Os golpes de Estado do Século XXI (postagem atualizada)

Há pouco mais de um ano atrás, dias após a primeira marcha “contra a corrupção” – quando ainda não havia uma manobra política para se derrubar a presidenta Dilma Rousseff – , escrevi uma postagem aqui no blog sobre um longíquo tempo em que havia os que defendia, no Brasil, a ideia de que já…

A Operação Abutre e as novas conspirações sulamericanas

Teorias da conspiração existem para todos os lados, no caso das que envolvem a política, podem ser de esquerda ou de direita. Vejamos, por exemplo, como este 2015 começou com os protestos da direita instalando ilusões sobre “ditaduras comunistas bolivarianas”, a invasão cubano-haitiana através dos refugiados e dos médicos guerrilheiros, entre outras. E agora terminamos…

Os golpes de Estado do Século XXI

Houve um tempo em que se defendia no Brasil a ideia de que já não havia espaço para golpes de Estado na América Latina. Supostamente, as ditaduras nos haviam ensinado o que não queríamos, e nos Anos 90, alguns comentaristas políticos diziam isso, com uma segurança contagiante, tanto que me contagiaram na época. Lembrei desses…

A morte da Miss Honduras e o que restou do golpe de 2009

Nesta quarta-feira (19/11), o Serviço Médico Legal de Honduras confirmou que os dois corpos encontrados parcialmente enterradas às margens de um rio, nos arredores da cidade de Santa Bárbara, eram da modelo María José Alvarado, recém eleita Miss Honduras, e sua irmã mais velha, Sofía. Elas estavam desaparecidas há sete dias. María José se preparava…

Os velhos fantasmas ressurgem em Honduras

Foi fraude ou não foi fraude? A pergunta que urge das mal contadas urnas hondurenhas tem tudo para se tornar ridícula com o passar do tempo, mas hoje ela é só uma polêmica, que terminará sem nenhuma mudança no resultado que a autoridade eleitoral do país já declarou como oficial. Na última semana de novembro,…