A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

Por que a paz na Colômbia não chegou na data prevista

Por Mariana Clini Diana Dia 23 de março chegou e a Colômbia amanheceu tranquila, como um dia normal de semana santa, celebrada pelos católicos que representam a maioria neste país. Nada havia de atípico, exceto pela promessa feita, em setembro do ano passado, pelo presidente Juan Manuel Santos, junto com seu antagonista, de codinome Timochenko,…

Piedad Córdoba, senadora sem fronteiras

Quando a colombiana Piedad Córdoba estava a bordo de um helicóptero brasileiro vindo da selva para trazer seis reféns libertados, em fevereiro de 2009, não poderia imaginar que seu mandato de senadora seria cassado pela Justiça no ano seguinte. Junto dela estavam o ex-governador Alan Jara, o ex-deputado Sigifredo López, três policiais e um militar…

Piedad Córdoba: A paz que o governo quer não é a que
queremos para Colômbia

Piedad Córdoba se tornou o nome mais forte ligado às libertações de reféns e ao diálogo entre FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e governo colombiano. Ao longo de seus dezesseis anos no Senado (1994-2010), empenhou-se na luta das mulheres, dos negros e dos homossexuais, mas foi o fim de um conflito interno que dura…

Os seis meses que faltam para o fim do conflito colombiano

Por Mariana Clini Diana O dia 23 de março de 2016 foi a data estipulada para que a Colômbia deixe de ser um país em conflito. Não se sabe se depois de assinar um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o cenário de violência será melhor ou pior, mas mostra que o…

Colômbia e Venezuela dividem mais uma crise diplomática em suas fronteiras

por Mariana Clini Diana A crise na zona fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela não é um assunto atual. A situação crítica na cidade colombiana de Cúcuta é o resultado da negligência dos dois países, com raízes em governos anteriores. Como muitas vezes acontece, a corda arrebenta no lado mais fraco e a população…

A diferença entre atacar Bogotá e o resto da Colômbia

Por Mariana Clini Diana Nos últimos dias, quatro petardos (bomba de pequena potência) explodiram em Bogotá, e com isso o pesadelo de dias inseguros voltou a prevalecer entre os colombianos. Rapidamente informações incompletas ou falsas já estavam em muitos celulares e redes sociais, difundindo o pânico entre muitos bogotanos. Em época de augúrio de paz,…

Mujica põe em jogo sua popularidade na Colômbia

Já sem a atribulada agenda presidencial para mantê-lo sempre em evidência, o agora senador Pepe Mujica encontra mais tempo para atender os pedidos internacionais. Por isso, terminou a semana passada com uma viagem, primeiro a Havana, e que se estendeu esta semana até Bogotá, atendendo uma solicitação do presidente Juan Manuel Santos para participar das…

O ataque que interrompeu a trégua na Colômbia

Quatro meses de trégua unilateral no conflito armado colombiano significaram um país onde onde as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) não realizavam ataques desde o anúncio da medida por parte da guerrilha, no dia 20 de dezembro de 2014. Tudo isso mudou nas primeiras horas desta quarta-feira (15/04), quando um comando da Terceira Divisão…

De pochete ou de mochila: percorrendo Equador e Colômbia

O colaborador de Rede LatinAmérica Alex Hercog percorreu nove países do nosso continente em quatro meses e conta como foi sua experiência. O blog vai publicar ao longo de quatros dias seu relato. … Por Alex Hercog* Equador: Cuenca, Guayaquil, Puerto Lopez, Montañita, Los Frailes, Baños, Latacunga, Quilotoa, Quito e Tulcan Na minha passagem pelo…