Suspensão da Venezuela: só política, nada jurídica

Por Francisco Denis Que 2016 vem sendo um ano turbulento no Brasil e no mundo não há nenhuma dúvida. Tampouco se ignora o fato de que as consequências das mudanças econômicas e políticas afetaram em cheio um dos blocos de integração mais estratégicos da região: o Mercosul. No ano em que completa o seu 25º…

A teoria brasileira sabotadora da integração

Por Aram Aharonian * – artigo publicado originalmente no site América Latina en Movimiento O governo golpista brasileiro, ainda sendo interino, tomou cores de ditadura no que diz respeito a aplicar a teoria dos fatos consumados e da intervenção nos assuntos internos dos demais países, com a intenção manifesta de ser um “sub império” regional, a serviço…

A encruzilhada de um Mercosul sem consenso

Por Francisco Denis Sem se valer de teorias e conceitos, de forma simples, entende-se que consenso é quando duas ou mais partes chegam a um ponto em comum, numa determinada negociação sobre algum tema. Todos são ouvidos e suas opiniões respeitadas, desde o maior ao menor, seja qual for o poder de cada um na…

Os golpes de Estado do Século XXI (postagem atualizada)

Há pouco mais de um ano atrás, dias após a primeira marcha “contra a corrupção” – quando ainda não havia uma manobra política para se derrubar a presidenta Dilma Rousseff – , escrevi uma postagem aqui no blog sobre um longíquo tempo em que havia os que defendia, no Brasil, a ideia de que já…

O segundo turno argentino e o futuro do Mercosul

No último debate presidencial, no domingo passado (15/11), Mauricio Macri lançou um desafio para Daniel Scioli: “eu sendo presidente vou apresentar uma iniciativa para suspender a Venezuela do Mercosul, e gostaria de saber o que você fará sobre isso”. O argumento do candidato da direita argentina é que a Venezuela não é um país democrático,…

Os golpes de Estado do Século XXI

Houve um tempo em que se defendia no Brasil a ideia de que já não havia espaço para golpes de Estado na América Latina. Supostamente, as ditaduras nos haviam ensinado o que não queríamos, e nos Anos 90, alguns comentaristas políticos diziam isso, com uma segurança contagiante, tanto que me contagiaram na época. Lembrei desses…

Paraguai quadruplica a importação de agroquímicos em quatro anos

De 8 milhões de quilos em 2009, o Paraguai passou a comprar 43 milhões de quilos de agroquímicos em 2013, segundo um estudo realizado pela organização da sociedade civil Base Investigaciones Sociales (Base IS). Apenas em herbicidas, o número subiu de 6 milhões de quilos para 32 milhões de quilos neste período. O grande problema…

Arquivo do Terror revela detalhes da ditadura no Paraguai

Em 22 de dezembro de 1992, um telefonema avisava o paraguaio Martin Almada que havia um monte de documentos da ditadura abandonados no Departamento de Produções da Polícia – uma pequena delegacia localizada no distrito de Lambaré, a quatro quilômetros de Assunção. Um monte, literalmente, como mostra a foto abaixo. Os agentes da repressão no…

Estudantes da UNILA protestam pelo desaparecimento de mexicanos

*Por Chico Denis Estudantes sul-americanos da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), sediada em Foz do Iguaçu, Paraná, fizeram uma série de manifestações em solidariedade aos 43 estudantes mexicanos “desaparecidos” da escola rural de Ayotzinapa. O crime aconteceu em 26 de setembro na cidade de Ayotzinapa, localizada a 125 quilômetros da capital Iguala, no estado de…

Paraguai: Assassinato de jornalista expõe tensão no campo

O repórter do jornal do Paraguai ABC Color Pablo Medina, 53, se tornou o terceiro jornalista assassinado no país em 2014. Na tarde de 16 de outubro, voltava de uma apuração na comunidade rural Crescencio González, no departamento de San Pedro, quando foi vítima de uma emboscada. Morreu com ele Antonia Maribel Almada, sua assistente,…