Ditadura argentina: identidade do neto nº 118 é recuperada

As Avós da Praça de Maio anunciaram a verdadeira identidade de mais um neto sequestrado pela repressão durante a última ditadura civil-militar do país (1976-1983), o 118º a ser recuperado. Seu nome é Martín, 39 anos, e sua avó é Delia Giovanola de Califano, 88 anos, uma das doze fundadoras da associação. Os pais de…

Encontrada neta 117 sequestrada pela ditadura argentina

As Avós da Praça de Maio anunciaram nesta segunda-feira (31) que foi encontrada a neta 117, filha de desaparecidos políticos e sequestrada durante a última ditadura civil-militar argentina (1976-1983). Em entrevista coletiva, anunciaram que ela nasceu em março de 1978, quando sua mãe, Gladys Castro, estava presa em um dos centros clandestinos de detenção. Seu…

Torturador argentino procurado pela Interpol é capturado no Brasil

Roberto Oscar González, 64 anos, está sendo processado pela justiça argentina e vivia escondido na cidade de Viamão, a 32 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O ex-policial é acusado de ter torturado e assassinado oposicionistas da ditadura civil-militar argentina (1976-1983) e, entre seus crimes, está a participação na morte do escritor…

Chile contra a impunidade

Por onde se começa a procurar por alguém que desaparece? Por uma pessoa que não voltou mais para casa. Um cidadão que, dizem os vizinhos, foi levado aos tapas e colocado em um caminhão lotado de militares armados. Por onde começar essa busca, se é justamente o Estado, aquele que deve proteger, o maior suspeito…

Arquivo do Terror revela detalhes da ditadura no Paraguai

Em 22 de dezembro de 1992, um telefonema avisava o paraguaio Martin Almada que havia um monte de documentos da ditadura abandonados no Departamento de Produções da Polícia – uma pequena delegacia localizada no distrito de Lambaré, a quatro quilômetros de Assunção. Um monte, literalmente, como mostra a foto abaixo. Os agentes da repressão no…

Mujica não vem. Mas o evento está imperdível

O presidente do Uruguai José Mujica não estará presente no evento “Ditaduras no Cone Sul: 50 anos depois” em Santo André. A esperada presença do uruguaio não foi confirmada, mas o seminário terá outros nomes que trarão contribuições relevantes: O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo; Andrés Pascal Allende, sociólogo chileno, sobrinho do ex-presidente Salvador Allende…

Como a Argentina puniu seus repressores

A Argentina se tornou um modelo para os brasileiros que defendem o fim da impunidade aos repressores da ditadura. No país vizinho, iniciativas semelhantes à lei de anistia brasileira – as leis de Obediência Devida e Ponto Final – caíram em 2003. Desde 2006, os tribunais começaram a emitir as sentenças dos primeiros julgamentos. Até…