Direita equatoriana rechaça derrota e ameaça repetir Capriles e Aécio

Quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que o resultado das urnas neste domingo (2/4) já era irreversível, e confirmava a vitória do candidato governista Lenín Moreno – que foi vice de Rafael Correa em seu primeiro mandato –, o Equador teve que enfrentar o mesmo momento de tensão política pelo qual passaram a Venezuela…

Golpes e contragolpes da permanente crise venezuelana

O noticiário internacional desta quinta-feira (30/03) foi marcado por um novo episódio no recrudescimento da crise política na Venezuela. Como o Brasil também vive numa crise política, fruto de um golpe de Estado que suscita a controvérsia de se foi ou não foi, é inevitável que a reação seja a de trasladar a discussão para…

A encruzilhada de um Mercosul sem consenso

Por Francisco Denis Sem se valer de teorias e conceitos, de forma simples, entende-se que consenso é quando duas ou mais partes chegam a um ponto em comum, numa determinada negociação sobre algum tema. Todos são ouvidos e suas opiniões respeitadas, desde o maior ao menor, seja qual for o poder de cada um na…

Entre marchas e apelo aos militares, oposição aperta o cerco contra Maduro

A crise política e econômica na Venezuela soma capítulos todos os dias. O mais recente deles foi uma jornada de marchas convocadas pela oposição nesta quarta-feira (18/5), em Caracas e outras capitais regionais, defendendo a realização de um referendo revogatório contra o governo. Algumas das marchas terminaram em confrontação entre manifestantes e a polícia. Dias…

Causas e consequências da vitória opositora na Venezuela

Por Gilberto Maringoni 1. A derrota do chavismo na Venezuela é daqueles acontecimentos políticos cuja avaliação se estenderá por meses. As lições da perda da maioria na Assembleia Nacional apontam para uma dramática perspectiva no referendo revogatório – mecanismo democrático inscrito na Carta Magna do país, desde 1999 – que terá lugar em 2016. 2.…

O chavismo na berlinda neste domingo

O chavismo encara neste domingo seu pleito mais duro. A eleição das deputadas e deputados que ocuparão as 165 cadeiras da Assembleia Nacional, a única instância legislativa do país definirá vários cenários que poderiam revelar o futuro político do país. Claro que o mais importante é a conformação da Assembleia em si. Atualmente, a coalizão…

O segundo turno argentino e o futuro do Mercosul

No último debate presidencial, no domingo passado (15/11), Mauricio Macri lançou um desafio para Daniel Scioli: “eu sendo presidente vou apresentar uma iniciativa para suspender a Venezuela do Mercosul, e gostaria de saber o que você fará sobre isso”. O argumento do candidato da direita argentina é que a Venezuela não é um país democrático,…

Após derrota na OEA, Colômbia ameaça rejeitar reunião na Unasul

por Francisco Denis e Victor Farinelli A chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, afirmou que seu país não participará da reunião de chanceleres da Unasul (União de Nações Sulamericanas) caso ela não aconteça nesta semana. O encontro foi solicitado pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, para tratar do conflito fronteiriço iniciado há três semanas, e…

Colômbia e Venezuela dividem mais uma crise diplomática em suas fronteiras

por Mariana Clini Diana A crise na zona fronteiriça entre a Colômbia e a Venezuela não é um assunto atual. A situação crítica na cidade colombiana de Cúcuta é o resultado da negligência dos dois países, com raízes em governos anteriores. Como muitas vezes acontece, a corda arrebenta no lado mais fraco e a população…

Venezuela não é um perigo, mas está em perigo

Conversando com uma querida amiga do blog e ex-correspondente em Caracas, me senti mais animado para comentar o anúncio em Washington de que a Venezuela entrou na lista dos países que “ameaçam a segurança nacional dos Estados Unidos”, junto com as sanções que sempre fazem parte do pacote. Nosso papo foi sobre como um país…