Colombianos escolhem presidente neste domingo

Eleitores colombianos escolherão neste domingo (25) o presidente de seu país. Concorrem o atual presidente, Juan Manuel Santos; Oscar Zuluaga, nome apoiado pelo ex-presidente e senador eleito Uribe; Enrique Peñalosa, da Aliança Verde; Clara López, do Polo Democrático Alternativo (centro-esquerda); e Marta Lucía Ramírez, do partido Conservador.

Santos e Zuluaga lideraram as últimas pesquisas de intenção de voto e estão praticamente empatados, com aproximadamente 30%. Os demais têm números semelhantes, por volta de 10%. É provável, portanto, que a disputa vá para o segundo turno, a ser reailzado em 15 de junho.

Um dos pontos mais importantes do debate eleitoral é sobre a relação com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Aliás, este é o grande diferencial entre Santos e Zuluaga. Enquanto o primeiro defende a continuidade das negociações de paz iniciadas em andamento desde novembro de 2012, Zuluaga quer o fim do diálogo.

Quando eleito, em 2010, era Santos quem tinha o apoio do então presidente Álvaro Uribe (2002-2010) – Santos foi seu ministro da Defesa. Os dois romperam quando Santos começou as negociações com a guerrilha.

E um dos fatos que pode favorecer Santos é justamente o acordo firmado entre as Farc e o governo sobre drogas ilícitas. O compromisso foi firmado em 16 de maio, durante uma das mesas de diálogo entre o grupo e o governo colombiano realizada em Havana, após mais de cinco meses de discussão sobre o tema.