A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

Entre marchas e apelo aos militares, oposição aperta o cerco contra Maduro

A crise política e econômica na Venezuela soma capítulos todos os dias. O mais recente deles foi uma jornada de marchas convocadas pela oposição nesta quarta-feira (18/5), em Caracas e outras capitais regionais, defendendo a realização de um referendo revogatório contra o governo. Algumas das marchas terminaram em confrontação entre manifestantes e a polícia. Dias…

Por que a paz na Colômbia não chegou na data prevista

Por Mariana Clini Diana Dia 23 de março chegou e a Colômbia amanheceu tranquila, como um dia normal de semana santa, celebrada pelos católicos que representam a maioria neste país. Nada havia de atípico, exceto pela promessa feita, em setembro do ano passado, pelo presidente Juan Manuel Santos, junto com seu antagonista, de codinome Timochenko,…

Piedad Córdoba, senadora sem fronteiras

Quando a colombiana Piedad Córdoba estava a bordo de um helicóptero brasileiro vindo da selva para trazer seis reféns libertados, em fevereiro de 2009, não poderia imaginar que seu mandato de senadora seria cassado pela Justiça no ano seguinte. Junto dela estavam o ex-governador Alan Jara, o ex-deputado Sigifredo López, três policiais e um militar…

Um Chile em problemas com todos os vizinhos

Quem acompanha no noticiário o que acontece no Chile, ou no lado oriental da América do Sul, vai lembrar da recente vitória da Bolívia na Corte Internacional de Justiça de Haia, a primeira do longo processo no qual o país do altiplano pretende recuperar uma saída ao mar perdida na Guerra do Pacífico (1879-1883). A…

Colômbia e Venezuela dividem mais uma crise diplomática em suas fronteiras

por Mariana Clini Diana A crise na zona fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela não é um assunto atual. A situação crítica na cidade colombiana de Cúcuta é o resultado da negligência dos dois países, com raízes em governos anteriores. Como muitas vezes acontece, a corda arrebenta no lado mais fraco e a população…

Uma nova chacina, um México que continua o mesmo

Neste fim de semana, o mundo soube de mais uma chacina brutal no México. Foram cinco novos cadáveres encontrados na noite de sexta-feira (31/7), dois deles (duas mulheres) ainda não identificados, num apartamento em Colonia Narvarte, no Distrito Federal mexicano, e a retomada da já velha discussão sobre se o país já perdeu a capacidade…

A diferença entre atacar Bogotá e o resto da Colômbia

Por Mariana Clini Diana Nos últimos dias, quatro petardos (bomba de pequena potência) explodiram em Bogotá, e com isso o pesadelo de dias inseguros voltou a prevalecer entre os colombianos. Rapidamente informações incompletas ou falsas já estavam em muitos celulares e redes sociais, difundindo o pânico entre muitos bogotanos. Em época de augúrio de paz,…

A Venezuela que Aécio não quer ver

A preocupação do senador Aécio Neves e alguns líderes da direita brasileira é legítima. Porém, é interessante constatar como essa iniciativa anunciada de visitar os presos políticos do país é sustentada por argumentos descontextualizados e que omitem uma situação política muito mais complexa, da qual o principal defendido pela comitiva brasileira não é vítima, mas…

Mujica põe em jogo sua popularidade na Colômbia

Já sem a atribulada agenda presidencial para mantê-lo sempre em evidência, o agora senador Pepe Mujica encontra mais tempo para atender os pedidos internacionais. Por isso, terminou a semana passada com uma viagem, primeiro a Havana, e que se estendeu esta semana até Bogotá, atendendo uma solicitação do presidente Juan Manuel Santos para participar das…