O perdão sem arrependimento dos torturadores chilenos

Nesta sexta-feira (23/12), o Chile viveu a realização de um momento esperado há dias: a anunciada missa de natal na Penitenciária Especial de Punta Peuco, na qual foram lidas dez cartas com pedidos de perdão de ex-militares condenados por crimes durante a ditadura. Mas perdão por quê? Como? Para quem? E, principalmente, para quê? Das…

A teoria brasileira sabotadora da integração

Por Aram Aharonian * – artigo publicado originalmente no site América Latina en Movimiento O governo golpista brasileiro, ainda sendo interino, tomou cores de ditadura no que diz respeito a aplicar a teoria dos fatos consumados e da intervenção nos assuntos internos dos demais países, com a intenção manifesta de ser um “sub império” regional, a serviço…

Os golpes de Estado do Século XXI (postagem atualizada)

Há pouco mais de um ano atrás, dias após a primeira marcha “contra a corrupção” – quando ainda não havia uma manobra política para se derrubar a presidenta Dilma Rousseff – , escrevi uma postagem aqui no blog sobre um longíquo tempo em que havia os que defendia, no Brasil, a ideia de que já…

Os odiadores de ontem, os odiadores de hoje

Por Rafael Castilho, em seu blog Eva Perón vivia seus últimos dias de vida. Tinha apenas trinta e três anos de idade. Sofria pela metástase de um câncer que surgira em seu útero. O drama de Evita tocava milhões de argentinos e argentinas que faziam vigília por sua recuperação. Mas não todos tinham compaixão por…

Papa Francisco pede perdão pelos crimes da Igreja durante a colonização da América

“Quero ser muito claro no que vou dizer, como foi João Paulo II, para, humildemente, pedir perdão pelas ofensas da própria Igreja contra os povos originários, e também pelos injustificáveis crimes cometidos em nome de Deus durante a chamada conquista da América”. Essas foram as palavras que o papa Francisco dedicou aos milhares de presentes…

O calvário de Manuel Noriega

“Durante os últimos dias, eu tenho estado pensando comigo mesmo, conversando com a minha família, refletindo junto com a Igreja, e considerei oportuno fazer esta declaração ao país, devido aos novos tempos que vivemos. Terminando o ciclo da era militar, como o último general dos que comandou o país, pedindo perdão, como chefe militar e…

San Romero de América: a beatificação do mártir de El Salvador

Foram mais de 300 mil pessoas nas ruas de São Salvador para celebrar a beatificação do Monsenhor Óscar Romero, uma figura que, para os salvadorenhos, e para milhões de latinoamericanos, já é um santo. Neste sábado (23/5), 35 anos depois do seu assassinato, o Vaticano o tornou beato, o primeiro passo para um posterior processo…

Filha do assassino de Che Guevara se torna primeira mulher general da Bolívia

Quando recebeu o bastão de mando das mãos do presidente Evo Morales, no dia 9 de março passado, Gina Reque Terán entrou para a história. Acabava de se tornar a primeira mulher a alcançar o posto de general do Exército da Bolívia. Num continente onde a participação das mulheres nas Forças Armadas é de apenas…

Os golpes de Estado do Século XXI

Houve um tempo em que se defendia no Brasil a ideia de que já não havia espaço para golpes de Estado na América Latina. Supostamente, as ditaduras nos haviam ensinado o que não queríamos, e nos Anos 90, alguns comentaristas políticos diziam isso, com uma segurança contagiante, tanto que me contagiaram na época. Lembrei desses…

50 pesos argentinos pela história das Ilhas Malvinas

Todo mundo que conhece a Argentina sabe da obsessão do país em recuperar a soberania nas Ilhas Malvinas, mas provavelmente muitos desconhecem a história de luta do país pelas ilhas. Agora, essa história passa a valer 50 pesos, ou quem sabe o dinheiro é muito mais do que aquilo que ele pode comprar. A talentosa…