Direita equatoriana rechaça derrota e ameaça repetir Capriles e Aécio

Quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que o resultado das urnas neste domingo (2/4) já era irreversível, e confirmava a vitória do candidato governista Lenín Moreno – que foi vice de Rafael Correa em seu primeiro mandato –, o Equador teve que enfrentar o mesmo momento de tensão política pelo qual passaram a Venezuela…

Golpes e contragolpes da permanente crise venezuelana

O noticiário internacional desta quinta-feira (30/03) foi marcado por um novo episódio no recrudescimento da crise política na Venezuela. Como o Brasil também vive numa crise política, fruto de um golpe de Estado que suscita a controvérsia de se foi ou não foi, é inevitável que a reação seja a de trasladar a discussão para…

Entre marchas e apelo aos militares, oposição aperta o cerco contra Maduro

A crise política e econômica na Venezuela soma capítulos todos os dias. O mais recente deles foi uma jornada de marchas convocadas pela oposição nesta quarta-feira (18/5), em Caracas e outras capitais regionais, defendendo a realização de um referendo revogatório contra o governo. Algumas das marchas terminaram em confrontação entre manifestantes e a polícia. Dias…

A Venezuela que Aécio não quer ver

A preocupação do senador Aécio Neves e alguns líderes da direita brasileira é legítima. Porém, é interessante constatar como essa iniciativa anunciada de visitar os presos políticos do país é sustentada por argumentos descontextualizados e que omitem uma situação política muito mais complexa, da qual o principal defendido pela comitiva brasileira não é vítima, mas…

Lula é o herói dos anti-chavistas bolivarianos da Venezuela

BOLIVARIANO é o adjetivo do momento no Brasil, quer para atacar o PT e a esquerda, quer para tirar uma onda com os que o usam para o primeiro propósito. Sobra até mesmo para as publicações não alinhadas com a mídia hegemônica, como a Carta Capital, ter que carregar com essa pecha, embora eu, como colaborador eventual…

A encruzilhada de uma América do Sul sem caudilhos

A ojeriza generalizada contra a política é a grande contradição do nosso tempo. Não deixa de ser ideológico um mundo sem políticos. Na prática, isso significa Estado fraco, sem capacidade de contrariar os grandes grupos econômicos – que já têm muito poder, e se ainda não ditam todas as regras (ditam a maioria) é porque…

7 verdades absolutas sobre a Venezuela

1) Na Venezuela, não existe liberdade de expressão 2) Lá, todos os meios de comunicação são oficialistas. Ninguém fala mal do governo 3) A Venezuela não é um país democrático. A oposição é massacrada nas urnas 4) As eleições venezuelanas são manipuladas 5) Não existe oposição na Venezuela 6) O poder eleitoral só faz o…

Capriles Tour 2013, a turnê regional do não-presidente da Venezuela

Nesta quinta-­feira (18/07), enquanto o presidente venezuelano Nicolás Maduro completa três meses no poder, o candidato derrotado por ele nas últimas eleições, Henrique Capriles Radonski, inicia no Chile uma turnê que pretende passar por outros quatro países (entre eles o Brasil, último destino da viagem), em busca de apoio às suas denúncias de fraude eleitoral.Capriles…