Os seis meses que faltam para o fim do conflito colombiano

Por Mariana Clini Diana O dia 23 de março de 2016 foi a data estipulada para que a Colômbia deixe de ser um país em conflito. Não se sabe se depois de assinar um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o cenário de violência será melhor ou pior, mas mostra que o…

A diferença entre atacar Bogotá e o resto da Colômbia

Por Mariana Clini Diana Nos últimos dias, quatro petardos (bomba de pequena potência) explodiram em Bogotá, e com isso o pesadelo de dias inseguros voltou a prevalecer entre os colombianos. Rapidamente informações incompletas ou falsas já estavam em muitos celulares e redes sociais, difundindo o pânico entre muitos bogotanos. Em época de augúrio de paz,…

Mujica põe em jogo sua popularidade na Colômbia

Já sem a atribulada agenda presidencial para mantê-lo sempre em evidência, o agora senador Pepe Mujica encontra mais tempo para atender os pedidos internacionais. Por isso, terminou a semana passada com uma viagem, primeiro a Havana, e que se estendeu esta semana até Bogotá, atendendo uma solicitação do presidente Juan Manuel Santos para participar das…

O ataque que interrompeu a trégua na Colômbia

Quatro meses de trégua unilateral no conflito armado colombiano significaram um país onde onde as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) não realizavam ataques desde o anúncio da medida por parte da guerrilha, no dia 20 de dezembro de 2014. Tudo isso mudou nas primeiras horas desta quarta-feira (15/04), quando um comando da Terceira Divisão…