A derrota comunicacional da esquerda na América do Sul

Quando a esquerda começou a tomar um por um os governos dos países sulamericanos, quando foi se instalando, aos poucos, uma onda de governos dispostos a fortalecer o papel do Estado, a trincheira buscada pelas forças neoliberais para se reagrupar e rearmar sua estratégia foi a da imprensa. Os danos causados pelas políticas neoliberais foram…

Roberto Marinho do Chile é expulso da Ordem dos Jornalistas

Mino Carta, diretor da Carta Capital, costuma dizer que o Brasil é o único lugar no mundo onde jornalista chama patrão de colega. Deve-se agregar a essa máxima o gosto dos patrões por serem chamados de “jornalistas” e não de empresários da mídia. Roberto Marinho é um símbolo dessa tendência brasileira à bajulação. Mesmo depois…

Kirchners x Veja e os 40 anos da Operação Condor midiática

Desde a semana passada, a Revista Veja iniciou uma espécie de campanha contra Máximo Kirchner, o filho de Cristina Kirchner. Depois que a trama policial contra o governo pela estranha morte do promotor Alberto Nisman deu com os burros n´água (a Justiça argentina já deu duas sentenças afirmando que as acusações de Nisman contra Cristina…

Lei de mídia é aprovada pelo Congresso uruguaio

Com 50 votos favoráveis e 25 contrários, a Câmara dos Representantes transformou em lei o projeto de regulamentação da mídia no Uruguai. A medida pretende “estabelecer a regulação da prestação de serviços de rádio, televisão e outros serviços de comunicação audiovisual” com critérios de “pluralismo, diversidade e interesse público”. Para acessar o projeto, clique aqui…

Grupos paramilitares ameaçam jornalistas na Colômbia

Fomos informados desta carta pelo colega jornalista Vitor Taveira, que mora em Bogotá e que de lá trabalha em alguns interessantes projetos sobre integração latinoamericana. Algum outro dia falaremos mais desses projetos, porque o que ele nos mostrou hoje foi um tema mais delicado e que merece divulgação, uma carta-denúncia escrita a assinada por jornalistas…

Uruguai: quem tem medo da lei de mídia?

Não foi apenas no Brasil que o debate sobre lei de mídia despontou durante as eleições. No Uruguai, o tema ganhou força após a divulgação dos resultados do primeiro turno, em 26 de outubro, quando ficou definido que Tabaré Vázquez, candidato oficialista da coalizão Frente Ampla, disputaria a presidência com Luis Lacalle Pou, do Partido…

Paraguai: Assassinato de jornalista expõe tensão no campo

O repórter do jornal do Paraguai ABC Color Pablo Medina, 53, se tornou o terceiro jornalista assassinado no país em 2014. Na tarde de 16 de outubro, voltava de uma apuração na comunidade rural Crescencio González, no departamento de San Pedro, quando foi vítima de uma emboscada. Morreu com ele Antonia Maribel Almada, sua assistente,…

Por que a #LeydeMedios mexicana é tão perigosa para a internet?

Há duas semanas, ativistas mexicanos chamaram a atenção da comunidade internacional para os absurdos de uma proposta de lei de telecomunicações enviada pelo presidente Enrique Peña Nieto (EPN) ao Senado daquele país. Combinando protestos nas redes e nas ruas, os manifestantes conseguiram levar a hashtag #EPNvsInternet ao trending topic mundial, com quase um milhão de…

“Twitter cubano” não era só cubano

Vocês se lembram do “twitter cubano”? Eu ajudo: no início deste mês de abril, a Associated Press revelou que o governo dos Estados Unidos (aqueles da América do Norte) havia patrocinado na total surdina o ZunZuneo, um sistema de compartilhamento de mensagens por celular que operou na ilha entre 2010 e 2012. Pois então. O…

Enrique Peña Nieto vs Internet – #EPNvsInternet

Enquanto, no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou um Marco Civil da Internet bastante razoável, corroborando avanços importantes em questões altamente sensíveis para uma internet livre e neutra, o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto (EPN), engendrou uma lei que prevê guarda de logs, quebra na neutralidade da rede e, por que não?, controle massivo dos…