Piedad Córdoba, senadora sem fronteiras

Quando a colombiana Piedad Córdoba estava a bordo de um helicóptero brasileiro vindo da selva para trazer seis reféns libertados, em fevereiro de 2009, não poderia imaginar que seu mandato de senadora seria cassado pela Justiça no ano seguinte. Junto dela estavam o ex-governador Alan Jara, o ex-deputado Sigifredo López, três policiais e um militar…

Colômbia e Venezuela dividem mais uma crise diplomática em suas fronteiras

por Mariana Clini Diana A crise na zona fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela não é um assunto atual. A situação crítica na cidade colombiana de Cúcuta é o resultado da negligência dos dois países, com raízes em governos anteriores. Como muitas vezes acontece, a corda arrebenta no lado mais fraco e a população…

A diferença entre atacar Bogotá e o resto da Colômbia

Por Mariana Clini Diana Nos últimos dias, quatro petardos (bomba de pequena potência) explodiram em Bogotá, e com isso o pesadelo de dias inseguros voltou a prevalecer entre os colombianos. Rapidamente informações incompletas ou falsas já estavam em muitos celulares e redes sociais, difundindo o pânico entre muitos bogotanos. Em época de augúrio de paz,…

Colombianos escolhem presidente neste domingo

Eleitores colombianos escolherão neste domingo (25) o presidente de seu país. Concorrem o atual presidente, Juan Manuel Santos; Oscar Zuluaga, nome apoiado pelo ex-presidente e senador eleito Uribe; Enrique Peñalosa, da Aliança Verde; Clara López, do Polo Democrático Alternativo (centro-esquerda); e Marta Lucía Ramírez, do partido Conservador. Santos e Zuluaga lideraram as últimas pesquisas de…