O perdão sem arrependimento dos torturadores chilenos

Nesta sexta-feira (23/12), o Chile viveu a realização de um momento esperado há dias: a anunciada missa de natal na Penitenciária Especial de Punta Peuco, na qual foram lidas dez cartas com pedidos de perdão de ex-militares condenados por crimes durante a ditadura. Mas perdão por quê? Como? Para quem? E, principalmente, para quê? Das…

A derrota comunicacional da esquerda na América do Sul

Quando a esquerda começou a tomar um por um os governos dos países sulamericanos, quando foi se instalando, aos poucos, uma onda de governos dispostos a fortalecer o papel do Estado, a trincheira buscada pelas forças neoliberais para se reagrupar e rearmar sua estratégia foi a da imprensa. Os danos causados pelas políticas neoliberais foram…

A imprensa latina, em defesa do cargo de primeira-dama

A repercussão da reportagem que celebrou o recato de Marcela Temer, que causou comoção no Brasil, não é algo inédito nesta América do Sul que viu as mulheres chegarem ao poder, e agora assiste ao que muitos dizem que é a “volta da mulher ao seu devido lugar”. A foto é de março de 2014,…

Bachelet, a Dilma que reage

São tantas as coincidências biográficas entre Dilma Rousseff e Michelle Bachelet – ambas foram presas e torturadas durante as respectivas ditaduras, ambas perderam eleições para vereadora, ambas passaram por dois ministérios, mas só ganharam uma eleição pela primeira vez na vida quando disputaram a presidência, e foram as primeiras mulheres a governarem em seus respectivos…

Papa Francisco pode mediar conflito entre Bolívia e Chile

Silenciosamente, o Papa Francisco vai aumentando sua influência política no continente. Terminou sendo o herói inesperado da inesperada notícia bomba do fim de 2014. As reatadas relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos não foram obra exclusiva do argentino, mas sua mediação teve influência, talvez decisiva, para se buscar uma posição em comum entre duas…

A ministra chilena que caiu por dizer que as ricas abortam

Helia Molina começou a última semana de 2014 como uma das ministras menos conhecidas do Chile. Responsável pela pasta da Saúde, ela mudaria sua sorte em cinco dias, terminando a semana, já em 2015, como ex-ministra e tornando-se celebridade das redes sociais, onde milhões de chilenos falavam sobre ela, a maioria em apoio, mas também…

Quem colocou a bomba no Metrô de Santiago?

Minutos depois da explosão que feriu 14 pessoas na estação Escuela Militar do Metrô de Santiago, alguns meios de imprensa chilenos e agências internacionais já afirmavam categoricamente que o atentado havia sido obra de um grupo anarquista. Eu moro no Chile há oito anos, posso garantir que ocorrem explosões como essa em Santiago pelo menos…