Por que a paz na Colômbia não chegou na data prevista

Por Mariana Clini Diana Dia 23 de março chegou e a Colômbia amanheceu tranquila, como um dia normal de semana santa, celebrada pelos católicos que representam a maioria neste país. Nada havia de atípico, exceto pela promessa feita, em setembro do ano passado, pelo presidente Juan Manuel Santos, junto com seu antagonista, de codinome Timochenko,…

Os seis meses que faltam para o fim do conflito colombiano

Por Mariana Clini Diana O dia 23 de março de 2016 foi a data estipulada para que a Colômbia deixe de ser um país em conflito. Não se sabe se depois de assinar um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o cenário de violência será melhor ou pior, mas mostra que o…

Após derrota na OEA, Colômbia ameaça rejeitar reunião na Unasul

por Francisco Denis e Victor Farinelli A chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, afirmou que seu país não participará da reunião de chanceleres da Unasul (União de Nações Sulamericanas) caso ela não aconteça nesta semana. O encontro foi solicitado pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, para tratar do conflito fronteiriço iniciado há três semanas, e…

Colômbia e Venezuela dividem mais uma crise diplomática em suas fronteiras

por Mariana Clini Diana A crise na zona fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela não é um assunto atual. A situação crítica na cidade colombiana de Cúcuta é o resultado da negligência dos dois países, com raízes em governos anteriores. Como muitas vezes acontece, a corda arrebenta no lado mais fraco e a população…

A diferença entre atacar Bogotá e o resto da Colômbia

Por Mariana Clini Diana Nos últimos dias, quatro petardos (bomba de pequena potência) explodiram em Bogotá, e com isso o pesadelo de dias inseguros voltou a prevalecer entre os colombianos. Rapidamente informações incompletas ou falsas já estavam em muitos celulares e redes sociais, difundindo o pânico entre muitos bogotanos. Em época de augúrio de paz,…

Mujica põe em jogo sua popularidade na Colômbia

Já sem a atribulada agenda presidencial para mantê-lo sempre em evidência, o agora senador Pepe Mujica encontra mais tempo para atender os pedidos internacionais. Por isso, terminou a semana passada com uma viagem, primeiro a Havana, e que se estendeu esta semana até Bogotá, atendendo uma solicitação do presidente Juan Manuel Santos para participar das…

América Latina despede 2014 de muitos votos e poucas mudanças

Chega ao fim um 2014 cheio de eleições no hemisfério ocidental, especialmente nos países da América Latina. Ao todo, foram sete processos eleitorais, bem espalhados pelo continente. Porém, na prática, pouca coisa mudou, ainda mais se considerarmos que todos os presidentes que tentaram sua reeleição a obtiveram, e em outros dois países venceu o candidato…

(Óscar Zuluaga, ou seja) Álvaro Uribe e a integração sulamericana

Começou o segundo turno presidencial na Colômbia, com dois candidatos de direita na disputa – Óscar Zuluaga (29,2% no primeiro turno) e Juan Manuel Santos (atual presidente, 25,7% no primeiro turno) – e muitas diferenças entre eles, todas nascidas do fato de que ambos são pupilos do ex-presidente Álvaro Uribe. Uribe deixou de ser presidente…