Macri perdoa dívida bilionária de sua família, e culpa Cristina

Uma dívida de mais de 70 bilhões de pesos argentinos (equivalentes a 14 bilhões de reais, mais ou menos), desapareceram de uma canetada. O autor da canetada foi o presidente argentino Mauricio Macri, e a beneficiada pela medida é a família Macri. Se trata da bilionária dívida que a empresa Correo Argentino têm com o…

12F: México marchará contra Trump neste domingo

“Seremos um imenso muro humano nas ruas”, é uma das consignas usadas para convocar os atos programados para este domingo (12/2) em diversas cidades mexicanas, em protesto contra a intenção do presidente estadunidense Donald Trump de construir um muro em toda a fronteira entre os dois países. A insistência do mandatário vizinho em impulsar a…

A encruzilhada de um Mercosul sem consenso

Por Francisco Denis Sem se valer de teorias e conceitos, de forma simples, entende-se que consenso é quando duas ou mais partes chegam a um ponto em comum, numa determinada negociação sobre algum tema. Todos são ouvidos e suas opiniões respeitadas, desde o maior ao menor, seja qual for o poder de cada um na…

José Serra afasta o Brasil da América Latina

Por Chico Dênis e Alexandre Andreatta As recentes três notas do Itamaraty, o pedido de estudo de custo de postos diplomáticos abertos nos governos Lula e Dilma na África e no Caribe nos últimos anos e o discurso de posse do novo ministro interino das Relações Exteriores, José Serra (PSDB) demonstram que, em menos de…

A imprensa latina, em defesa do cargo de primeira-dama

A repercussão da reportagem que celebrou o recato de Marcela Temer, que causou comoção no Brasil, não é algo inédito nesta América do Sul que viu as mulheres chegarem ao poder, e agora assiste ao que muitos dizem que é a “volta da mulher ao seu devido lugar”. A foto é de março de 2014,…

A Operação Abutre e as novas conspirações sulamericanas

Teorias da conspiração existem para todos os lados, no caso das que envolvem a política, podem ser de esquerda ou de direita. Vejamos, por exemplo, como este 2015 começou com os protestos da direita instalando ilusões sobre “ditaduras comunistas bolivarianas”, a invasão cubano-haitiana através dos refugiados e dos médicos guerrilheiros, entre outras. E agora terminamos…

Um outro Francisco

A esta altura, já não são poucos os que veem em Francisco uma renovação na Igreja Católica, mais voltada para valores progressistas e flertando com a Teologia da Libertação. Uma instituição que, desde a chegada do argentino, em 2013, passou a falar em combate à miséria, em questionar o consumismo desenfreado, em defender o meio…

Os seis meses que faltam para o fim do conflito colombiano

Por Mariana Clini Diana O dia 23 de março de 2016 foi a data estipulada para que a Colômbia deixe de ser um país em conflito. Não se sabe se depois de assinar um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o cenário de violência será melhor ou pior, mas mostra que o…

Um Foro de São Paulo no pior momento da esquerda sulamericana

Começou nesta quarta-feira (29/7), na capital do México, o 21º Encontro do Foro de São Paulo, num momento em que os projetos políticos de esquerda na região, especialmente os da América do Sul, enfrentam sua grande encruzilhada. Um evento fadado a ver travada a agenda progressista pura, com diversas questões e problemáticas sobre a mesa…

Cristina e Ledezma entre as duas caras da mídia

As últimas horas recolocaram a Venezuela no noticiário internacional, principalmente na imprensa brasileira, devido à prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, um dos líderes da oposição mais ferrenha ao chavismo, e mais ferrenha ainda desde a chegada de Nicolás Maduro ao poder. Ledezma foi detido na noite do dia 19 de fevereiro, acusado de…