A derrota comunicacional da esquerda na América do Sul

Quando a esquerda começou a tomar um por um os governos dos países sulamericanos, quando foi se instalando, aos poucos, uma onda de governos dispostos a fortalecer o papel do Estado, a trincheira buscada pelas forças neoliberais para se reagrupar e rearmar sua estratégia foi a da imprensa. Os danos causados pelas políticas neoliberais foram…

Os golpes de Estado do Século XXI (postagem atualizada)

Há pouco mais de um ano atrás, dias após a primeira marcha “contra a corrupção” – quando ainda não havia uma manobra política para se derrubar a presidenta Dilma Rousseff – , escrevi uma postagem aqui no blog sobre um longíquo tempo em que havia os que defendia, no Brasil, a ideia de que já…

Papa Francisco pede perdão pelos crimes da Igreja durante a colonização da América

“Quero ser muito claro no que vou dizer, como foi João Paulo II, para, humildemente, pedir perdão pelas ofensas da própria Igreja contra os povos originários, e também pelos injustificáveis crimes cometidos em nome de Deus durante a chamada conquista da América”. Essas foram as palavras que o papa Francisco dedicou aos milhares de presentes…

Os golpes de Estado do Século XXI

Houve um tempo em que se defendia no Brasil a ideia de que já não havia espaço para golpes de Estado na América Latina. Supostamente, as ditaduras nos haviam ensinado o que não queríamos, e nos Anos 90, alguns comentaristas políticos diziam isso, com uma segurança contagiante, tanto que me contagiaram na época. Lembrei desses…

Papa Francisco pode mediar conflito entre Bolívia e Chile

Silenciosamente, o Papa Francisco vai aumentando sua influência política no continente. Terminou sendo o herói inesperado da inesperada notícia bomba do fim de 2014. As reatadas relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos não foram obra exclusiva do argentino, mas sua mediação teve influência, talvez decisiva, para se buscar uma posição em comum entre duas…

América Latina despede 2014 de muitos votos e poucas mudanças

Chega ao fim um 2014 cheio de eleições no hemisfério ocidental, especialmente nos países da América Latina. Ao todo, foram sete processos eleitorais, bem espalhados pelo continente. Porém, na prática, pouca coisa mudou, ainda mais se considerarmos que todos os presidentes que tentaram sua reeleição a obtiveram, e em outros dois países venceu o candidato…

Evo Morales e o capitalismo para todos na Bolívia

Este domingo é dia de eleições na Bolívia. Evo Morales tentará sua segunda reeleição. Seu favoritismo é tão grande que as pesquisas mostram que ele poderia superar sua votação recorde de 2009, quando obteve 64% dos votos – a sondagem do Instituto Tal Cual, divulgada no dia 5 de outubro, apontou que 57% votariam por…

Evo Morales voou

Evo Morales voou / Para a Europa / Quando de lá retornou / Mudou a rota… / Nunca se viu tanta desfaçatez / Não sobrou nenhum lorde inglês / Pra oferecer… nem mesmo um chá / Em Viena, ao pousar / Dia fatídico! / Só lhe faltou um altar / Para o panegírico / Na…