O perdão sem arrependimento dos torturadores chilenos

Nesta sexta-feira (23/12), o Chile viveu a realização de um momento esperado há dias: a anunciada missa de natal na Penitenciária Especial de Punta Peuco, na qual foram lidas dez cartas com pedidos de perdão de ex-militares condenados por crimes durante a ditadura. Mas perdão por quê? Como? Para quem? E, principalmente, para quê? Das…

“Chile, decime qué se siente” sobre as mágoas deixadas em Beagle e nas Malvinas

A Argentina perdeu a Copa de 2014 em campo, superada pela Alemanha na prorrogação da final. Mas, temos que admitir, nas arquibancadas, nas ruas, na praia de Copacabana, eles foram os campeões. Ainda que passem os anos, como diz a letra, ninguém vai esquecer o hit daquele inverno: “Brasil, decime qué se siente, tener en…

Augusto Pinochet, uma história de amor

Engana-se quem pensa que o amor precisa ser feito somente de beijos, abraços e sexo. Pode se constituir de tantos elementos diferentes, tão contrários a si, e ser o mesmo amor, como já dizia o poeta d´Os Lusíadas. Só o amor conhece o que é verdade, e a verdade por ser até mesmo o inferno.…

Nixon avisou que ia dar um pé na bunda do Chile, e deu!

Diferente de mim, algumas pessoas ainda se escandalizam com a palavra bunda. Lamento aos que não gostaram dela no título, mas não julguem por isso, julguem o Richard Nixon, porque foi exatamente esse o termo usado por ele para exigir que seus assessores preparassem o golpe contra Salvador Allende. A frase foi dita em julho…