A OEA nos tempos da neutralidade com partido

Nesta semana, Miami sediou um evento interessante, chamado Cúpula Latinoamericana de Marketing Político e Governança. Os temas desenvolvidos por lá devem ser vistos provavelmente nas próximas eleições do continente, ao talvez em outras jogadas comunicacionais na preparação para elas. O curioso, no entanto, foi ver o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) participar de…

CELAC: América Latina reunida contra Trump

Por Francisco Denis Em meio aos decretos do recém-empossado presidente estadunidense Donald Trump, ocorreu em Bávaro, República Dominicana a V Cúpula da CELAC, a Comunidade de Estados Latino-Americano e Caribenhos. Criada em 2011, a CELAC é hoje a maior e mais representativa organização internacional da região. Apesar de pouco conhecida, conta com a presença de…

A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

A teoria brasileira sabotadora da integração

Por Aram Aharonian * – artigo publicado originalmente no site América Latina en Movimiento O governo golpista brasileiro, ainda sendo interino, tomou cores de ditadura no que diz respeito a aplicar a teoria dos fatos consumados e da intervenção nos assuntos internos dos demais países, com a intenção manifesta de ser um “sub império” regional, a serviço…

José Serra afasta o Brasil da América Latina

Por Chico Dênis e Alexandre Andreatta As recentes três notas do Itamaraty, o pedido de estudo de custo de postos diplomáticos abertos nos governos Lula e Dilma na África e no Caribe nos últimos anos e o discurso de posse do novo ministro interino das Relações Exteriores, José Serra (PSDB) demonstram que, em menos de…

A imprensa latina, em defesa do cargo de primeira-dama

A repercussão da reportagem que celebrou o recato de Marcela Temer, que causou comoção no Brasil, não é algo inédito nesta América do Sul que viu as mulheres chegarem ao poder, e agora assiste ao que muitos dizem que é a “volta da mulher ao seu devido lugar”. A foto é de março de 2014,…

Os golpes de Estado do Século XXI (postagem atualizada)

Há pouco mais de um ano atrás, dias após a primeira marcha “contra a corrupção” – quando ainda não havia uma manobra política para se derrubar a presidenta Dilma Rousseff – , escrevi uma postagem aqui no blog sobre um longíquo tempo em que havia os que defendia, no Brasil, a ideia de que já…

A Operação Abutre e as novas conspirações sulamericanas

Teorias da conspiração existem para todos os lados, no caso das que envolvem a política, podem ser de esquerda ou de direita. Vejamos, por exemplo, como este 2015 começou com os protestos da direita instalando ilusões sobre “ditaduras comunistas bolivarianas”, a invasão cubano-haitiana através dos refugiados e dos médicos guerrilheiros, entre outras. E agora terminamos…

Um Foro de São Paulo no pior momento da esquerda sulamericana

Começou nesta quarta-feira (29/7), na capital do México, o 21º Encontro do Foro de São Paulo, num momento em que os projetos políticos de esquerda na região, especialmente os da América do Sul, enfrentam sua grande encruzilhada. Um evento fadado a ver travada a agenda progressista pura, com diversas questões e problemáticas sobre a mesa…

Mercosul busca um norte, e também um oeste

Cinco chefes de Estado cara a cara, sem a chilena Michelle Bachelet, que não quis ficar para ver o debate sobre o anseio boliviano de saída ao mar. Protegidos pelas paredes duras do Palácio do Itamaraty, e pela falta de entusiasmo da mídia corporativa com o evento, os presidentes protagonizaram mais uma Cúpula do Mercosul,…