O urso que deu um oscar para o Chile

Se o Leonardo di Caprio precisou até sair no braço com um urso para conseguir um oscar, imaginem uma modesta produção latinoamericana. Mas sim, a América Latina também faturou uma estatueta inédita neste domingo, e também graças a um urso. Se trata do curta de animação chileno Historia de un Oso (“História de um Urso”), filme…

Peru reconhece alfabeto de 31 idiomas indígenas

Ao longo de 2015, o Peru reconheceu oficialmente 31 das línguas indígenas existentes no país, onde espanhol é língua mãe de 83,9% dos habitantes. Instituições públicas deverão utilizar as grafias originárias, incluindo certidões bilingues de nascimento, casamento e óbito, se o cidadão exigir. No caso peruano, o reconhecimento desses alfabetos é feito por resolução do…

EDUARDO GALEANO (1940-2015)

“Muita gente pequena, em pequenos lugares, fazendo coisas pequenas podem transformar o mundo.” “Em 1492, os nativos descobriram que eram índios. Descobriram que viviam num lugar chamado América. Descobriram que estavam nus, que existia o pecado. Descobriram que deviam obediência a um rei e uma rainha de outro mundo, e a um deus de outro…

Chile contra a impunidade

Por onde se começa a procurar por alguém que desaparece? Por uma pessoa que não voltou mais para casa. Um cidadão que, dizem os vizinhos, foi levado aos tapas e colocado em um caminhão lotado de militares armados. Por onde começar essa busca, se é justamente o Estado, aquele que deve proteger, o maior suspeito…

Chaves, o personagem símbolo da América Latina

Muitas coisas serão ditas nas próximas horas e nos próximos dias sobre a morte do criador dos personagens Chaves e Chapolim, entre tantos outros. Vão lembrar do lado negativo, as brigas com os demais atores pelos direitos autorais dos personagens, as acusações de que era amigo de líderes narcotraficantes mexicanos, entre outras suspeitas não comprovadas mas…

Nicanor Parra em 100 palavras e 10 imagens

Nicanor Parra, berço em Chillán, no Chile mapuche. Entre uma irmã Violeta e outros vários, o único que estudou. Abandonou engenharia e direito para fazer e ensinar literatura. Conheceu países onde se reconciliou com sua chilenidade. Amigo de reis, presidentes, militantes, militares. Flertou com o comunismo. O Nobel flertou com ele. Almoçou com Allende, jantou…

Enchufe.tv: os equatorianos que estão bombando nas redes

“Fotos Pa´l Face” é um vídeo da Enchufe.tv, um programa genial realizado pela produtora equatoriana Touché Films, que há cerca de dois anos vêm publicando alguns dos sketchs mais geniais da rede em idioma espanhol. A ironia do vídeo acima vem do fato de que, apesar da crítica, eles também vivem da gente que vive…

Unesco declara Caminhos Incas como patrimônio da humanidade

São mais de 27 mil km de estreitas vias construídas há centenas de anos – talvez há mais de mil, como supõem alguns estudiosos –, em rotas que seguem sinuosos contornos entre milhares de montanhas da Cordilheira dos Antes, passando por territórios que hoje são de seis países diferentes, mas que foram feitos quando a…

Por que o Haiti não seria um país latino?

Esse tópico é mais uma provocação do que uma opinião, embora carregada também de um mea culpa, já que nós mesmos, quando iniciamos este blog, debatemos sobre se o Haiti é um país latino e deveria ser incluído entre os nossos assuntos – falar, por exemplo, dos 10 anos da missão da ONU no país.…

Soda Stereo: quatro anos sem os reis do rock latino

Muitos brasileiros nunca ouviram falar em Soda Stereo, o que faz o nosso país ignorar, por tabela, uma angústia que toda a América Latina sofre há exatos quatro anos. No dia 17 de maio de 2010, durante um show de sua turnê como solista, num estádio em Caracas, o famoso cantor e compositor argentino Gustavo…