Retorno de Cristina preocupa Macri, e também os peronistas

Uma multidão superlotando o estádio do clube Arsenal de Sarandí, na tarde desta terça-feira (20/6), preenchendo tanto as arquibancadas quanto o gramado e as ruas contíguas, na região da Zona Sul da Grande Buenos Aires conhecida como território peronista. Dezenas, talvez mais de uma centena de milhares de pessoas, os números variam de acordo com…

Macri encurralado pelas memórias argentinas

Centenas de milhares de pessoas na e praça e nas avenidas ao redor da Casa Rosada, ou em outros diferentes pontos da capital, se tornaram quase uma paisagem habitual para o presidente argentino durante este mês de março. O governo de Mauricio Macri começou com a esperança de marcar a renovação da direita na América…

Macri perdoa dívida bilionária de sua família, e culpa Cristina

Uma dívida de mais de 70 bilhões de pesos argentinos (equivalentes a 14 bilhões de reais, mais ou menos), desapareceram de uma canetada. O autor da canetada foi o presidente argentino Mauricio Macri, e a beneficiada pela medida é a família Macri. Se trata da bilionária dívida que a empresa Correo Argentino têm com o…

Suspensão da Venezuela: só política, nada jurídica

Por Francisco Denis Que 2016 vem sendo um ano turbulento no Brasil e no mundo não há nenhuma dúvida. Tampouco se ignora o fato de que as consequências das mudanças econômicas e políticas afetaram em cheio um dos blocos de integração mais estratégicos da região: o Mercosul. No ano em que completa o seu 25º…

A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

A teoria brasileira sabotadora da integração

Por Aram Aharonian * – artigo publicado originalmente no site América Latina en Movimiento O governo golpista brasileiro, ainda sendo interino, tomou cores de ditadura no que diz respeito a aplicar a teoria dos fatos consumados e da intervenção nos assuntos internos dos demais países, com a intenção manifesta de ser um “sub império” regional, a serviço…

A encruzilhada de um Mercosul sem consenso

Por Francisco Denis Sem se valer de teorias e conceitos, de forma simples, entende-se que consenso é quando duas ou mais partes chegam a um ponto em comum, numa determinada negociação sobre algum tema. Todos são ouvidos e suas opiniões respeitadas, desde o maior ao menor, seja qual for o poder de cada um na…

O jogo mais importante de todos os tempos

Poucos brasileiros são capazes de entender porque os argentinos se atrevem a dizer que Maradona é maior que Pelé, já que nossa crença na superioridade do nosso craque – certamente legítima – se baseia em números que o baixinho deles não chega nem perto. Parte dessa incredulidade se dá porque não sabemos o que é…

A derrota comunicacional da esquerda na América do Sul

Quando a esquerda começou a tomar um por um os governos dos países sulamericanos, quando foi se instalando, aos poucos, uma onda de governos dispostos a fortalecer o papel do Estado, a trincheira buscada pelas forças neoliberais para se reagrupar e rearmar sua estratégia foi a da imprensa. Os danos causados pelas políticas neoliberais foram…

José Serra afasta o Brasil da América Latina

Por Chico Dênis e Alexandre Andreatta As recentes três notas do Itamaraty, o pedido de estudo de custo de postos diplomáticos abertos nos governos Lula e Dilma na África e no Caribe nos últimos anos e o discurso de posse do novo ministro interino das Relações Exteriores, José Serra (PSDB) demonstram que, em menos de…