Retorno de Cristina preocupa Macri, e também os peronistas

Uma multidão superlotando o estádio do clube Arsenal de Sarandí, na tarde desta terça-feira (20/6), preenchendo tanto as arquibancadas quanto o gramado e as ruas contíguas, na região da Zona Sul da Grande Buenos Aires conhecida como território peronista. Dezenas, talvez mais de uma centena de milhares de pessoas, os números variam de acordo com…

México vive eleições regionais com clima de presidenciais

Os próximos dez dias serão importantíssimos para o futuro político do México. A reta final da campanha eleitoral que definirá novas autoridades de quatro estados, e esses resultados devem marcar o cenário com o qual iniciará a corrida presidencial, prevista para chegar às urnas em julho de 2018. A batalha mais importante é a que…

Direita equatoriana rechaça derrota e ameaça repetir Capriles e Aécio

Quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que o resultado das urnas neste domingo (2/4) já era irreversível, e confirmava a vitória do candidato governista Lenín Moreno – que foi vice de Rafael Correa em seu primeiro mandato –, o Equador teve que enfrentar o mesmo momento de tensão política pelo qual passaram a Venezuela…

Um Lenín moreno para salvar a esquerda latina

É grande a apreensão em toda a América Latina a respeito do que acontecerá neste domingo (19/2) na metade do mundo. Apreensão que toma conta especialmente das esquerdas equatoriana e latinoamericana, que não dissimulam a metáfora do último fio de esperança. Essa esperança se chama Lenín (assim mesmo, com acento no “í”), uma saborosa curiosidade…

Informe estadunidense introduz a Odebrecht nas eleições do Equador

A onda de retomada do poder por parte da direita na América Latina terá um difícil desafio neste começo de 2017: vencer a hegemonia da Aliança PAIS no Equador, uma das forças de esquerda mais bem consolidadas no continente. Terá a seu favor o fato da esquerda também encarar o seu próprio e bastante duro…

Esquerda quer chegar de surpresa ao segundo turno no Peru

Os processos eleitorais no Peru estão certamente entre as mais imprevisíveis do mundo, devido à facilidade com a que as tendências mudam, às vezes bruscamente, derrubando favoritos ou promovendo azarões em coisa de semanas, ou até em dias. Dizer isso este ano pode parecer um equívoco, já que o próximo capítulo dessa história – o…

O chavismo na berlinda neste domingo

O chavismo encara neste domingo seu pleito mais duro. A eleição das deputadas e deputados que ocuparão as 165 cadeiras da Assembleia Nacional, a única instância legislativa do país definirá vários cenários que poderiam revelar o futuro político do país. Claro que o mais importante é a conformação da Assembleia em si. Atualmente, a coalizão…

Argentina: o que esperar da grande imprensa?

Depois de confirmada a vitória de Maurício Macri, o assunto do primeiro editorial do La Nacion, um dos jornais de maior circulação da Argentina, foi um clamor pela anistia dos torturadores da última ditadura civil-militar (1976-1983). Em uma atitude previsível, o jornal condenou os processos contra torturadores realizados ao longo do governos Kirchner (2003-2015), após…

O vídeo que desatou a polêmica na campanha eleitoral argentina

Um spot televisivo virou o novo centro da disputa eleitoral na Argentina, marcando um debate eleitoral que promete ser quente nas próximas semanas. Se trata de uma comparação entre o plano econômico da ditadura com o do presidenciável opositor Mauricio Macri, mesclando frases do anúncio oficial feito por José Alfredo Martínez de Hoz, o tristemente…

O desafio de Macri

Mauricio Macri tem um desafio neste domingo: levar a eleição argentina a um segundo turno pela primeira vez na história. É verdade que a eleição de 2003 tinha um segundo turno previsto entre Carlos Menem e Néstor Kirchner, o que não aconteceu devido à desistência do primeiro uma semana antes. Algo que não vai acontecer…