKKKKKK. To com dor na barriga de tanto rir……

      • BOCA

        Olga i nome de guerra desse(a) Energúmeno(a):martyiCHE, o Guevara, que matava jovens que fossem contrários as suas idéias sanguinárias.
        Isso é o retrato de uma mentalidade atrasada.

        • MartíyChe

          José Julián Martí Pérez (La Habana, 28 de enero de 1853 – Dos Ríos, 19 de mayo de 1895) fue un político republicano democrático, pensador, escritor,periodista, filósofo y poeta cubano, creador del Partido Revolucionario Cubano y organizador de la Guerra del 95 o Guerra Necesaria, llamada así a laGuerra de Independencia de Cuba. Perteneció al movimiento literario del modernismo.y Ernesto Guevara (Rosario, 14 de mayo o 14 de junio1 de 1928 – La Higuera, 9 de octubre de 1967), conocido como Che Guevara, fue un político, escritor,periodista y médico argentino-cubano,2 y entre 1953 y 1959, uno de los ideólogos y comandantes de la Revolución cubana.

        • Nivaldo

          Nínguem no sec, XX e inicio do XXI matou mais jovens velhos e criança do que os EUA, e nínguem fala nada, PELEGOS e pela saco é o que não falta no Brasil.

          • Alex Mamed

            Deixa de ser mentiroso, rapaz.

            • Nivaldo

              Mamed, Leia, Leia mais… por que a ignorância tb é uma benção, mas a conivência pode ser interpretada até como covardia.

              2015-06-18 11:25 GMT-03:00 Disqus :

              • Alex Mamed

                kkkkkk depois de pego na mentira, fica mandando os outros ler. kkkkkkkkkkkkkk Pagou o dia, mentiroso sem vergonha

              • Alex Mamed

                Diz aí, sabichão, quais livros devo ler? Agora tu é o fiscal de leitura dos outros?

                kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                Tem gente que não se enxerga.

              • Alex Mamed

                Qual livro diz isso, professor?

                kkkkkkkkkkkkkkk deixa de ser mentiroso, rapa.. Tu não tem como provar o que diz e vem mandar os outros leem.

          • Patrick

            Mas que seus queridos Stalin e Mao,impossivel

      • Sergio Azevedo

        Contra argumente embasando-se em fatos. Até Jimmy Carter reconhece a legitimidade das eleições venezuelanas. É só mais um retardado que só sabe repetir as asneiras que defecam na tua boca.

        • José Rocha

          Esse ano não terá eleições na Venezuela. Maduro deverá cancerlá-las com o argumento de que estão num período crítico, poderia gerar violência, etc. E se não cancelar, mudará as leis proibindo um monte de oposicionista de se candidar, e outras medidas para facilitar a vitória do governo. Essa é a democracia Venezuelana!
          Por isso a esquerda vai mal no Brasil, todos tememos o mesmo futuro.

        • Hans Siedorski

          Jimmy Carter é um hippie setentista, esquerdinha clássico.

      • celso luis ferraz

        Porque se ta rindo??, opção (A) vc botou seu FGTS em acões da Petrobras ??? opção (B) ta pagando sua conta de luz com todo o aumento dado após ser iludido que ela havia abaixado ?? opção (c) ta curtindo a falta de ética do verdadeiro estelionato eleitoral promovido pelo PT, inovando as campanhas eleitorais que já eram ruins. opção (d) é um alienado que não consegue ver a realidade. e acredita na teoria da conspiração, na manipulação de toda informação ao menos que seja a oficial da carta capital ou opção (E) Estas mamando neste esquema todo ???kkkkkk ai eu dou risada junto ….

    • João Damásio

      Parabens. A imprensa fala o que não vemos. Observar o País e ler a imprensa, é como assistir jogo de futebol ouvindo o radinho portátil.

    • Ricardo Bejarano Maçol

      “Há liberdade de expressão completa….” O amigo está confundindo França com Venezuela. Ou então quer nos matar de tanto rir….

    • Marcos

      É aquela coisa, eleição por eleição até a Coreia do Norte tem.

    • Mic Rebeiro

      Estamos em 2015 ? Sempre fui de esquerda e me espanta a argumentação baseada em ídolos do passado ou do além. Incompetende, tais como o governo brasileiro, são esses regimes da LA, auto-denominados de esquerda e governados por oportunitas. Nunca mudaram a eficiência do estado para sobrar mais dinheiro para ações sociais ou menos impostos para sobrar mais dinheiro do bolso do pobre.

      • José Rocha

        Perfeito!!

    • Smith

      O que você considera como incompetência? O fato de atrelarem a oposição o medo de perder beneficios e a privatização da Petrobras aqui no Brasil, sem falar das varias denuncias de golpismo na Venezuela. Mas a esquerda de ambos os países tem mostrado bastante competência neste momento, tanto que não há crise, muito menos desabastecimento e desemprego.

    • Alex

      Ta aí um comediante nato. Tú faz stand-up?

    • Reyzinho

      Nessa sua linha de raciocino vc descreveu o MST completamente. Pela lógica vc deve ter aversão a este movimento.

    • Tchu Tchu

      MartiyChe, ou você é louco, ou nunca foi na venezuela!! Estive lá por diversas vezes, sempre recebido no aeroporto de Caracas pelo exército!! Atravessei o pais de carro até Puerto Ordaz em minha última viagem, onde vi para variar, o exército em todos os lugares!! Presenciei a falta de alimentos, o medo em se comentar qualquer coisa contrária ao governo pelas pessoas que convivi!! Ninguém me contou não campeão, eu vi!!! O que existe lá é sim uma Ditadura, pior e/ou igual a todas as outras !!

    • Hans Siedorski

      a CBF faz eleição toda hora também.

      em resumo… se é contra a vuvuzela é financiado pelos EUA? a sociedade interamericana de imprensa não parece convencida…

  • Isaac

    O cara fala como se existisse democracia na Venezuela. Ele simplesmente esquece que o Chavez e o Maduro destruiram o pouco que existia. Mudaram tudo na marra ou na manipulação e agora eles reclamam da reaçào da “direita”. Talvez seja a reação dos direitos. Ele fala como se a Venezuela fosse a Bélgica.

  • Isaac

    Ou seja tudo que o Maduro faz é correto e democrático e tudo que a oposição faz é violencia. E daqui a pouco vai aparecer o Tamosai, o escárnio deste post para defender o articulista e o Chavez. Só não aparece se o expediente dele na repartição tiver acabado.

    • BOCA

      Ele ganga 20 mil reais por mês pra ser esse escarnio. E somos nós que pagamos.

    • Ricardo Bejarano Maçol

      O tamosaí é estagiário da Carta. Não sabiam ? Ora, ora, ora…..

    • Rodrigo D

      Não fala assim que ele larga o cafézinho dele na repartição pública e vem aqui tecer loas ao socialismo democrático….rs

  • Alexsandro Vieira

    hum “Tudo Como Dantes no Quartel de Abrantes”
    ta certo

  • Manifest

    Além de toda a arbitrariedade do governo, a oposição na Venezuela tem de lidar com grupos paramilitares, armados pelo chavismo, e hoje financiados pelo narcotrafico. Minha admiração por todos os venezuelanos que lutam pela democracia e profunda vergonha da omissão do governo brasileiro.

  • Daniel Machado Dacol

    O Aécio é de direita? Essa é novidade pra mim…
    López incitou a violência? hummm e o que você me diz da fala do Lula chamando o exército do MST pra brigar?

  • Bernardo Gouvea

    Não dá pra acreditar que tem gente tentando justificar o que ocorre neste país vizinho.
    Faz o seguinte, compre títulos do Maduro e caia de maduro esperando o pagamento.
    Pergunta: e a Génesis Carmona (ex-miss Venezuela) que morreu por tiros de milicia pro Chaves quando protestava contra o Maduro. Foi o Leopoldo que matou ela também e os outros muitos que protestavam?

  • Bernardo Gouvea

    Génesis Carmona não foi citada aqui, porquê? Ela é só a ex-miss Venezuela morta com tiro quando protestava contra o governo de Maduro. Entre outras pessoas que morreram também.

  • Julio

    Fica claro, que é impossível chegar à um consenso, quando se analisa os fatos pela ótica própria da convicção ideológica. Existe perseguição na Venezuela? Existe. Existe liberdade de expressão? Também existe. Maduro tem cometido arbitrariedade, mas a oposição não é só vítima nessa história. Ela também tem cometido suas arbitrariedades, inclusive contra simpatizantes de governo. Mas, a questão é outra, Chaves, assim como Maduro, é um produto do menosprezo e da indiferença da elite venezuelana que governou o país olhando apenas para seus interesses, e do seus aliados. Bem ou mal, Chaves e Maduro quebrou essa escrita. O povo menos favorecido se sente mais representado com eles.

    • Ricardo Vieira da Silva

      Verdade, Julio, inclusive não acho correto chamar de socialista ou comunista o regime do Chavez na Venezuela.

  • Roger #

    O autor dessa matéria deveria ir morar na Venezuela…ter plena liberdade de expressão.La sim é um país democrático!!!pelo amor de Deus…e eu ainda perco tempo acessando o site da carta capital…acordem!!!

  • Mic Rebeiro

    Sempre fui de esquerda, mas apologia aos regimes populistas que se auto-denominam de “esquerda” é demais. O problema das pessoas de esquerda é que não sabem mais argumentar, não tem bons exemplos e desprezam a eficiência do Estado e ignoram Instituições forte. Quantos programas sociais seriam beneficiados se o estado fosse mais enxuto e eficiente?

  • Junior PG2 Oceânico

    Interessante.
    O ilustre autor desta pérola já esteve no país vizinho e conversou com os venezuelanos massacrados para conhecer a opinião destes?

  • Renato Schmitt

    Forças ocultas maléficas estão em todas as sociedades capitalistas. Ou lutamos contra o capitalismo ou morreremos todos por asfixia criado por esse sistema demoníaco.

  • nelsoncarvalho

    Essa gente deveria se informar a respeito da Venezuela, pela TELESUR e não pela vejaglobofolhaestadao.

  • Paulo Vinicius

    Alem do Bolsa PT, um jornalista desse ganha salario, ou ganha mais para poder escrever um artigo desse. Ele deveria fazer paralelos pra ser mais ilustrativo, como por exemplo…. “assim como na Coreia do Norte, a Venezuela tem eleicoes livres”… “A Venezuela, assim como o ISIS luta contra baderneiros que se opoe ao estado de legalidade democraticamente instalado no pais” … Investem tanto tempo criticando a Veja, Istoe, Epoca e em lugar de fazer um trabalho descente, encrevem isso…

  • celso luis ferraz

    O que me deixa mais triste é toda essa hipocrisia , que falta de respeito a quem tem mais de um neuronio

  • jair soares

    Os energúmenos, leitores da veja, por aqui….Maduro, faça um favor para nós, brasileiros: não permita que essa corja volte…

  • Alex

    Que a Carta Capital perdeu a dignidade a gente já sabe, mas permitir um artigo destes, que não tem o menor interesse em ser verdadeiro ou imparcial…é o fim.
    Segundo o “autor” do texto, os problemas da Venezuela são culpa da direita que não vence as eleições, assim como no Brasil, a culpa do fracasso do governo Dilma é do Aécio!!!

    E, na Venezuela tem democracia? Onde? Nem papel higiênico tem mais. E ninguém consegue manter um regime democrático sem ter como se limpar!

    Hora de acordar para o mundo Farinelli.

  • Luís Carlos

    Acho que os senadores brasileiros perdem tempo e mais uma vez gastam mal o meu dinheiro nesse passeio. A Venezuela está quebrada e, em meio ao caos da escassez e inflação galopante, o ex-maquinista do metrô de Caracas que hoje veste a faixa presidencial não terá outra opção que não o caminho da porta da rua do palácio que habita.

  • MartíyChe

    Caracas, 17 de junio de 2015.- “El viaje de Aécio no tiene que ver con Venezuela sino con Brasil. Él perdió las elecciones y está buscando pratagonismo donde sea posible”, advirtió este miércoles el periodista brasileño Fernando Morais, al calificar como ridícula y tonta la visita a Venezuela de Aécio Neves da Cunha, senador de derecha, miembro del Partido de la Social Democracia Brasileña, para supuestamente defender los DDHH de los opositores venezolanos.

    “Como en Brasil está aislado en su partido, perdió ante Dilma (Rousseff)… él fue candidato de la Derecha en Brasil…el candidato del neoliberalismo, de la privatización de todo”, reveló el periodista durante una entrevista en el programa Sin Coba, que transmite VTV.

    Advirtió a los venezolanos que Neves, tras perder, formó una pataleta, denunciando supuestos fraudes, pidiendo recuento de votos, pero nadie lo tomó en serio.

    Morais destacó lo que verdaderamente llama la atención de este viaje de Neves a Caracas, es la supuesta defensa de los Derechos Humanos. “Eso dice que viene a hacer en Venezuela, pero nunca ha sido parte de su pauta parlamentaria, ni como gobernador nunca dijo pío, para nada, en defender a quien estuviera preso en parte alguna”.

    Exhortó a los venezolanos a buscar en internet cualquiera de los discursos de Aécio Neves como diputado, como senador, gobernador o incluso candidato. “Él nunca abrió la boca para protestar por los 600 iraquíes que están presos en Guantánamo (cárcel de EEUU), sin proceso judicial. ¡Él nunca dijo nada!”, exclamó.

    “No recibió ningún pedido; es una trampa. Lo que sorprende es que ese muchacho que fue diputado, gobernador y candidato pierda su tiempo con eso. Son tonterías”.

    Tras advertir la doble moral que impulsa al senador brasileño, en similar conducta del exmandatario español Felipe González, de quien dijo vino a Caracas para sacarse la derrota de la izquierda en España, Morais denunció la trampa mediática en que está incurso su compatriota para escandalizar con su viaje a Venezuela.

    “Esta historia que inventaron, de que el gobierno de Venezuela había prohibido el aterrizaje avión militar en que viajaban, fue una mentira, que fue armada por un periódico de derecha brasileño,O Globo, conocidísimo, para apuntar contra el gobierno venezolano”, alertó.

    Comentó Morais que en Brasil, el partido de Neves intentó un debate en el Congreso para proponer la privatización de Petrobras, la mayor empresa pública del país.

    “El partido de Aécio es el que defendió e implantó, cuando (Fernando) Cardozo era presidente, un proceso de privatización cubierto de corrupciones”, puntualizó.

  • Marcus Teixeira

    Artigo parcial e pouco isento. Uma análise mais profunda do Governo Chavez/Maduro, seu controle sobre a imprensa e a forma como o governo socialista foi implantado na Venezuela, bem como as ações da empresa Smartmatic nos processos eleitorais, não deixa dúvidas sobre seu caráter pouco democrático:

    https://www.youtube.com/watch?v=BKyEGyoPzmk

  • Edemar Motta

    Mas o que tem de direitista comentando aqui impressiona. Bom para todos.

  • Lucas Casagrande

    Não sei porque perdi meu tempo lendo esse amontoado de asneiras…

  • Alessandre Almeida

    Que artigo fajuto é esse? Parece panfleto de propaganda socialista, esqueceu de comentar que os movimentos contra dilma tb estão motivados pelo fracasso economico atual que está levando o país à miséria, que os movimentos contra maduro querem salvar o país deles de anos de miséria e retrocesso que é a única coisa que esse tipo de socialismo tras as nações, e digo, vem muito mais mortes e assassinatos por ai, enquanto não houver banho de sangue esse pessoal não larga o poder.

  • Brenno Dominguez Astiarraga

    Hahaha… incrivel como as pessoas nao conseguem compreender um texto. Mesmo que eu nao concorde sou capaz de entende-lo. Tambem nao sou muito fa do Maduro mas aqui estamos falando do Aecio aproveitador de status midiatico às custas dos outros!!! Quero ver quantos de voces vao estar aqui se um dia o Aecio virar presidente e mostrar a sua verdadeira cara!! Por favor, Aecio da America gosta so de Miami!!!

  • Ricardo Staack

    Lembram daquela manchete? Haviam 77 embaixadores dos EUA na Venezuela com suas Licenças Diplomáticas, com malas cheias de verdinhas novinhas, fazendo reuniões sucessivas com os diferentes movimentos “opositores”, Tal como tentaram aqui também, só que em menor grau, movimento passe livre, black babacas bloc, Anonymus, MBL, e outras siglas de ocasião, falou em pacos de verdinhas novinhas disponíveis para sabotagens, aparece um monte de espertinhos candidatos. 77 é mole? Tinha embaixador demais.

  • Caio Olimpio

    É sempre bom ver os 2 lados de um problema. Raramente um está todo certo e o outro, todo errado. Tanto lá, quanto cá, os 2 estão errados. E é isso que essa massa de manobra antipetista (assim como a petista) não entendem: há interesses muito específicos em enfatizar o caos e erros existentes. E o interesse não é simplesmente resolve-los, mas ganhar o poder.

  • Ricardo Staack

    Vejam ( q/puderem 1:14 h ) no Youtube um documentário, “A revolução não será televisionada.” Documentário de Kim Bartley e Donnacha O’Briainsobre sobre o golpe
    ocorrido na Venezuela em abril de 2002. O golpe foi consumado, pois não
    houve resistência de Chaves que foi preso. Mas as manifestações e o
    apoio de militares fiéis ao país enfraqueceram os golpistas, e Chaves
    retornou ao governo. Participação clara da midia privada, empresários e
    militares oposicionistas no golpe, além de declarações do governo. Temos que estudar direitinho, pois a grande mídia financiada com capital internacional, sabe do poder dela, os empresários donos dos caminhões das empresas de transporte de cargas e os sindicatos de donos de supermercados, sabem criar confusão e desabastecimento das cidades, isso aconteceu no Chile de Allende, onde a CIA sob Nixon, 1973 despejou milhões de dólares em programas radiofônicos e locaute de caminhões.

    • Marcos

      Cupa duzimperialista kkkkkk

    • alexander west

      Sua colocação foi perfeita Staack.

  • Pedro

    O ironico na Venezuela é o governo que se diz bolivariano com ideias de Simon Bolivar (elite e liberal) prenderem Leopoldo Lopes, descentende direto do próprio Simon Bolivar.

    • Christian Fernandes

      O irônico seria o descendente do Tancredo ser preso pela democracia que este conseguiu arrancar até dos próprios parentes.

      Já imaginou Aócio Cunha no xilindró?

      • Pedro

        Já! E seria sensacional. PT e Psdb são a mesma coisa: duas esquerdas que ainda acreditam no estado como a grande solução. Tancredo foi ministro da justiça de um maiores ditadores que o Brasil já teve: Getulio Vargas.

  • Alex Mamed

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk maduro mata manifestantes e a culpa é do Leopoldo?

    • Ricardo Staack

      O Leopoldo ficou pela mídia golpista 95% particular, pedindo seguidamente, para que seus seguidores usassem violência. Um vídeo de 2007 (está mais em cima) mostra que mesmo antes de lançar o movimento La Salida,
      López já incentivava atos de desestabilização do governo do então
      presidente Hugo Chávez, articulando grupos de estudantes opositores a
      que utilizassem “mecanismos não pacíficos para poder expressar sua
      frustração”. NÃO PACÍFICOS = VIOLENTOS Morreram 43 só nessa feita.

      • Alex Mamed

        Cara, deixa de ser mentiroso. Se o vídeo é de 2007, as mortes ocorreram em 2014.

        Chega a ser deprimente e patética essa defesa. E quem matou os manifestantes foram o Exército Bolivariano e as milícias chavistas.

        Por que diabos todo esquerdista vive dizendo que a oposição quer “desestabilizar” o governo? Ser oposição é se opor sim!, seja denunciando os crimes do governo, as fraudes, os engodos. Querem o quê? Uma oposição silenciosa?

        • Ricardo Staack

          Um vídeo de 2007 mostra que mesmo (((antes))) de lançar o movimento La Salida, López JÁ INCENTIVAVA atos de desestabilização do governo do então presidente Hugo Chávez, articulando grupos de estudantes opositores a que utilizassem “mecanismos NÃO PACÍFICOS (=VIOLENTOS) para poder expressar sua frustração”.

          • Alex Mamed

            A seguir essa (i)lógica a culpa também é de Simon Bolívar, que pregava abertamente a “luta” e o uso de “mecanismos não pacíficos” para a libertação e independência da Venezuela e demais países da AL. Isso (((ANTES))) de existir como Nação, e isso resultou nas 43 mortes também.

            Ave maria. Que argumento mais tosco.

  • Rodrigo

    Sabemos que Aécio está procurando holofote, até pq ele é esquerdista, assim como Maduro, Dilma, Serra, Aloysio, FHC etc. A verdade é que PT, PSDB, PC do B, PSOL são todos esquerdistas, defensores de ditaduras comunistas e farinha do mesmo saco. Agora, a Carta Capital se prestar a esse papelão, defendendo o governo opressor de Maduro é vergonhoso.
    O que Maduro está fazendo lá é prendendo as pessoas que são contrárias as ideias dele, a partir do momento que o próprio governo acusa e o próprio governo prende, já não existe mais democracia, já não existe contraditório e ampla defesa, ou seja, já é uma ditadura. Quanto as eleições, todos sabem que não adianta eleição quando se tem uma Smartmatic atuando (essa empresa já foi denunciada e condenada em outros países, existe ação popular aqui no Brasil contestando essa empresa e com certeza ela não atuará mais aqui).

  • Rodrigo OLiveira

    Uma matéria dessa só pode ser piada. A única coisa que Maduro merece é cadeia por todos os crimes que vêm cometendo. Parem de defender aquele bandido. Não é possível que a ideologia de vcs fale mais alto do que o bom senso, do que está escancarado na cara de todos. A Venezuela está podre, e o culpado todos nós sabemos quem é.

  • Sujiru Kissuma

    Nossa, como aparece coxinha burro nesses comentários. Não sabem nem onde fica o marco zero e vem falar da Venezuela, Cuba, etc…. ei coxinhas, leitores de capa de revista, venham para as ruas rad sa saus sahnidnub.

  • George Sharptong

    É a Venezuela que o Aécio não quer ver e é a Venezuela que – não se esqueçam – a Dilma apoia.

  • Claudemir Bento

    Temos problemas de montão e agora um bando deputados que acho não tem o que fazer vai agora resolver problema de outro pais. Resolvo os daqui e depois os de lá.

  • Alex Giffoni

    Carta Capital e Revista Forum nunca noticiam notícias negativando a esquerda, Lula, Dilma e PT não importa o tamanho da maracutaia…..e agora é Carta Bolivariana também……..Alôôô!!! Onde é que o comunismo deu certo????…..

    • aparecido

      Na China. Embora sua pergunta seja fora de contexto, pois na América Latina não há mais comunistas. Ou será que você não sabe quais regimes operam no Brasil e América Latina. Se você se refere aos petistas, saiba que o PT não é, nem jamais foi defensor do comunismo, ou de qualquer regime totalitarista. Acorda!

  • Alan Carvalho

    Como destruir um alienado em 1000 pedaços
    Gerge Galloway discutindo sobre Direito dos Gays e Hugo Chavez em Oxford

    https://www.youtube.com/watch?v=M5_UXKA4PBE

    • Ricardo Staack

      Muito bom.

  • Silvio Lopes

    Aécio não vê, isto é certo. Veria se fosse um senador com S maisculo, mas não é. A preocupação dele é se livrar das criticas e das magoas deixadas pela campanha para presidente, e revidar fazendo a politicagem mais rasteira de olho no futuro mesquinho.

  • José Rocha

    Victor, então se alguém convocar manifestações contra o governo, e nestas manifestações houver violência e alguém morrer, o culpado é o convocante?
    Outra coisa: quer apostar que não vai haver eleição na Venezuela neste ano, e se houver será debaixo de novas leis que facilitem a vitória do governo?

  • E eu com isso?

    Duvido que o “Aecim” se encontre com o Comitê de Vítimas das Barricadas. Aí ele vai ter que ouvir o outro lado da “verdade”, e isso ele já demonstrou que não que, de jeito nenhum.

  • Andressa Ramos Daud

    Artigo simplesmente irresponsável, incabível e nojento. Movido totalmente pela rixa PT x PSDB o autor desse texto não estuda a situação na ótica democrática da Venezuela e sim na ótica da política brasileira. É um pano de fundo para atacar a direita brasileira. A imprensa da Venezuela foi saqueada pelo governo, não é livre. A população foi reprimida a se manifestar a força da bala, o congresso aprovou lei que perpetua o governo federal indefinidamente. Hoje a venezuela é uma ditadura. E cá converso com meus botões: porque a esquerda brasileira que tanto lutou contra a ditadura militar hoje defende tanto a ditadura esquerdista ? Ambas não seguem os mesmos princípios do coronelismos e des-democratização ? Vou além, se o governo Maduro é inoscente e Lopez o vilão, porque os senadores estão impedidos de visitarem os presos políticos ? O que há a esconder ?

  • Ricardo Mendes

    Caro articulista o que você quer realmente dizer quando explica: “Diferente do que se diz na grande imprensa brasileira, a maioria das vítimas não é de opositores ao governo de Maduro, embora boa parte sim.”?
    O que é boa parte senão a maioria?
    Francamente!

  • Daniel Ferreira

    Engraçado…vc diz que o cara não quer ver, mas a fraude das eleições – tanto lá quanto cá, quem não quer ver são vocês !
    Incrível.

  • Valcir Barsanulfo de Aguiar

    O Aético continua dando vazão à sua sanha golpistza. Como pode um moleque mimado se encher de ódio e jogar tudo para desestabiliazr a DEMOCRACIA. É preciso da Andrea Neves avisar o maninho Aécim Neves que ele perdeu as eleições de 2014.

  • Clau

    O Lula também não ameaçou convocar o exercito do MST caso se sentisse ameaçado. Isto também não incitar violência?

  • Irineu Andrade

    Aécio tem que ser prático, coisa que não tem sido, e cuidar para que a urna eletrônica solte um recibo impresso do voto, como acaba de propor o deputado Jair Bolsonaro. Não consigo entender como o PSDB e seus aliados aceitam os resultados daquela maquininha fabricada na Venezuela com tecnologia cubana.

  • João Jacques A. Castro

    Interessante como ainda tenha gente com coragem para negar o inegável: o chavismo acabou com a economia venezuelana e representa um atentado permanente à democracia lá e nos países “amigos”, os bolivarianos. Tudo o que os petistas defendem deu errado e tudo o que condenam deu certo!!!

  • DEMOLIDORDEIDIOTAS

    Esse pessoal da revista “CartaCapital” só conta com o “subsídio velado” dos membros do governo do PT. Nem li o artigo pois já no início o idiota que escreveu tenta inverter a ordem dos fatos. Só imbecil pode tentar sustentar que a Venezuela, assim como Cuba, estão no caminho maravilhoso do desenvolvimento e da Liberdade de Expressão. Hugo Chaves e Maduro…narcotraficantes sanguinários. Ninguém lê os artigos que revelam por onde escorre parte da cocaína Colombiana…. aliás, falta pouco para o PT conseguir isto.

  • Thaiane Dutra

    Os “companheiros” quando “combatiam à ditadura militar brasileira”, sequestravam, explodiam eram “corações valentes”, mas quando os opositores de governos esquerdistas se manifestam de forma não pacífica, são violentos. Ao meu ver, qualquer violência é desmedida, descabida e injustificada!!! Vim mesmo só dizer que o discurso da Carta Capital continua, como sempre, o mesmo da Veja e similares, a diferença está apenas nos sujeitos que compõem suas opiniões!!! Parabéns pela parcialidade de sempre!

  • Artigo estupido, video com apenas uma parte editada da fala de Leopoldo López. Causa estranheza, que uma revista importante e supostamente defensora da democracia defenda uma ditadura.

  • Lenir Vicente

    São farinha do meso saco direitista.nada mais natural que o beócio do aecim ir lá fazer figuração junto ás “víuvas” da direita

  • Ione

    Não sei qual é a Venezuela que o Aécio não vê. Eu sei qual é a Venezuela que o meu marido, engenheiro, viu a última vez que foi trabalhar lá. Impossibilidade de circular a não ser acompanhado de seguranças, tentativas de achaques feitas pela polícia e membros do governo estadual todos ligados a Chavéz e Maduro, falta de tudo, desde comida até itens de primeira necessidade. Foi a última vez mesmo. A empresa para a qual ele trabalhava retirou todos os funcionários em 24 horas e fechou os escritórios. Não exite mais uma Venezuela que possa ser chamada de país. Virou um narco estado onde o exército faz abertamente o tráfico de drogas. As Farc se mandaram para lá

  • Zaira Barreto Machado Athanási

    Kkkkk e as denúncias da ONU??? Dos ex-presidentes sul americanos que recentemente desistiram de visitar presos políticos pois NÃO CONSEGUIRAM pela segunda vez chegar nem perto/?? Que artigo tendencioso, próprio de uma esquerda atrasada que vive como se ainda estivesse nos anos 60? Olha, querem falar de incitar a violência??? Olhem os discursos de Lula e Stedile…

  • Paulo Vinicius

    Hoje o Aecio e outros senadores brasileiros viram e sentiram na pele a plena democracia Venezuelana. Se fazem isso com senadores de outro pais, imagina, o que estao fasendo com seu povo e mais ainda, com os opositores. Materia tendenciosa, nao se sustentou por uma semana.

  • Deciocar

    parece o Lula pedindo ajuda ao Stédile…

  • Deciocar

    A Venezuela está agonizando…

  • Regina Maria

    Por que os 4 fanfarrões não vão a Guantânamo fazer uma visitinha por lá, no presídio mais democrático do mundo?

  • aparecido

    Não sei se sou lerdo, mas o que entendi do texto é que a oposição ao governo venezuelano não usa meios democráticos, nem legítimos para combater. Se o opositor se vale de meios ilícitos, está entregando nas mãos do governo as armas para a vitória.
    Bem, mas não vejo o texto afirmar que tudo está bem no governo Maduro, como alguns comentaristas furiosos aí. Apenas mostra uma abordagem diferente sobre o tema, mostrando que a oposição também tem seus graves pecados. Provavelmente lá não contam com uma estrutura tão bem montado como aqui, com domínio total do legislativo e judiciário. Eita!

  • Pitah_Hotep

    A Direita, Elite, Doutores; como queiram, governaram a América Latina por uns 130 anos. Ou seja desde que os EUA/Europa financiaram a Proclamação da República por aqui! EM 130 ANOS, QUASE SEM OPOSIÇÃO! pois fizeram o que bem entenderam. Qual a herança deixada para a incipiente política socialista atual: DÍVIDA, FAVELAS, DEPENDÊNCIA ECONÔMICA.. numa palavra MAZELA TOTAL. Coisa que praticamente nenhum ditadura Comunista deixou para seus países, agora democráticos. Hungria, Slovaquia, 90% Não tem DÍVIDA, NEM ANALFABETOS!!! Quando o Hugo Chavez chegou ao Poder na Venezuela encontrou lá cinco milhões, 5.000.000, eram “invisíveis”. Assim definidos por não ter DOCUMENTO ALGUM! Não existiam para o estado. Então imaginam, se nestas condições teriam acesso a educação, saúde, segurança e, OS MAIS ELEMENTARES DIREITO. Nunca vi nenhum destes ”democratas”, alguns oriundos da ditadura de 64, falar a favor destes cinco milhões. Ah! naquele tempo era democracia!! mas agora que algumas pessoas estão presas, apenas presa, é ditadura! É realmente ideia daqueles que governaram por 130 anos e querem voltar usando apenas o marketing

  • Hugo Junqueira

    BOBAGEM, RETÓRICA Gramsciana =

    1-) Existe uma denuncia apurada internacionalmente contra as urnas da Smartimatic, INCLUSIVE com o testemunho e explicação detalhada de um ex – alto funcionário Chavista….

    2-) A Venezuela, caminhando para DUAS DÉCADAS nas mãos do Chavismo e com todo petróleo, enfrenta DESABASTECIMENTO, criminalidade e autoritarismo recordes…

    3-) Ponto.

  • Adam Smith

    Meus Deus! Que defesa do regime do Maduro! Aff.

  • Joshua Black Rock

    O Venezuela transformou-se num vale-tudo. O bolivarismo deu em nada e só se mantém graças ao petróleo que vende aos ianques – suprema ironia!!
    Cuba, de quem Chávez comprava apoio com grana da PDVSA passou para o lado da burguesia decadente americana mostrando que mesmo senil, Fidel ainda é capaz de tardiamente tomar decisões acertadas…
    Aécio “et caterva” foram lá beliscar um pedacinho da quase moribunda carcaça bolivarista e lá como cá, os camisas-vermelhas-pão-com-mortadela fizeram sua parte, embora eu acredite que mortadela também esteja em falta no vizinho, o que me leva a crer que os camisas vermelhas de lá se vendem ainda mais barato que os de cá…
    No mais, melhor para os venezuelanos. Não perderam nada com a não-visita dos nossos políticos…

  • Ricardo Braga

    A oposição venezuelana é uma estafa, assim como a situação. Não deixam surgir uma terceira força capaz de equilibrar a política e jogar as cartas em prol de um país melhor.

    Neste ano a oposição passa a ter maioria no “hemiciclo”. Ganham a câmara.

  • Maurici

    Ainda não entendo o que vão fazer na Venezuela? Prestar apoio a Maduro ou apenas dar uma voltas e fazer compras? Tanta coisa a se resolver internamente e arrumam pretexto para se preocupar com quem não tem nenhum interesse em ser ajudado.

  • Leonard Strandy

    Aécio não vale o esforço de um peido!

  • O Primeiro e o Maior

    será que a oposição não se cansa de pagar mico? está na hora desse aécio se tratar! o rapaz não dá uma dentro! e isso é invasão! desde quando políticos de um outro país podem visitar presos políticos sem a devida autorização do judiciário? presidente maduro deveria prender estas bestas feras da política brasileira. já que aqui são intocáveis (helicoca, mensalão mineiro, operação sinal fechado), deveriam sim encontrar o caminho do sol quadrado na venezuela.

  • Ricardo Staack

    Lembram da menina caixa de supermercado, que foi guindada pela mídia fascista ao posto de líder do movimento Passe Livre? Estava estampada em sua face a perplexidade, por tal notoriedade ‘repentina’, arranjaram caixas de som, microfones etc, como se fosse uma coisa espontânea. Era só armação da mídia PIG, A menina chegou a balbuciar a frase que lhe colocaram no script PIG-Anonymous, “A Dilma é uma despreparada” kkkkkkkkk.. A Hilary Clinton está falando bem da Dilma e elogiando a inteligência dela hoje, leiam no G1.

  • Marcos Trajano

    Esse Aécio não se emenda mesmo, você perdeu as eleições menino birrento.

  • Ricardo Staack

    O poder da mídia, há algumas décadas nós contavamos o número de assassinatos, socos e facadas, em um determinado filme para mostrar a intencional, banalização da violência, agora com esses canais tipo Globonews, Bandnews, essa contagem disparou, pois você ouve as mesmas notícias dos crimes trocentas vezes se está desavisado, quem nega que uma massiva menção à crimes com arma branca, repetido ad nausen provoquem ainda mais casos do mesmo tipo de crime? É o poder nefasto da mídia venal, que é responsável por certas “ondas” criadas com muita propaganda pela mídia PIG em geral.

  • gean carlos gomes de sousa

    esse artigo é mais uma profissão de fé nas “esquerdas democráticas”

  • Natália França Ramos Ruediger

    Texto que nos faz refletir. Ambos os lados de certa forma estão certos, mas a partir do momento que o embate se torna uma guerra, está tudo errado. Um país tem leis justamente para que as desavenças sejam resolvidas no congresso, na justiça e etc… Não satisfeito com ass eleições, deveria ter pedido a recontagem e ajuda de órgãos internacionais para tanto. Tem uma ONG de um político americano na Venezuela que está fazendo justamente isto. Trabalhando por um processo eleitoral mais transparente.

  • Ricardo Staack

    Interessante uma analogia com a marcha do Kataguri do MBL, Movimento Brasil Livre, criado antes da eleição da Dilma, para favorecer à campanha do Aécio, em parte bancado com doações dos bilionários petroleiros anglo americanos os irmãos Koch. Foi patética a marcha do Kataguri 19 anos, onde umas 2 dúzias chegaram até Cunha em Brasilia, com uma forcinha de um ônibus cedido por Paulinho da força Sindical dos patrões, para pedir a cabeça da Dilma. Essa marcha até a Venezuela foi igualmente patética, virou pó. E olhem que o Aloysio Nunes, foi motorista e segurança do Lamarca. Só faltou o Álvaro Dias.

  • Rafael Barbosa

    A morte tanto de opositores, quanto de apoiadores do regime é fruto, justamente, desta política nefasta de Maduro. O Brasil tem como obrigação lutar pela democracia e isso deve ser feito dentro e fora do país. Este ato contra a comitiva brasileira é uma afronta à nossa soberania e a Venezuela deve sofrer sansões. Torço pela saída desse país do mercosul. Não podemos mais compactuar com ditaduras socialistas.

  • Henrique

    É inacreditável com as esquerdas defendem as ditaduras.

  • Salatiel Valeroso Lucidemo

    Quanto esta revista está recebendo do camarada comissário Edinho, da SECOM, para ficar publicando isto? Revistinha chapa branca.

  • Daniel Araujo

    Fato: Os Presídios e Cadeias de Minas estão super lotados de presos. Enquanto isso o vulgo senador eleito por Minas Geraes vai visitar presos na Venezuela, pertinho do Caribe. Estranho. Para não dizer turismo em avião da FAB. Lembrando que a situação carcerária em Minas é reflexo de 12 anos consecutivos de governo tucano em MG. Mas como tudo é culpa do PT…….

  • Pio Procópio

    O Brasil vive um obscurantismo profundo. A noção de Pátria, de Nação está pulverizada em falsas ideologias protegidas por uma Mídia inescrupulosa cujo único interesse está poder e no dinheiro. O vemos acontecer nesse factoide com a Venezuela agride ao bom senso daqueles que, como eu, vivem com dignidade, usufruindo do que lhe dá a profissão de professor de nível superior. Não preciso de mais. Uma revolução cultural profunda precisa surgir, para tirarmos essa Terra de Santa Cruz das mãos de tantos políticos imbecis.

  • Paulo Ricardo Herrmann

    Quando falam da parcealidade com o governo e o poder desta revista e de seus diretores lendo-a dia a dia da para ver que e uma delinquencia de gente que nao pasa de bandidos iguais ao governo que defendem.

  • Julio Cesar Moran Hassan

    É angustiante ver reportagens tendenciosas como esta. Sou da Nicarágua e conheço perfeitamente a desgraça que representa para um pais ser governado por regimes como o de Maduro.

  • Waldir PiNot

    “Usar mecanismos não pacíficos” se traduz por terrorismo, ou não ?? Então, existem brasileiros q cospem em Dilma pela sua juventude “terrorista” porém… protegem determinados terroristas. A História afirma que a jovem Dilma lutou contra a Ditadura – mas esse terrorista aí, sabidamente luta contra a Democracia.

    • Alex Mamed

      “Quando o companheiro Stedille botar o “exército” deles nas ruas”… Essa ameaça foi da boca de Lulla. É ou não terrorismo?

      Ah, mas terrorista de esquerda pode, né? Afinal, é para o bem do povo…

      Aff

  • Frederico Guilherme

    Nenhuma linha sobre os acontecimentos de ontem com os senadores brasileiros na democrática Venezuela, colunista?

  • Waldir PiNot

    O hoje preso afirmou “nada vai me deter até o presidente (eleito) sair”. Daí, pessoas que se dizem “ajustadas e inteligentes” o defendem !! É óbvio que se esse cara estivesse com o poder nas mãos, cuspiria na Democracia. Os Tucanos se revelam cada vez mais : um partido que não investiga nem se deixa investigar, e qdo flagrado e processado, não se deixa julgar, tem tudo a ver com essa gente que quer usar a Democracia, para alcançar o poder e fazer uma Ditadura.

  • Frederico Guilherme

    Nenhum comentário sobre os acontecimentos de ontem com os senadores brasileiros na democrática Venezuela, colunista?

  • sergio m pinto

    Ah! Essa coxinhada! Vão demorar muito pra aprender!

  • Waldir PiNot

    Treze anos de PT no Brasil : o STF se transformou, a PF existe e agora o velho TCU “quebra paradigmas”. Podem dizer o que quiserem, podem vociferar, mas ninguém, ninguém mesmo, vai negar que o PT fez as nossas instituições funcionarem como NUNCA ANTES vimos acontecer !! Podemos afirmar – sem margem pra dúvidas – que o remédio do Brasil, continua sendo mais PT.

    • celso luis ferraz

      Se a policia federal o TCU o STF , começacem a funcionar e descobrirem crimes e corrupção de outros partidos se não do próprio PT e de sua base aliada eu concordaria, ou se tivessem tirado da gaveta os desmandos do FHC antes da prescrição dos crimes , ao invés de ficar acusando sem provas eu também concordaria,.
      Minha visão é de que simplesmente continuaram usando a mesma gaveta do FHC e abusaram tanto , fizeram tanta barbaridade que esta gaveta transbordou, e na maior cara de pau , inventaram esta estória de criança pra até boi dormir.. e esta é a velha lei dos fascistas repete-se uma mentira absurda até ela parecer verdade.

  • Hans Siedorski

    A Sociedade Interamericana de Imprensa não parece concordar muito com essa visão colorida da liberdade de comunicação venezuelana…

    Haja militantismo…

  • Caroline

    O que são 8 mortes perto do que estão fazendo com o restante da população. Não há vitória sem sacrifício. Ninguém obriga a ninguém sair às ruas. Faz quem quer.

  • Eduardo

    Missão brasileira na Venezuela é mais um golpe midiático. Não foi o primeiro, não será o último.

    Fica realmente difícil de acreditar que pessoas como, Aécio Neves (PSDB-MG), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Ronaldo Caiado (DEM-GO) entre outros, tenham ido para Venezuela com boas intenções. Empenhados em ajudar as pessoas de lá. Eles não fazem isso aqui.

    Aécio não apresenta um projeto no senado. Caiado esta querendo destruir o Parque Nacional da Chapada do Veadeiros, apenas para valorizar as suas terras e ganhar mais dinheiro.

    Também fica difícil de acreditar que essa missão teria algum êxito. Nem eles acreditavam nisso.

    Então porque pagar esse mico?

    A resposta é clara. Isso nunca foi uma missão diplomática. Isso foi mais um golpe orquestrado com a nossa mídia. Bastava eles irem, serem mal recebidos ( será?), e voltarem. Um pequeno passeio na Venezuela que vai gerar uma infinidade de notícias. Já está acontecendo.

    – “Armaram uma ratoeira para nós”, diz Aloysio Nunes sobre ataque à comitiva na Venezuela (Jovem Pan)

    – Presidente Dilma convocou o chanceler brasileiro para esclarecer o incidente. (Terra)

    – Visita frustrada de opositores de Dilma à Venezuela gera mal-estar diplomático (BBC Brasil)

    – Deputados denunciam ‘plano de ingerência’ em viagem de comitiva liderada por Aécio Neves. (O Globo)

    – Ônibus com Aécio e outros senadores é cercado na chegada à Venezuela; Renan cobra atitude de Dilma (Terra)

    – Após protestos em Caracas, senadores decidem voltar ao Brasil (O Globo)

    – Visita frustrada de opositores de Dilma à Venezuela gera mal-estar diplomático ( UOL)

    – Dilma vê ‘viés político’ e pede que Itamaraty preste as

    informações ( Folha)

    – Oposição pede suspensão de votações na Câmara em protesto contra Venezuela (Folha)

    – Senadores brasileiros enfrentam protestos chavistas na Venezuela (Epoca)

    -Senadores vão exigir resposta dura do governo a hostilidade na Venezuela, diz Aécio ( Estadão)

    Sem contar a TV, jornais e rádios, twitter, etc… Essas eu tirei do Facebook

    Não é difícil pensar que tudo isso já estava orquestrado antes de acontecer.O Senadores aparecem, eles expõe o governo e ainda passam por agentes da liberdade.

    Como uma situação ridícula pode funcionar?

    Pode e funciona.

    Uma pena que ainda tenhamos tão pouca maturidade política e ainda acreditamos que a grande mídia, informa.

    Triste…..

  • Carlos Mangino

    E os professores do Parana? não merecem solidariedade? .

  • Ricardo Staack

    Na Venezuela haviam 77 embaixadores americanos, com maletas diplomáticas carregadas de pacos de nota de cem dólares, novinhas com a cinta do Federal Reserve e tudo, fazendo reuniões com qualquer grupo que se dissesse opositor do governo Maduro. Aí surgem os espertinhos para embolsar as verdinhas. Qual o poder de 77 maletas diplomáticas = não sujeita a serem abertas por nenhuma autoridade, qual o poder de compra? Tinha que diminuir o número de embaixadores, agiram certo os venezuelanos.

  • Fernando Cavalcanti

    Não que eu esperasse ler em Carta Capital qualquer coisa parecida com honestidade intelectual, mas falar em 46 mortes em “enfrentamentos”, quando se saber que foram assassinatos sumários de opositores do regime, aí já é demais. Não bastasse, o articulista insiste na mentira, dizendo que a maioria dos mortos não é de opositores ao regime. Como não!? Todos, absolutamente todos os mortos eram opositores ao regime. Cite apenas um caso que não seja! E mais: muitos foram mortos por milícias armadas, ilegais, a mando do próprio Maduro. Algo parecido com o que pretende fazer Lula aqui, usando o “exército do MST”.
    Que esta revista defenda Dilma e o PT já é inaceitável. Que se preste a defender um regime nefasto, fechado, atrasado, empobrecedor e corrupto como o da Venezuela, é realmente enterrar em cova rasa a reputação de todos os seus jornalistas.

  • Alex Ayres

    Carta capital ve-go-nha!!

  • Alex Ayres

    este vermelhistas petralhas estão vivendo em outro Brasil que não estou vivendo! miseria, roubalheira, crimes e safadezas!

  • Alex Ayres

    Quando a vangarda do militarismo estva no poder, eles eram torturadores! onde ja se viu que torturar terrorista é tortura!? é um bem para a nação!, e ainda os que se dizem torturados que sobraram estão fazendo o que estão fazendo, imaginem se eles não tivessem tido este pequeno corretivo?!? seriaam piores ainda!

  • Fernando

    Esse pessoal é ridículo…quando Lula capitaneou o Fora FHC só estava exercendo sua capacidade política, mas quando é um opositor de um regime descaradamente repressor então é desestabilizador. Fico decepcionado com a falta de argumentos e contradições desses articulistas….dá vontade de rir como não conseguem manter uma linha de conduto…é sempre a mesma coisa, quando é a favor é ótimo…quando é contra absurdo….só depende de quem faz e não do que faz….

  • Ricardo Staack

    Caprilles é um Color que não deu certo, em termos de conseguir a presidência. Cunha tá no mesmo saco de cocô.

  • Victor Comitti

    Tem também a Venezuela que a esquerda não quer ver:

    http://www.hrw.org/sites/default/files/reports/venezuela0514_ForUpload_0.pdf

  • Ricardo Staack

    Calçada em frente à casa de Jô Soares amanhece pichada: “Jô Soares morra”
    Apresentador foi duramente criticado após entrevista com a presidente Dilma Rousseff

    Pessoas de bem, notem, a direita está PIRANDO.

  • Arthur Ramos

    Sinceramente o regime venezuelano é absurdo, pior que tem gente que apoia esse tipo de governo, no mundo existe vários países com seus sistemas de governo variados, pq admirar o governo de maduro, não tem cabimento, falta conhecimento daqueles que o apoiam.

  • Ricardo Staack

    Globalização, no dos outros, é MOLEZA!

  • Não tamos nem ai !

    Ninguém muda a realidade com capacidade argumentativa seu idiota!!!
    “Existe democracia garantida nas urnas na Venezuela….bla bla bla e tudo intriga da oposição! “Um complô internacional para desestabilizar o governo daquele morto de fome que não tem dinheiro nem para comprar papel higiênico para limpar cuuu!!!!” fdp! Ninguém aguenta mais tanta mentira !!!

  • Não tamos nem ai !

    Ninguém muda a realidade com capacidade argumentativa seu idiota!!!
    “Existe
    democracia garantida nas urnas na Venezuela….bla bla bla e tudo
    intriga da oposição! “Um complô internacional para desestabilizar o
    governo daquele morto de fome que não tem dinheiro nem para comprar
    papel higiênico para limpar bunda!!!!” Ninguém aguenta mais tanta
    mentira !!!

  • Paulo rubson

    Morro ao lado da venezuela e vejo o que esse governo venezuelano faz com o seu povo, cidadão enfrentando filas quilométricas para comprar comida, povo sendo castigado em troca de benefícios sociais, tem que intervir mesmo, daqui a alguns anos podem ser os brasileiros na mesma situação. Venezuela tá uma m….

  • Roberto

    Se permitirmos a direita vai mergulhar a América Latina no obscurantismo……..

  • Pio Procópio

    Não vejo nenhuma legitimidade na preocupação de Aécio, porque ele não é um estadista, é arruaceiro, daqueles que quanto pior melhor. Qualquer ser humano que não tenha suado para conseguir alguma coisa boa na vida não pode ter sentimentos tão nobres. Diz o poeta Gonçalves Dias que “a vida é luta renhida” e esta o pseudodefensor da liberdade não lutou. Pena que seja acobertado pela Mídia venal, sonegadora de impostos e enganadora do povo simples. Arre!

  • Ricardo Staack

    “””López não. Além de não demonstrar arrependimento pelas oito mortes, dobrou a aposta. Criou o movimento La Salida (“a saída”), cujo objetivo declarado era “realizar todo tipo de ato capaz de desestabilizar o governo”, e insistia em dizer que nada iria detê-lo enquanto não conseguisse o que o nome do movimento pedia: a saída de Maduro do poder.””” Prestem atenção na intenção de prejudicar o governo, mesmo que inocentes morram, ódio e querendo derramar sangue, o que “todo tipo de ato…” pressupõe.

  • Ricardo Staack

    O jornalista Carlos Lacerda, que havia dito: “O Sr. Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.” Como primeiro resultado da vitória de Vargas, o partido da oposição, a UDN (União Democrática Nacional), defendeu junto ao TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) a tese de que Vargas deveria ter a maioria absoluta e não a relativa. Como a constituição não afirmava esta necessidade o TSE declarou Getúlio Vargas e seu vice, Café Filho, como legalmente eleitos, em 18 de janeiro de 1951, tomando posse no dia 31 daquele mesmo mês em meio a uma verdadeira festa popular. Carlos Caprilles LACERDA.

  • Zaira Barreto Machado Athanási

    De uma participante de foruns…claro, como é venezuelana e não concorda com a ‘democracia’ de Maduro…deve ser outra golpista..risivel vocês!!

    Soy venezolana y les puedo decir que el gobierno que tenemos lo que da es vergüenza. No hay justificación para que en este país tengamos que hacer cola para comprar desde papel toallet hasta carne, y lo peor es que la gente ya se acostumbro. La posición de algunos países es mirar hacia otro lado .

  • Gabriel

    Pelo que eu entendi, a oposição de lá parece o MST e a APEOESP daqui.

    • Dura_Realidade

      Com a diferença que na Venezuela, líderes estudantis são presos e desaparecem sem acusações formais…

  • Ricardo Staack

    O Macartismo que se tornou uma lucrativa indústria de delação nos EUA, qualquer coisa era um comuna a ser denunciado, havia dinheiro disponível para isso, depois foi enxotado pela sociedade norte americana e se transferiu para o cone sul para roubar nossas riquezas, em nome da pátria Deus Família etc, afinal aqui só tem indígenas negros e tudo tupiniquim, fáceis de serem roubados. Atualmente o que está dando grana é “ser contra o Islã” porque existe um investimento sionista pesado em xenofobia e racismo, para justificar a tão almejada guerra, que destruiu o nacionalismo árabe, e agora quer destruir o nacionalismo sul americano, ja acabaram com a Palestina que foi inteiramente tomada, e querem jogar bombas nucleares no Irã, para acender a guerra.

  • Ricardo Staack

    Macartismo é o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista, perseguição política e desrespeito aosdireitos civis nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950. Foi uma época em que o medo do Comunismoe da sua influência em instituições americanas tornou-se exacerbado, juntamente ao medo de ações de espionagem promovidas pela OTAN. Originalmente, o termo foi utilizado para criticar as ações do republicano Joseph McCarthy, senador americano por Wisconsin, tendo depois sido usado para fazer referências a vários tipos de condutas, não necessariamente ligadas às elaboradas por McCarthy.
    Durante o Macartismo, milhares de americanos foram acusados de ser comunistas ou filocomunistas, tornando-se objeto de investigações agressivas. A maior parte dos investigados pertencia ao serviço público (como Alger Hiss), à indústria do espetáculo (Barbara Bel Geddes), cientistas (David Bohm), educadores e sindicalistas e até militares de alta patente.

  • Osvaldo Damazio

    Como defender uma ditadura em que as pessoas não tem papel higiênico,inflação de 70%, e nenhuma liberdade de imprensa. Uma ditadura que defende outra como é Cuba.

  • Giuliano Ferreira Caputo Souza

    Demagogos, a Venezuela teve Eleições e tem os Poderes Constituídos. Gastando dinheiro Público para fazer Campanha Porque não vão a Coreia do Norte, Afeganistão, ou onde atuam o Estado Islâmico ou o Boko Haram? Eu até ajudo nas despesas de Viagem.

  • Eustaquio Fernandes

    Triste ver uma proto ditadura incompetente que está causando enorme mal ao seu próprio povo ter tantos defensores aqui só porque se diz socialista…

  • valtermir

    So se discute a saída de Dilma na legalidade se, crime de responsabilidade, dentro do atual mandato. Ou, crime eleitoral. No decorrer de 15 dias pos diplomacao. Fora isto, E’ GOLPE DE ESTADO.

    • Dura_Realidade

      Sim, qualquer “mal feito de responsabilidade” praticado antes, fica no passado!
      Afinal, quem é que nunca levou vantagem em nome do povo, para o povo, pelo povo!
      É bom ter uma presidente que é uma verdadeira “bussola moral”!

  • celso luis ferraz

    Fui excluído que belo exemplo de democracia, agora quando tento escrever comentários na carta capital estou bloqueado , porque wu comparei a trajetória do traficante de cocaína com o traficante de influencias Lula Escobar…

  • nelsoncarvalho

    A carta capital é o retrato da esquerda brasileira. se o comentário não favorecer é removido.
    A partir de hoje estou removendo a carta capital do meu computador.

  • Carlos E. A. Henriques

    Eleição se perde ou se ganha. É símples assim.

  • kerwson lisi

    A Venezuela é o país mais rico da America Latrina e conseguiu ser falida pelo comunismo via socialismo bolivariano bufa. É a comprovação mais cristalina da ineficiencia deste regime nefasto e assassino.Hoje falta tudo, de liberdade e papel higienico, a remédios, que a população está utilizando de uso veterinário.Agora está criando factóide político de guerra com a Colombia para desviar o foco e o mundo não notar às suas próprias atrocidades .Pior é que ainda tem chacal vermelho a defender esta merda para nós brasileiro.DANE-SE!!!!! , para não dizer FO..-..!!!!!!Esquerda nem para guardar o Bráulio.

  • Dura_Realidade

    Ainda bem que com 150.000 empresas fechadas desde Chavez, inflação na casa dos 60%, e filas enormes para comprar 1kg de arroz, podemos ter certeza de que o Bolivarianismo Venezuelano é um sucesso que prova por si mesmo, com seus números, a eficácia de tão ousado plano!

  • Carlos E. A. Henriques

    A única coisa que faz os brasileiros fazerrem algo parecido com barricadas são as disputas entre torcidas de futebol.