México vive eleições regionais com clima de presidenciais

Os próximos dez dias serão importantíssimos para o futuro político do México. A reta final da campanha eleitoral que definirá novas autoridades de quatro estados, e esses resultados devem marcar o cenário com o qual iniciará a corrida presidencial, prevista para chegar às urnas em julho de 2018. A batalha mais importante é a que…

12F: México marchará contra Trump neste domingo

“Seremos um imenso muro humano nas ruas”, é uma das consignas usadas para convocar os atos programados para este domingo (12/2) em diversas cidades mexicanas, em protesto contra a intenção do presidente estadunidense Donald Trump de construir um muro em toda a fronteira entre os dois países. A insistência do mandatário vizinho em impulsar a…

CELAC: América Latina reunida contra Trump

Por Francisco Denis Em meio aos decretos do recém-empossado presidente estadunidense Donald Trump, ocorreu em Bávaro, República Dominicana a V Cúpula da CELAC, a Comunidade de Estados Latino-Americano e Caribenhos. Criada em 2011, a CELAC é hoje a maior e mais representativa organização internacional da região. Apesar de pouco conhecida, conta com a presença de…

A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

Uma nova chacina, um México que continua o mesmo

Neste fim de semana, o mundo soube de mais uma chacina brutal no México. Foram cinco novos cadáveres encontrados na noite de sexta-feira (31/7), dois deles (duas mulheres) ainda não identificados, num apartamento em Colonia Narvarte, no Distrito Federal mexicano, e a retomada da já velha discussão sobre se o país já perdeu a capacidade…

Chaves, o personagem símbolo da América Latina

Muitas coisas serão ditas nas próximas horas e nos próximos dias sobre a morte do criador dos personagens Chaves e Chapolim, entre tantos outros. Vão lembrar do lado negativo, as brigas com os demais atores pelos direitos autorais dos personagens, as acusações de que era amigo de líderes narcotraficantes mexicanos, entre outras suspeitas não comprovadas mas…

O México queimando vivo, enquanto a economia cresce

Durante a campanha eleitoral brasileira, o candidato opositor Aécio Neves citou mais de uma vez o México como o exemplo do que ele queria para o Brasil em termos de gestão econômica. Tinha motivos, já que algumas das manchetes do noticiário econômico diziam que o México superou o Brasil como maior exportador de carros da…

Evento discute o zapatismo pós-Marcos

Marcos não existe mais. A informação foi transmitida pelo próprio subcomandante no último dia 24 de maio, quando ele e o também subcomandante Moisés convocaram parte da comunidade zapatista e de meios independentes para ouvirem o comunicado “Entre la luz y la sombra” (leia aqui em espanhol). Há mais de 20 anos, Marcos tem sido…

Por que a #LeydeMedios mexicana é tão perigosa para a internet?

Há duas semanas, ativistas mexicanos chamaram a atenção da comunidade internacional para os absurdos de uma proposta de lei de telecomunicações enviada pelo presidente Enrique Peña Nieto (EPN) ao Senado daquele país. Combinando protestos nas redes e nas ruas, os manifestantes conseguiram levar a hashtag #EPNvsInternet ao trending topic mundial, com quase um milhão de…

Após um assassinato covarde, os zapatistas falam

O comunicado original está aqui. Mas esta Rede o traduz carinhosamente pra vocês logo abaixo. No último dia 2 de maio, militantes do PVEM (Partido Verde Ecologista do México) e do PAN (Partido da Ação Nacional), auxiliados por membros da Central Independiente de Obreros Agrícolas y Campesinos Histórica (CIOAC-H), montaram uma emboscada para cerca de…