O jogo mais importante de todos os tempos

Poucos brasileiros são capazes de entender porque os argentinos se atrevem a dizer que Maradona é maior que Pelé, já que nossa crença na superioridade do nosso craque – certamente legítima – se baseia em números que o baixinho deles não chega nem perto. Parte dessa incredulidade se dá porque não sabemos o que é…

“Chile, decime qué se siente” sobre as mágoas deixadas em Beagle e nas Malvinas

A Argentina perdeu a Copa de 2014 em campo, superada pela Alemanha na prorrogação da final. Mas, temos que admitir, nas arquibancadas, nas ruas, na praia de Copacabana, eles foram os campeões. Ainda que passem os anos, como diz a letra, ninguém vai esquecer o hit daquele inverno: “Brasil, decime qué se siente, tener en…

Tévez pode decidir a Libertadores, e também as eleições argentinas

A volta de Carlos Tévez ao Boca Juniors. Um rumor que surgiu na imprensa esportiva argentina em janeiro, vilipendiada pelo noticiário político, enfocado na estranha morte do promotor Nisman, mas que ganhou força em março, e agora em abril parece ser definitiva. Ao menos foi o que publicou o jornal italiano Corriere della Sera, nesta…

A Copa do Mundo e a relatinização do Brasil

“A Copa da América Latina” foi um dos muitos bordões usados para apelidar o evento. Um bordão que nasceu da surpresa. Se esperavam muitos, mas não essa avalanche de latinos que se viu nas cidades do Brasil. Talvez as centenas de milhares de argentinos estivessem sim nas previsões, mas não as dezenas de milhares de…

Futebol e integração sul-americana: do Cristo Redentor ao Obelisco!

Por Chico Denis*, de Foz do Iguaçu Começou a Copa do Mundo e, na semana de abertura do evento, os dois monumentos mais conhecidos da Argentina e do Brasil – Obelisco, em Buenos Aires e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro – foram iluminados ao mesmo tempo, às 20h da última terça-feira (10), com…

San Lorenzo será o primeiro milagre de Francisco?

O San Lorenzo de Almagro é um dos clubes mais tradicionais da Argentina e considerado um dos cinco times grandes de Buenos Aires – junto com Boca Juniors, River Plate, Independiente e Racing Club. É também o único com retrospecto favorável contra o Boca, e sua torcida se vangloria de ter o rival xeneize como…