Um Retrato da Cuba pós-Fidel

No dia 2 de janeiro, em frente a Praça da Revolução, em Havana, se realizou o primeiro desfile cívico-militar sem Fidel. Na avenida Paseo – onde está a famosa imagem do Che – os cubanos comemoraram o 58° aniversario do triunfo da Revolução, no lugar onde os moradores da capital começaram a se agrupar desde…

Por que não se fala do terrorismo contra Cuba?

Para entender a história da Revolução Cubana é importante aprofundar a informação sobre alguns temas que são tratados pela mídia tradicional a partir de meias verdades ou que são simplesmente ignorados por completo – e se vamos às redes sociais, alguns deles são totalmente distorcidos e mistificados. Um deles é o sistema eleitoral cubano. Sim,…

Nos ovos sujos de Yoani Sánchez, a afonia da dissidência cubana

Há dois meses, quase em simultâneo com a realização da Cúpula das Américas do Panamá, a famosa blogueira cubana Yoani Sánchez esteve no Chile. Diferente de sua primeira visita ao sul da cordilheira, esta última teve pouquíssima transcendência midiática, mesmo os meios chilenos não deram mais que pequenas notas sobre sua passagem pelo país. Um…

As falsas certezas sobre os acordos entre Cuba e Estados Unidos

A vida e o 11 de setembro de 2001 ensinam a não tomar conclusões precipitadas quando o assunto é política internacional. Uma das correntes mais fortes de pensamento naqueles dias de torres gêmeas caídas dizia que o atentado era o símbolo da decadência dos Estados Unidos como potência hegemônica, e que nos anos seguintes essa…

Um soldado contra o Ebola

Ronald Hernandez Torres é um dos médicos cubanos enviados à Libéria em uma missão oficial para combater o Ebola. Até o momento, 2.812 pessoas morreram no país africano contaminadas pelo vírus, sendo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em seu perfil do Facebook, Hernandez Torrez publicou um depoimento neste domingo (15/11) sobre como é o…

De pochete ou de mochila em Cuba: Havana, Playa Larga, Playa Giron, Cienfuegos e Trinidad

O colaborador de Rede LatinAmérica Alex Hercog percorreu nove países do nosso continente em quatro meses e conta como foi sua experiência. O blog vai publicar ao longo de três dias seu relato. Clique aqui para ler o primeiro texto (Colômbia e Equador). … Por Alex Hercog* Ultrapassando as fronteiras da América do Sul, parti…

Com voto contrário de EUA e Israel, ONU aprova resolução pelo fim do bloqueio a Cuba

Nesta terça-feira, 28, a Assembleia Geral da ONU discutiu e votou pela 23ª vez a resolução contra o bloqueio econômico, político e financeiro dos EUA contra Cuba. O embargo já dura 50 anos e é repudiado pela maioria dos países que compõe as Nações Unidas. A resolução vem sendo discutida e votada desde 1992, quando…

Há 55 anos, morria Camilo Cienfuegos, líder da Revolução Cubana

Hoje, 28 de outubro, é o dia em que milhares de crianças cubanas jogam flores nos rios e no mar para homenagear Camilo Cienfuegos. O ritual é o mesmo desde 1959, quando o revolucionário desapareceu em um bimotor Cessna 310, que viajava da província de Camagüey até Havana. Nem o avião, nem Camilo, nem os…

“Twitter cubano” não era só cubano

Vocês se lembram do “twitter cubano”? Eu ajudo: no início deste mês de abril, a Associated Press revelou que o governo dos Estados Unidos (aqueles da América do Norte) havia patrocinado na total surdina o ZunZuneo, um sistema de compartilhamento de mensagens por celular que operou na ilha entre 2010 e 2012. Pois então. O…