Scioli e Macri em busca dos votos de esquerda

A primeira grande surpresa das eleições primárias argentinas deste domingo (9/8) é que as pesquisas acertaram quase em cheio o resultado final. Daniel Scioli, governador da Província de Buenos Aires e candidato único da coligação kirchnerista FpV (Frente para a Vitória), alcançou 38,5% dos votos, ficando a 1,5% de um dos cenários que lhe permitiria…

Cristina e Ledezma entre as duas caras da mídia

As últimas horas recolocaram a Venezuela no noticiário internacional, principalmente na imprensa brasileira, devido à prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, um dos líderes da oposição mais ferrenha ao chavismo, e mais ferrenha ainda desde a chegada de Nicolás Maduro ao poder. Ledezma foi detido na noite do dia 19 de fevereiro, acusado de…

O thriller policial que pautará as eleições na Argentina

Quem viu e gostou do filme Tese Sobre um Homicídio, uma dessas brilhantes obras cinematográficas argentinas com o protagonismo do infaltável Ricardo Darín, não perde por esperar o pleito presidencial deste ano. Juntem todos os escritores de novelas policiais numa sala e vejam se conseguem bolar uma trama que supere a realidade. Buenos Aires despertou…

A encruzilhada de uma América do Sul sem caudilhos

A ojeriza generalizada contra a política é a grande contradição do nosso tempo. Não deixa de ser ideológico um mundo sem políticos. Na prática, isso significa Estado fraco, sem capacidade de contrariar os grandes grupos econômicos – que já têm muito poder, e se ainda não ditam todas as regras (ditam a maioria) é porque…