O perdão sem arrependimento dos torturadores chilenos

Nesta sexta-feira (23/12), o Chile viveu a realização de um momento esperado há dias: a anunciada missa de natal na Penitenciária Especial de Punta Peuco, na qual foram lidas dez cartas com pedidos de perdão de ex-militares condenados por crimes durante a ditadura. Mas perdão por quê? Como? Para quem? E, principalmente, para quê? Das…

Por que não se fala do terrorismo contra Cuba?

Para entender a história da Revolução Cubana é importante aprofundar a informação sobre alguns temas que são tratados pela mídia tradicional a partir de meias verdades ou que são simplesmente ignorados por completo – e se vamos às redes sociais, alguns deles são totalmente distorcidos e mistificados. Um deles é o sistema eleitoral cubano. Sim,…

Piedad Córdoba, senadora sem fronteiras

Quando a colombiana Piedad Córdoba estava a bordo de um helicóptero brasileiro vindo da selva para trazer seis reféns libertados, em fevereiro de 2009, não poderia imaginar que seu mandato de senadora seria cassado pela Justiça no ano seguinte. Junto dela estavam o ex-governador Alan Jara, o ex-deputado Sigifredo López, três policiais e um militar…

Piedad Córdoba: A paz que o governo quer não é a que
queremos para Colômbia

Piedad Córdoba se tornou o nome mais forte ligado às libertações de reféns e ao diálogo entre FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e governo colombiano. Ao longo de seus dezesseis anos no Senado (1994-2010), empenhou-se na luta das mulheres, dos negros e dos homossexuais, mas foi o fim de um conflito interno que dura…

Indígenas argentinos lutam por patrimônio contra ocupação empresarial ilegal

A Cidade sagrada, localizada em Tucumán, província no noroeste da Argentina, foi usurpada por empresário que há anos tenta monopolizar o local, por meio de invasões violentas. Resistência indígena foi presa e agredida fisicamente. Hoje, o grupo está em liberdade, mas as terras não foram restituídas. Por Larissa Valença A violência contra populações indígenas em…

Ditadura argentina: identidade do neto nº 118 é recuperada

As Avós da Praça de Maio anunciaram a verdadeira identidade de mais um neto sequestrado pela repressão durante a última ditadura civil-militar do país (1976-1983), o 118º a ser recuperado. Seu nome é Martín, 39 anos, e sua avó é Delia Giovanola de Califano, 88 anos, uma das doze fundadoras da associação. Os pais de…

Encontrada neta 117 sequestrada pela ditadura argentina

As Avós da Praça de Maio anunciaram nesta segunda-feira (31) que foi encontrada a neta 117, filha de desaparecidos políticos e sequestrada durante a última ditadura civil-militar argentina (1976-1983). Em entrevista coletiva, anunciaram que ela nasceu em março de 1978, quando sua mãe, Gladys Castro, estava presa em um dos centros clandestinos de detenção. Seu…

Bergoglio, cinco anos atrás: aonde estava o Papa progressista?

Na madrugada de 15 de julho de 2010, após uma sessão que durou 15 horas, o Senado argentino aprovou o casamento igualitário. Cinco anos depois, pelo menos 10 mil gays se casaram no país – o primeiro da América a permitir oficialmente o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo em todo território nacional. Ao que…

Torturador argentino procurado pela Interpol é capturado no Brasil

Roberto Oscar González, 64 anos, está sendo processado pela justiça argentina e vivia escondido na cidade de Viamão, a 32 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O ex-policial é acusado de ter torturado e assassinado oposicionistas da ditadura civil-militar argentina (1976-1983) e, entre seus crimes, está a participação na morte do escritor…

Peru volta a julgar esterilização forçada de mulheres

Nos Anos 90, durante a ditadura de Alberto Fujimori (1990-2000), um dos casos mais impactantes de violação aos direitos humanos no Peru foi o das esterilizações forçadas. Nesta quinta-feira (14/5), o Ministério Público do Peru reabriu o caso arquivado em janeiro de 2014, no qual pretende apontar as responsabilidades de Fujimori e seus três ministros…