Macri perdoa dívida bilionária de sua família, e culpa Cristina

Uma dívida de mais de 70 bilhões de pesos argentinos (equivalentes a 14 bilhões de reais, mais ou menos), desapareceram de uma canetada. O autor da canetada foi o presidente argentino Mauricio Macri, e a beneficiada pela medida é a família Macri. Se trata da bilionária dívida que a empresa Correo Argentino têm com o…

A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

Esquerda quer chegar de surpresa ao segundo turno no Peru

Os processos eleitorais no Peru estão certamente entre as mais imprevisíveis do mundo, devido à facilidade com a que as tendências mudam, às vezes bruscamente, derrubando favoritos ou promovendo azarões em coisa de semanas, ou até em dias. Dizer isso este ano pode parecer um equívoco, já que o próximo capítulo dessa história – o…

Peru reconhece alfabeto de 31 idiomas indígenas

Ao longo de 2015, o Peru reconheceu oficialmente 31 das línguas indígenas existentes no país, onde espanhol é língua mãe de 83,9% dos habitantes. Instituições públicas deverão utilizar as grafias originárias, incluindo certidões bilingues de nascimento, casamento e óbito, se o cidadão exigir. No caso peruano, o reconhecimento desses alfabetos é feito por resolução do…

Um Chile em problemas com todos os vizinhos

Quem acompanha no noticiário o que acontece no Chile, ou no lado oriental da América do Sul, vai lembrar da recente vitória da Bolívia na Corte Internacional de Justiça de Haia, a primeira do longo processo no qual o país do altiplano pretende recuperar uma saída ao mar perdida na Guerra do Pacífico (1879-1883). A…

Peru volta a julgar esterilização forçada de mulheres

Nos Anos 90, durante a ditadura de Alberto Fujimori (1990-2000), um dos casos mais impactantes de violação aos direitos humanos no Peru foi o das esterilizações forçadas. Nesta quinta-feira (14/5), o Ministério Público do Peru reabriu o caso arquivado em janeiro de 2014, no qual pretende apontar as responsabilidades de Fujimori e seus três ministros…

Peru acusa Chile de espionagem e ameaça com retaliações

“Temos provas de que o Chile financia trabalhos de espionagem sobre as Forças Armadas peruanas, com as pessoas que participaram da operação já devidamente identificadas. O que estamos esperando? Que o outro lado dê uma satisfação”. Essa foi a declaração dada na passada segunda-feira (02/03) pelo presidente peruano Ollanta Humala, tal qual está aqui reproduzida.…

Peru x Chile: uma fronteira a ponto de explodir

Eram mais de dois mil nacionalistas peruanos caminhando do centro de Tacna (cidade mais ao sul do Peru, a 1300 km de Lima). Muitos foram dispersando durante o trajeto, cedendo às ameaças da polícia local. Ao final, pouco mais de 50 chegaram a poucos metros do chamado triângulo terrestre, território de 37,6 m² que se…

Unesco declara Caminhos Incas como patrimônio da humanidade

São mais de 27 mil km de estreitas vias construídas há centenas de anos – talvez há mais de mil, como supõem alguns estudiosos –, em rotas que seguem sinuosos contornos entre milhares de montanhas da Cordilheira dos Antes, passando por territórios que hoje são de seis países diferentes, mas que foram feitos quando a…