México vive eleições regionais com clima de presidenciais

Os próximos dez dias serão importantíssimos para o futuro político do México. A reta final da campanha eleitoral que definirá novas autoridades de quatro estados, e esses resultados devem marcar o cenário com o qual iniciará a corrida presidencial, prevista para chegar às urnas em julho de 2018. A batalha mais importante é a que…

Direita equatoriana rechaça derrota e ameaça repetir Capriles e Aécio

Quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que o resultado das urnas neste domingo (2/4) já era irreversível, e confirmava a vitória do candidato governista Lenín Moreno – que foi vice de Rafael Correa em seu primeiro mandato –, o Equador teve que enfrentar o mesmo momento de tensão política pelo qual passaram a Venezuela…

Um Lenín moreno para salvar a esquerda latina

É grande a apreensão em toda a América Latina a respeito do que acontecerá neste domingo (19/2) na metade do mundo. Apreensão que toma conta especialmente das esquerdas equatoriana e latinoamericana, que não dissimulam a metáfora do último fio de esperança. Essa esperança se chama Lenín (assim mesmo, com acento no “í”), uma saborosa curiosidade…

Informe estadunidense introduz a Odebrecht nas eleições do Equador

A onda de retomada do poder por parte da direita na América Latina terá um difícil desafio neste começo de 2017: vencer a hegemonia da Aliança PAIS no Equador, uma das forças de esquerda mais bem consolidadas no continente. Terá a seu favor o fato da esquerda também encarar o seu próprio e bastante duro…

Esquerda quer chegar de surpresa ao segundo turno no Peru

Os processos eleitorais no Peru estão certamente entre as mais imprevisíveis do mundo, devido à facilidade com a que as tendências mudam, às vezes bruscamente, derrubando favoritos ou promovendo azarões em coisa de semanas, ou até em dias. Dizer isso este ano pode parecer um equívoco, já que o próximo capítulo dessa história – o…

O chavismo na berlinda neste domingo

O chavismo encara neste domingo seu pleito mais duro. A eleição das deputadas e deputados que ocuparão as 165 cadeiras da Assembleia Nacional, a única instância legislativa do país definirá vários cenários que poderiam revelar o futuro político do país. Claro que o mais importante é a conformação da Assembleia em si. Atualmente, a coalizão…

Argentina: o que esperar da grande imprensa?

Depois de confirmada a vitória de Maurício Macri, o assunto do primeiro editorial do La Nacion, um dos jornais de maior circulação da Argentina, foi um clamor pela anistia dos torturadores da última ditadura civil-militar (1976-1983). Em uma atitude previsível, o jornal condenou os processos contra torturadores realizados ao longo do governos Kirchner (2003-2015), após…

O vídeo que desatou a polêmica na campanha eleitoral argentina

Um spot televisivo virou o novo centro da disputa eleitoral na Argentina, marcando um debate eleitoral que promete ser quente nas próximas semanas. Se trata de uma comparação entre o plano econômico da ditadura com o do presidenciável opositor Mauricio Macri, mesclando frases do anúncio oficial feito por José Alfredo Martínez de Hoz, o tristemente…

O desafio de Macri

Mauricio Macri tem um desafio neste domingo: levar a eleição argentina a um segundo turno pela primeira vez na história. É verdade que a eleição de 2003 tinha um segundo turno previsto entre Carlos Menem e Néstor Kirchner, o que não aconteceu devido à desistência do primeiro uma semana antes. Algo que não vai acontecer…

Uma semana de três pleitos

Esta semana poderá decidir coisas importantes para a América Latina nos próximos anos. Embora o Brasil esteja mais preocupado com sua própria instabilidade e as tentativas forçadas de quebrar a ordem constitucional, em três outros países da região haverá eleições. São as três eleições programadas para a América Latina neste ano de 2015, e todas…