A derrota comunicacional da esquerda na América do Sul

Quando a esquerda começou a tomar um por um os governos dos países sulamericanos, quando foi se instalando, aos poucos, uma onda de governos dispostos a fortalecer o papel do Estado, a trincheira buscada pelas forças neoliberais para se reagrupar e rearmar sua estratégia foi a da imprensa. Os danos causados pelas políticas neoliberais foram…

Os golpes de Estado do Século XXI (postagem atualizada)

Há pouco mais de um ano atrás, dias após a primeira marcha “contra a corrupção” – quando ainda não havia uma manobra política para se derrubar a presidenta Dilma Rousseff – , escrevi uma postagem aqui no blog sobre um longíquo tempo em que havia os que defendia, no Brasil, a ideia de que já…

Causas e consequências da vitória opositora na Venezuela

Por Gilberto Maringoni 1. A derrota do chavismo na Venezuela é daqueles acontecimentos políticos cuja avaliação se estenderá por meses. As lições da perda da maioria na Assembleia Nacional apontam para uma dramática perspectiva no referendo revogatório – mecanismo democrático inscrito na Carta Magna do país, desde 1999 – que terá lugar em 2016. 2.…

O chavismo na berlinda neste domingo

O chavismo encara neste domingo seu pleito mais duro. A eleição das deputadas e deputados que ocuparão as 165 cadeiras da Assembleia Nacional, a única instância legislativa do país definirá vários cenários que poderiam revelar o futuro político do país. Claro que o mais importante é a conformação da Assembleia em si. Atualmente, a coalizão…

Colômbia e Venezuela dividem mais uma crise diplomática em suas fronteiras

por Mariana Clini Diana A crise na zona fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela não é um assunto atual. A situação crítica na cidade colombiana de Cúcuta é o resultado da negligência dos dois países, com raízes em governos anteriores. Como muitas vezes acontece, a corda arrebenta no lado mais fraco e a população…

Os golpes de Estado do Século XXI

Houve um tempo em que se defendia no Brasil a ideia de que já não havia espaço para golpes de Estado na América Latina. Supostamente, as ditaduras nos haviam ensinado o que não queríamos, e nos Anos 90, alguns comentaristas políticos diziam isso, com uma segurança contagiante, tanto que me contagiaram na época. Lembrei desses…

Lula é o herói dos anti-chavistas bolivarianos da Venezuela

BOLIVARIANO é o adjetivo do momento no Brasil, quer para atacar o PT e a esquerda, quer para tirar uma onda com os que o usam para o primeiro propósito. Sobra até mesmo para as publicações não alinhadas com a mídia hegemônica, como a Carta Capital, ter que carregar com essa pecha, embora eu, como colaborador eventual…

De pochete ou de mochila na Venezuela: Caracas e Santa Elena de Uiarém

O colaborador de Rede LatinAmérica Alex Hercog percorreu nove países do nosso continente em quatro meses e conta como foi sua experiência. O blog vai publicar ao longo de três dias seu relato. Clique aqui para ler o primeiro texto (Colômbia e Equador) e aqui para ler o segundo (Cuba). … Por Alex Hercog* Foram…

Venezuela volta a ser membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Com 181 votos favoráveis, a Venezuela foi escolhida para voltar a ser membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, substituindo a Argentina, que ocupava um dos assentos da América Latina e Caribe. A Venezuela já fez parte do CS em dois períodos: 1962-1963 e 1992-1993. De acordo com as regras da ONU, a…

Evo Morales e o capitalismo para todos na Bolívia

Este domingo é dia de eleições na Bolívia. Evo Morales tentará sua segunda reeleição. Seu favoritismo é tão grande que as pesquisas mostram que ele poderia superar sua votação recorde de 2009, quando obteve 64% dos votos – a sondagem do Instituto Tal Cual, divulgada no dia 5 de outubro, apontou que 57% votariam por…