Maduro vai para o tudo ou nada da Constituinte

Nesta semana, o presidente Nicolás Maduro deu início a um novo processo constitucional na Venezuela, cujo próximo passo, caso confirmado pela autoridade eleitoral, seria a convocação de eleições para se criar uma nova assembleia constituinte. Uma jogada arriscada, e que, segundo o mandatário venezuelano, partirá como uma revisão da atual carta magna, criada em 1999,…

Causas e consequências da vitória opositora na Venezuela

Por Gilberto Maringoni 1. A derrota do chavismo na Venezuela é daqueles acontecimentos políticos cuja avaliação se estenderá por meses. As lições da perda da maioria na Assembleia Nacional apontam para uma dramática perspectiva no referendo revogatório – mecanismo democrático inscrito na Carta Magna do país, desde 1999 – que terá lugar em 2016. 2.…

O chavismo na berlinda neste domingo

O chavismo encara neste domingo seu pleito mais duro. A eleição das deputadas e deputados que ocuparão as 165 cadeiras da Assembleia Nacional, a única instância legislativa do país definirá vários cenários que poderiam revelar o futuro político do país. Claro que o mais importante é a conformação da Assembleia em si. Atualmente, a coalizão…

7 verdades absolutas sobre a Venezuela

1) Na Venezuela, não existe liberdade de expressão 2) Lá, todos os meios de comunicação são oficialistas. Ninguém fala mal do governo 3) A Venezuela não é um país democrático. A oposição é massacrada nas urnas 4) As eleições venezuelanas são manipuladas 5) Não existe oposição na Venezuela 6) O poder eleitoral só faz o…