Macri perdoa dívida bilionária de sua família, e culpa Cristina

Uma dívida de mais de 70 bilhões de pesos argentinos (equivalentes a 14 bilhões de reais, mais ou menos), desapareceram de uma canetada. O autor da canetada foi o presidente argentino Mauricio Macri, e a beneficiada pela medida é a família Macri. Se trata da bilionária dívida que a empresa Correo Argentino têm com o…

A derrota comunicacional da esquerda na América do Sul

Quando a esquerda começou a tomar um por um os governos dos países sulamericanos, quando foi se instalando, aos poucos, uma onda de governos dispostos a fortalecer o papel do Estado, a trincheira buscada pelas forças neoliberais para se reagrupar e rearmar sua estratégia foi a da imprensa. Os danos causados pelas políticas neoliberais foram…

A imprensa latina, em defesa do cargo de primeira-dama

A repercussão da reportagem que celebrou o recato de Marcela Temer, que causou comoção no Brasil, não é algo inédito nesta América do Sul que viu as mulheres chegarem ao poder, e agora assiste ao que muitos dizem que é a “volta da mulher ao seu devido lugar”. A foto é de março de 2014,…

A direita e o neoliberalismo voltam ao poder na Argentina

Chegou o dia em que a direita voltou ao poder através das urnas. Um dia cheio de ironias. Aquele Mauricio Macri que falava em fraude eleitoral nas vésperas do primeiro turno desapareceu quando conseguiu uma derrota favorável naquela mesma instância, e não se viu nem sombra neste segundo. Tampouco a imprensa deu muitas linhas sobre…

A brasileirização das eleições na Argentina

Quem acompanhou a apuração dos resultados do primeiro turno da Argentina tendo vivido o que aconteceu nas eleições brasileiras do ano passado deve ter sentido aquele clássico déjà vu: um candidato governista que as pesquisas diziam que lutava por uma vitória no primeiro turno, e apesar de ser apoiado por um presidente muito popular, termina…

Uma semana de três pleitos

Esta semana poderá decidir coisas importantes para a América Latina nos próximos anos. Embora o Brasil esteja mais preocupado com sua própria instabilidade e as tentativas forçadas de quebrar a ordem constitucional, em três outros países da região haverá eleições. São as três eleições programadas para a América Latina neste ano de 2015, e todas…

O enigma Scioli

Ele foi o escolhido pela própria Cristina Kirchner para defender o atual projeto político argentino nas eleições presidenciais, e agora, a duas semanas de um pleito onde ele é favorito, podendo ganhar inclusive no primeiro turno, o kirchnerismo debate se ele é mesmo o representante ideal desse projeto. Por trás de Daniel Scioli, governador da…

Argentina faz ensaio geral para eleições presidenciais neste domingo

Neste domingo (09/08) os argentinos vão definir os nomes que disputarão a presidência, o senado e câmara dos deputados em 25 de outubro. Essa escolha será feita através de eleições prévias, denominadas PASO – primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias – um mecanismo de votação recente na Argentina, criado em 2009. São duas as escolhas que…

O pecado de subestimar Cristina Kirchner

Cristina Kirchner ressuscita novamente. A estranha morte do promotor Alberto Nisman, em janeiro deste ano, a colocou sob suspeita, e justo em seu último ano de mandato, afetando sua popularidade nesse crucial período onde ela escreve a sentença definitiva sobre seu governo e tenta eleger um sucessor que, mesmo não sendo Kirchner, mantenha vivo o…

Kirchners x Veja e os 40 anos da Operação Condor midiática

Desde a semana passada, a Revista Veja iniciou uma espécie de campanha contra Máximo Kirchner, o filho de Cristina Kirchner. Depois que a trama policial contra o governo pela estranha morte do promotor Alberto Nisman deu com os burros n´água (a Justiça argentina já deu duas sentenças afirmando que as acusações de Nisman contra Cristina…