Por que os chilenos estão nas ruas contra a previdência privada

Desde julho de 2016, o assunto político mais importante do Chile é o sistema previdenciário. Multitudinárias marchas realizadas nas principais cidades do país, uma delas com quase um milhão de pessoas, exige o fim do sistema criado durante a ditadura, e que só agora, quando as primeiras pessoas estão se aposentando por ele, se descobriu…

A direita e o neoliberalismo voltam ao poder na Argentina

Chegou o dia em que a direita voltou ao poder através das urnas. Um dia cheio de ironias. Aquele Mauricio Macri que falava em fraude eleitoral nas vésperas do primeiro turno desapareceu quando conseguiu uma derrota favorável naquela mesma instância, e não se viu nem sombra neste segundo. Tampouco a imprensa deu muitas linhas sobre…

O vídeo que desatou a polêmica na campanha eleitoral argentina

Um spot televisivo virou o novo centro da disputa eleitoral na Argentina, marcando um debate eleitoral que promete ser quente nas próximas semanas. Se trata de uma comparação entre o plano econômico da ditadura com o do presidenciável opositor Mauricio Macri, mesclando frases do anúncio oficial feito por José Alfredo Martínez de Hoz, o tristemente…