A OEA nos tempos da neutralidade com partido

Nesta semana, Miami sediou um evento interessante, chamado Cúpula Latinoamericana de Marketing Político e Governança. Os temas desenvolvidos por lá devem ser vistos provavelmente nas próximas eleições do continente, ao talvez em outras jogadas comunicacionais na preparação para elas. O curioso, no entanto, foi ver o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) participar de…

Golpes e contragolpes da permanente crise venezuelana

O noticiário internacional desta quinta-feira (30/03) foi marcado por um novo episódio no recrudescimento da crise política na Venezuela. Como o Brasil também vive numa crise política, fruto de um golpe de Estado que suscita a controvérsia de se foi ou não foi, é inevitável que a reação seja a de trasladar a discussão para…

CELAC: América Latina reunida contra Trump

Por Francisco Denis Em meio aos decretos do recém-empossado presidente estadunidense Donald Trump, ocorreu em Bávaro, República Dominicana a V Cúpula da CELAC, a Comunidade de Estados Latino-Americano e Caribenhos. Criada em 2011, a CELAC é hoje a maior e mais representativa organização internacional da região. Apesar de pouco conhecida, conta com a presença de…

Entre marchas e apelo aos militares, oposição aperta o cerco contra Maduro

A crise política e econômica na Venezuela soma capítulos todos os dias. O mais recente deles foi uma jornada de marchas convocadas pela oposição nesta quarta-feira (18/5), em Caracas e outras capitais regionais, defendendo a realização de um referendo revogatório contra o governo. Algumas das marchas terminaram em confrontação entre manifestantes e a polícia. Dias…

Cristina e Ledezma entre as duas caras da mídia

As últimas horas recolocaram a Venezuela no noticiário internacional, principalmente na imprensa brasileira, devido à prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, um dos líderes da oposição mais ferrenha ao chavismo, e mais ferrenha ainda desde a chegada de Nicolás Maduro ao poder. Ledezma foi detido na noite do dia 19 de fevereiro, acusado de…