O perdão sem arrependimento dos torturadores chilenos

Nesta sexta-feira (23/12), o Chile viveu a realização de um momento esperado há dias: a anunciada missa de natal na Penitenciária Especial de Punta Peuco, na qual foram lidas dez cartas com pedidos de perdão de ex-militares condenados por crimes durante a ditadura. Mas perdão por quê? Como? Para quem? E, principalmente, para quê? Das…

Papa Francisco pede perdão pelos crimes da Igreja durante a colonização da América

“Quero ser muito claro no que vou dizer, como foi João Paulo II, para, humildemente, pedir perdão pelas ofensas da própria Igreja contra os povos originários, e também pelos injustificáveis crimes cometidos em nome de Deus durante a chamada conquista da América”. Essas foram as palavras que o papa Francisco dedicou aos milhares de presentes…

Voar para nunca mais

O argentino Julio Poch, piloto, está sendo processado sob a acusação de ter participado dos voos da morte, uma das maneiras que a ditadura civil-militar de seu país encontrou para se livrar de presos políticos que estavam nos centros de detenção clandestinos. Clandestinos: muitos oposicionistas ao regime ou qualquer pessoa que pudesse ser considerada uma…