‘Macri não tem cheque em branco para aplicar ajustes’, diz deputado argentino

Nicolás del Caño, 35 anos, foi o mais jovem a disputar a presidência da Argentina em 2015. Candidato pela coalizão de orientação trotskista Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT – Frente de Izquierda y de los Trabajadores), obteve o maior resultado para a esquerda desde 1983, com 812 mil votos (3,27% dos votos), ficando…

A direita e o neoliberalismo voltam ao poder na Argentina

Chegou o dia em que a direita voltou ao poder através das urnas. Um dia cheio de ironias. Aquele Mauricio Macri que falava em fraude eleitoral nas vésperas do primeiro turno desapareceu quando conseguiu uma derrota favorável naquela mesma instância, e não se viu nem sombra neste segundo. Tampouco a imprensa deu muitas linhas sobre…

A brasileirização das eleições na Argentina

Quem acompanhou a apuração dos resultados do primeiro turno da Argentina tendo vivido o que aconteceu nas eleições brasileiras do ano passado deve ter sentido aquele clássico déjà vu: um candidato governista que as pesquisas diziam que lutava por uma vitória no primeiro turno, e apesar de ser apoiado por um presidente muito popular, termina…

Bachelet, a Dilma que reage

São tantas as coincidências biográficas entre Dilma Rousseff e Michelle Bachelet – ambas foram presas e torturadas durante as respectivas ditaduras, ambas perderam eleições para vereadora, ambas passaram por dois ministérios, mas só ganharam uma eleição pela primeira vez na vida quando disputaram a presidência, e foram as primeiras mulheres a governarem em seus respectivos…

Venezuela não é um perigo, mas está em perigo

Conversando com uma querida amiga do blog e ex-correspondente em Caracas, me senti mais animado para comentar o anúncio em Washington de que a Venezuela entrou na lista dos países que “ameaçam a segurança nacional dos Estados Unidos”, junto com as sanções que sempre fazem parte do pacote. Nosso papo foi sobre como um país…

Pepe Mujica deixa o topo e entra para a História

Neste domingo, enquanto começa o mês de março de 2015, termina o mandato de Pepe Mujica, um dos presidentes mais populares do mundo, verdadeiro rockstar da política. O guerrilheiro tupamaro que chegou ao poder entregará a faixa presidencial ao mesmo Tabaré Vázquez de quem a recebeu, em 2010, e deixará de ser o presidente do Uruguai.…

O thriller policial que pautará as eleições na Argentina

Quem viu e gostou do filme Tese Sobre um Homicídio, uma dessas brilhantes obras cinematográficas argentinas com o protagonismo do infaltável Ricardo Darín, não perde por esperar o pleito presidencial deste ano. Juntem todos os escritores de novelas policiais numa sala e vejam se conseguem bolar uma trama que supere a realidade. Buenos Aires despertou…

Como o continuismo mudará as coisas no Uruguai

Foram oito anos de tramitação até que a Lei do Aborto conseguisse, pela primeira vez, a aprovação do Congresso do Uruguai, para que, numa só canetada, o presidente terminasse com o projeto, usando seu direito a veto. Não estou enganado (goglear galera, se querem ter certeza). O ano era 2008, Pepe Mujica era um mero…

Pou: a nova direita amorosa do Uruguai

Neste domingo, 26 de outubro, enquanto o Brasil termina de definir seu futuro político, o Uruguai começa a decidir o seu. E engana-se quem pensa na popularidade de Pepe Mujica para supor que ele conseguira eleger facilmente o seu sucessor. Pelo contrário. O candidato de Mujica, aliás, é o seu antecessor no cargo, o oncologista…

7 verdades absolutas sobre a Venezuela

1) Na Venezuela, não existe liberdade de expressão 2) Lá, todos os meios de comunicação são oficialistas. Ninguém fala mal do governo 3) A Venezuela não é um país democrático. A oposição é massacrada nas urnas 4) As eleições venezuelanas são manipuladas 5) Não existe oposição na Venezuela 6) O poder eleitoral só faz o…