Suspensão da Venezuela: só política, nada jurídica

Por Francisco Denis Que 2016 vem sendo um ano turbulento no Brasil e no mundo não há nenhuma dúvida. Tampouco se ignora o fato de que as consequências das mudanças econômicas e políticas afetaram em cheio um dos blocos de integração mais estratégicos da região: o Mercosul. No ano em que completa o seu 25º…

A teoria brasileira sabotadora da integração

Por Aram Aharonian * – artigo publicado originalmente no site América Latina en Movimiento O governo golpista brasileiro, ainda sendo interino, tomou cores de ditadura no que diz respeito a aplicar a teoria dos fatos consumados e da intervenção nos assuntos internos dos demais países, com a intenção manifesta de ser um “sub império” regional, a serviço…

A encruzilhada de um Mercosul sem consenso

Por Francisco Denis Sem se valer de teorias e conceitos, de forma simples, entende-se que consenso é quando duas ou mais partes chegam a um ponto em comum, numa determinada negociação sobre algum tema. Todos são ouvidos e suas opiniões respeitadas, desde o maior ao menor, seja qual for o poder de cada um na…

José Serra afasta o Brasil da América Latina

Por Chico Dênis e Alexandre Andreatta As recentes três notas do Itamaraty, o pedido de estudo de custo de postos diplomáticos abertos nos governos Lula e Dilma na África e no Caribe nos últimos anos e o discurso de posse do novo ministro interino das Relações Exteriores, José Serra (PSDB) demonstram que, em menos de…

O segundo turno argentino e o futuro do Mercosul

No último debate presidencial, no domingo passado (15/11), Mauricio Macri lançou um desafio para Daniel Scioli: “eu sendo presidente vou apresentar uma iniciativa para suspender a Venezuela do Mercosul, e gostaria de saber o que você fará sobre isso”. O argumento do candidato da direita argentina é que a Venezuela não é um país democrático,…

Mercosul busca um norte, e também um oeste

Cinco chefes de Estado cara a cara, sem a chilena Michelle Bachelet, que não quis ficar para ver o debate sobre o anseio boliviano de saída ao mar. Protegidos pelas paredes duras do Palácio do Itamaraty, e pela falta de entusiasmo da mídia corporativa com o evento, os presidentes protagonizaram mais uma Cúpula do Mercosul,…