Por que os chilenos estão nas ruas contra a previdência privada

Desde julho de 2016, o assunto político mais importante do Chile é o sistema previdenciário. Multitudinárias marchas realizadas nas principais cidades do país, uma delas com quase um milhão de pessoas, exige o fim do sistema criado durante a ditadura, e que só agora, quando as primeiras pessoas estão se aposentando por ele, se descobriu…

Macri perdoa dívida bilionária de sua família, e culpa Cristina

Uma dívida de mais de 70 bilhões de pesos argentinos (equivalentes a 14 bilhões de reais, mais ou menos), desapareceram de uma canetada. O autor da canetada foi o presidente argentino Mauricio Macri, e a beneficiada pela medida é a família Macri. Se trata da bilionária dívida que a empresa Correo Argentino têm com o…

O perdão sem arrependimento dos torturadores chilenos

Nesta sexta-feira (23/12), o Chile viveu a realização de um momento esperado há dias: a anunciada missa de natal na Penitenciária Especial de Punta Peuco, na qual foram lidas dez cartas com pedidos de perdão de ex-militares condenados por crimes durante a ditadura. Mas perdão por quê? Como? Para quem? E, principalmente, para quê? Das…

A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

A derrota comunicacional da esquerda na América do Sul

Quando a esquerda começou a tomar um por um os governos dos países sulamericanos, quando foi se instalando, aos poucos, uma onda de governos dispostos a fortalecer o papel do Estado, a trincheira buscada pelas forças neoliberais para se reagrupar e rearmar sua estratégia foi a da imprensa. Os danos causados pelas políticas neoliberais foram…

A imprensa latina, em defesa do cargo de primeira-dama

A repercussão da reportagem que celebrou o recato de Marcela Temer, que causou comoção no Brasil, não é algo inédito nesta América do Sul que viu as mulheres chegarem ao poder, e agora assiste ao que muitos dizem que é a “volta da mulher ao seu devido lugar”. A foto é de março de 2014,…

O urso que deu um oscar para o Chile

Se o Leonardo di Caprio precisou até sair no braço com um urso para conseguir um oscar, imaginem uma modesta produção latinoamericana. Mas sim, a América Latina também faturou uma estatueta inédita neste domingo, e também graças a um urso. Se trata do curta de animação chileno Historia de un Oso (“História de um Urso”), filme…

Um Chile em problemas com todos os vizinhos

Quem acompanha no noticiário o que acontece no Chile, ou no lado oriental da América do Sul, vai lembrar da recente vitória da Bolívia na Corte Internacional de Justiça de Haia, a primeira do longo processo no qual o país do altiplano pretende recuperar uma saída ao mar perdida na Guerra do Pacífico (1879-1883). A…

Um outro Francisco

A esta altura, já não são poucos os que veem em Francisco uma renovação na Igreja Católica, mais voltada para valores progressistas e flertando com a Teologia da Libertação. Uma instituição que, desde a chegada do argentino, em 2013, passou a falar em combate à miséria, em questionar o consumismo desenfreado, em defender o meio…

O terremoto no Chile e a prioridade do lucro sobre a vida

O terremoto ocorrido na noite desta quarta-feira (16/9), na região central do Chile, foi fortíssimo – teve 8,3º na escala de richter, o maior deste ano e um dos dez maiores da história. Até agora, foram registradas doze mortes e dezenas de pessoas desaparecidas, além de muita destruição, sobretudo nas regiões próximas ao epicentro –…