Os golpes de Estado do Século XXI (postagem atualizada)

Há pouco mais de um ano atrás, dias após a primeira marcha “contra a corrupção” – quando ainda não havia uma manobra política para se derrubar a presidenta Dilma Rousseff – , escrevi uma postagem aqui no blog sobre um longíquo tempo em que havia os que defendia, no Brasil, a ideia de que já…

Uma semana de três pleitos

Esta semana poderá decidir coisas importantes para a América Latina nos próximos anos. Embora o Brasil esteja mais preocupado com sua própria instabilidade e as tentativas forçadas de quebrar a ordem constitucional, em três outros países da região haverá eleições. São as três eleições programadas para a América Latina neste ano de 2015, e todas…

Os golpes de Estado do Século XXI

Houve um tempo em que se defendia no Brasil a ideia de que já não havia espaço para golpes de Estado na América Latina. Supostamente, as ditaduras nos haviam ensinado o que não queríamos, e nos Anos 90, alguns comentaristas políticos diziam isso, com uma segurança contagiante, tanto que me contagiaram na época. Lembrei desses…

Por que o Haiti não seria um país latino?

Esse tópico é mais uma provocação do que uma opinião, embora carregada também de um mea culpa, já que nós mesmos, quando iniciamos este blog, debatemos sobre se o Haiti é um país latino e deveria ser incluído entre os nossos assuntos – falar, por exemplo, dos 10 anos da missão da ONU no país.…

Arqueólogo teria encontrado a caravela Santa María no norte do Haiti

A caravela Santa María levou o italiano Cristóvão Colombo e um esquadrão de espanhóis a começar a colonização das Américas, e também o extermínio das populações indígenas do então descoberto continente. Hoje, jaz no fundo Mar do Caribe, próxima à costa norte do Haiti. A definição sobre o papel do barco na história latinoamericana é…