O que a Guiana Francesa pode esperar de Macron

Por Clarisse Meireles Único território francês na América do Sul, a Guiana Francesa tem algumas pistas do que o novo presidente francês, Emmanuel Macron, empossado no último domingo, dia 14 de maio, reserva para o departamento francês ultramarino. Em visita à Guiana em agosto de 2015, Macron, então ministro da Economia, reuniu-se na capital Caiena…

Maduro vai para o tudo ou nada da Constituinte

Nesta semana, o presidente Nicolás Maduro deu início a um novo processo constitucional na Venezuela, cujo próximo passo, caso confirmado pela autoridade eleitoral, seria a convocação de eleições para se criar uma nova assembleia constituinte. Uma jogada arriscada, e que, segundo o mandatário venezuelano, partirá como uma revisão da atual carta magna, criada em 1999,…

Desordem política num Paraguai em chamas

Por Alex Pegna Hercog La izquierda y la derecha unidas jamás serán vencidas. Essa célebre frase do poeta chileno Nicanor Parra traduz as contradições políticas do Paraguai, materializadas neste controverso dia 31 de março de 2017. No Congresso, a direita e a esquerda, unidas, aprovaram a emenda constitucional que permite a reeleição. Nas ruas, manifestantes…

Golpes e contragolpes da permanente crise venezuelana

O noticiário internacional desta quinta-feira (30/03) foi marcado por um novo episódio no recrudescimento da crise política na Venezuela. Como o Brasil também vive numa crise política, fruto de um golpe de Estado que suscita a controvérsia de se foi ou não foi, é inevitável que a reação seja a de trasladar a discussão para…

A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

Entre marchas e apelo aos militares, oposição aperta o cerco contra Maduro

A crise política e econômica na Venezuela soma capítulos todos os dias. O mais recente deles foi uma jornada de marchas convocadas pela oposição nesta quarta-feira (18/5), em Caracas e outras capitais regionais, defendendo a realização de um referendo revogatório contra o governo. Algumas das marchas terminaram em confrontação entre manifestantes e a polícia. Dias…

Por que a paz na Colômbia não chegou na data prevista

Por Mariana Clini Diana Dia 23 de março chegou e a Colômbia amanheceu tranquila, como um dia normal de semana santa, celebrada pelos católicos que representam a maioria neste país. Nada havia de atípico, exceto pela promessa feita, em setembro do ano passado, pelo presidente Juan Manuel Santos, junto com seu antagonista, de codinome Timochenko,…

Piedad Córdoba, senadora sem fronteiras

Quando a colombiana Piedad Córdoba estava a bordo de um helicóptero brasileiro vindo da selva para trazer seis reféns libertados, em fevereiro de 2009, não poderia imaginar que seu mandato de senadora seria cassado pela Justiça no ano seguinte. Junto dela estavam o ex-governador Alan Jara, o ex-deputado Sigifredo López, três policiais e um militar…

Um Chile em problemas com todos os vizinhos

Quem acompanha no noticiário o que acontece no Chile, ou no lado oriental da América do Sul, vai lembrar da recente vitória da Bolívia na Corte Internacional de Justiça de Haia, a primeira do longo processo no qual o país do altiplano pretende recuperar uma saída ao mar perdida na Guerra do Pacífico (1879-1883). A…

Colômbia e Venezuela dividem mais uma crise diplomática em suas fronteiras

por Mariana Clini Diana A crise na zona fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela não é um assunto atual. A situação crítica na cidade colombiana de Cúcuta é o resultado da negligência dos dois países, com raízes em governos anteriores. Como muitas vezes acontece, a corda arrebenta no lado mais fraco e a população…