Retorno de Cristina preocupa Macri, e também os peronistas

Uma multidão superlotando o estádio do clube Arsenal de Sarandí, na tarde desta terça-feira (20/6), preenchendo tanto as arquibancadas quanto o gramado e as ruas contíguas, na região da Zona Sul da Grande Buenos Aires conhecida como território peronista. Dezenas, talvez mais de uma centena de milhares de pessoas, os números variam de acordo com…

Macri encurralado pelas memórias argentinas

Centenas de milhares de pessoas na e praça e nas avenidas ao redor da Casa Rosada, ou em outros diferentes pontos da capital, se tornaram quase uma paisagem habitual para o presidente argentino durante este mês de março. O governo de Mauricio Macri começou com a esperança de marcar a renovação da direita na América…

Macri perdoa dívida bilionária de sua família, e culpa Cristina

Uma dívida de mais de 70 bilhões de pesos argentinos (equivalentes a 14 bilhões de reais, mais ou menos), desapareceram de uma canetada. O autor da canetada foi o presidente argentino Mauricio Macri, e a beneficiada pela medida é a família Macri. Se trata da bilionária dívida que a empresa Correo Argentino têm com o…

A derrota comunicacional da esquerda na América do Sul

Quando a esquerda começou a tomar um por um os governos dos países sulamericanos, quando foi se instalando, aos poucos, uma onda de governos dispostos a fortalecer o papel do Estado, a trincheira buscada pelas forças neoliberais para se reagrupar e rearmar sua estratégia foi a da imprensa. Os danos causados pelas políticas neoliberais foram…

José Serra afasta o Brasil da América Latina

Por Chico Dênis e Alexandre Andreatta As recentes três notas do Itamaraty, o pedido de estudo de custo de postos diplomáticos abertos nos governos Lula e Dilma na África e no Caribe nos últimos anos e o discurso de posse do novo ministro interino das Relações Exteriores, José Serra (PSDB) demonstram que, em menos de…

A Operação Abutre e as novas conspirações sulamericanas

Teorias da conspiração existem para todos os lados, no caso das que envolvem a política, podem ser de esquerda ou de direita. Vejamos, por exemplo, como este 2015 começou com os protestos da direita instalando ilusões sobre “ditaduras comunistas bolivarianas”, a invasão cubano-haitiana através dos refugiados e dos médicos guerrilheiros, entre outras. E agora terminamos…

Argentina: o que esperar da grande imprensa?

Depois de confirmada a vitória de Maurício Macri, o assunto do primeiro editorial do La Nacion, um dos jornais de maior circulação da Argentina, foi um clamor pela anistia dos torturadores da última ditadura civil-militar (1976-1983). Em uma atitude previsível, o jornal condenou os processos contra torturadores realizados ao longo do governos Kirchner (2003-2015), após…

A direita e o neoliberalismo voltam ao poder na Argentina

Chegou o dia em que a direita voltou ao poder através das urnas. Um dia cheio de ironias. Aquele Mauricio Macri que falava em fraude eleitoral nas vésperas do primeiro turno desapareceu quando conseguiu uma derrota favorável naquela mesma instância, e não se viu nem sombra neste segundo. Tampouco a imprensa deu muitas linhas sobre…

O segundo turno argentino e o futuro do Mercosul

No último debate presidencial, no domingo passado (15/11), Mauricio Macri lançou um desafio para Daniel Scioli: “eu sendo presidente vou apresentar uma iniciativa para suspender a Venezuela do Mercosul, e gostaria de saber o que você fará sobre isso”. O argumento do candidato da direita argentina é que a Venezuela não é um país democrático,…

O vídeo que desatou a polêmica na campanha eleitoral argentina

Um spot televisivo virou o novo centro da disputa eleitoral na Argentina, marcando um debate eleitoral que promete ser quente nas próximas semanas. Se trata de uma comparação entre o plano econômico da ditadura com o do presidenciável opositor Mauricio Macri, mesclando frases do anúncio oficial feito por José Alfredo Martínez de Hoz, o tristemente…