Um Retrato da Cuba pós-Fidel

No dia 2 de janeiro, em frente a Praça da Revolução, em Havana, se realizou o primeiro desfile cívico-militar sem Fidel. Na avenida Paseo – onde está a famosa imagem do Che – os cubanos comemoraram o 58° aniversario do triunfo da Revolução, no lugar onde os moradores da capital começaram a se agrupar desde…

O terremoto no Chile e a prioridade do lucro sobre a vida

O terremoto ocorrido na noite desta quarta-feira (16/9), na região central do Chile, foi fortíssimo – teve 8,3º na escala de richter, o maior deste ano e um dos dez maiores da história. Até agora, foram registradas doze mortes e dezenas de pessoas desaparecidas, além de muita destruição, sobretudo nas regiões próximas ao epicentro –…

A morte da Miss Honduras e o que restou do golpe de 2009

Nesta quarta-feira (19/11), o Serviço Médico Legal de Honduras confirmou que os dois corpos encontrados parcialmente enterradas às margens de um rio, nos arredores da cidade de Santa Bárbara, eram da modelo María José Alvarado, recém eleita Miss Honduras, e sua irmã mais velha, Sofía. Elas estavam desaparecidas há sete dias. María José se preparava…

Villa 1.11.14: um espaço de construção coletiva

*Por Larissa Valença Na semana passada os convidei a entrar na Villa 1.11.14, uma das mais conhecidas favelas de Buenos Aires. Para se ter ideia da proporção, por lá vivem 40 mil pessoas, segundo dados do diagnóstico institucional. Vamos continuar a percorrer a villa, para conhecer outros contextos. Por mais que a violência policial seja uma constante, a população…

Villa 1.11.14 e a luta pela sobrevivência em Bajo Flores

*Por Larissa Valença Um raio de sol tímido me recebeu ao entrar naquela primeira rua larga da Villa 1.11.14. Há quem viva na região metropolitana de Buenos Aires, mas nos arrabaldes, em assentamentos urbanos marginais, conhecidos no Brasil como favelas. Na capital portenha o nome dado é ‘Villa Miseria’ o termo se tornou usual devido…

Evento discute o zapatismo pós-Marcos

Marcos não existe mais. A informação foi transmitida pelo próprio subcomandante no último dia 24 de maio, quando ele e o também subcomandante Moisés convocaram parte da comunidade zapatista e de meios independentes para ouvirem o comunicado “Entre la luz y la sombra” (leia aqui em espanhol). Há mais de 20 anos, Marcos tem sido…