Um Lenín moreno para salvar a esquerda latina

É grande a apreensão em toda a América Latina a respeito do que acontecerá neste domingo (19/2) na metade do mundo. Apreensão que toma conta especialmente das esquerdas equatoriana e latinoamericana, que não dissimulam a metáfora do último fio de esperança. Essa esperança se chama Lenín (assim mesmo, com acento no “í”), uma saborosa curiosidade…

Informe estadunidense introduz a Odebrecht nas eleições do Equador

A onda de retomada do poder por parte da direita na América Latina terá um difícil desafio neste começo de 2017: vencer a hegemonia da Aliança PAIS no Equador, uma das forças de esquerda mais bem consolidadas no continente. Terá a seu favor o fato da esquerda também encarar o seu próprio e bastante duro…

Os golpes de Estado do Século XXI (postagem atualizada)

Há pouco mais de um ano atrás, dias após a primeira marcha “contra a corrupção” – quando ainda não havia uma manobra política para se derrubar a presidenta Dilma Rousseff – , escrevi uma postagem aqui no blog sobre um longíquo tempo em que havia os que defendia, no Brasil, a ideia de que já…

O novo imposto sobre heranças e o despertar da oposição equatoriana

Mais do que sua popularidade de mais de 60% (números de março de 2015), o fato de estar há meses fora do noticiário da grande mídia antibolivariana é o melhor indício de que o Equador de Rafael Correa, entre os muitos governos de esquerda a região, é um dos poucos capazes de manter certa tranquilidade…

Os golpes de Estado do Século XXI

Houve um tempo em que se defendia no Brasil a ideia de que já não havia espaço para golpes de Estado na América Latina. Supostamente, as ditaduras nos haviam ensinado o que não queríamos, e nos Anos 90, alguns comentaristas políticos diziam isso, com uma segurança contagiante, tanto que me contagiaram na época. Lembrei desses…

Augusto Pinochet, uma história de amor

Engana-se quem pensa que o amor precisa ser feito somente de beijos, abraços e sexo. Pode se constituir de tantos elementos diferentes, tão contrários a si, e ser o mesmo amor, como já dizia o poeta d´Os Lusíadas. Só o amor conhece o que é verdade, e a verdade por ser até mesmo o inferno.…

De pochete ou de mochila: percorrendo Equador e Colômbia

O colaborador de Rede LatinAmérica Alex Hercog percorreu nove países do nosso continente em quatro meses e conta como foi sua experiência. O blog vai publicar ao longo de quatros dias seu relato. … Por Alex Hercog* Equador: Cuenca, Guayaquil, Puerto Lopez, Montañita, Los Frailes, Baños, Latacunga, Quilotoa, Quito e Tulcan Na minha passagem pelo…

Unesco declara Caminhos Incas como patrimônio da humanidade

São mais de 27 mil km de estreitas vias construídas há centenas de anos – talvez há mais de mil, como supõem alguns estudiosos –, em rotas que seguem sinuosos contornos entre milhares de montanhas da Cordilheira dos Antes, passando por territórios que hoje são de seis países diferentes, mas que foram feitos quando a…