A OEA nos tempos da neutralidade com partido

Nesta semana, Miami sediou um evento interessante, chamado Cúpula Latinoamericana de Marketing Político e Governança. Os temas desenvolvidos por lá devem ser vistos provavelmente nas próximas eleições do continente, ao talvez em outras jogadas comunicacionais na preparação para elas. O curioso, no entanto, foi ver o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) participar de…

12F: México marchará contra Trump neste domingo

“Seremos um imenso muro humano nas ruas”, é uma das consignas usadas para convocar os atos programados para este domingo (12/2) em diversas cidades mexicanas, em protesto contra a intenção do presidente estadunidense Donald Trump de construir um muro em toda a fronteira entre os dois países. A insistência do mandatário vizinho em impulsar a…

Por que não se fala do terrorismo contra Cuba?

Para entender a história da Revolução Cubana é importante aprofundar a informação sobre alguns temas que são tratados pela mídia tradicional a partir de meias verdades ou que são simplesmente ignorados por completo – e se vamos às redes sociais, alguns deles são totalmente distorcidos e mistificados. Um deles é o sistema eleitoral cubano. Sim,…

A América Latina é uma região de paz?

Por Rubén Armendáriz * Não escasseiam os artigos que definem a América Latina e o Caribe como uma região de paz, e apesar de os países que a integram não se encontrarem entre as maiores potências militares do planeta, a região mantém uma tendência mundial de contínuo reforço de suas Forças Armadas, enquanto persiste a…

Após derrota na OEA, Colômbia ameaça rejeitar reunião na Unasul

por Francisco Denis e Victor Farinelli A chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, afirmou que seu país não participará da reunião de chanceleres da Unasul (União de Nações Sulamericanas) caso ela não aconteça nesta semana. O encontro foi solicitado pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, para tratar do conflito fronteiriço iniciado há três semanas, e…

Nos ovos sujos de Yoani Sánchez, a afonia da dissidência cubana

Há dois meses, quase em simultâneo com a realização da Cúpula das Américas do Panamá, a famosa blogueira cubana Yoani Sánchez esteve no Chile. Diferente de sua primeira visita ao sul da cordilheira, esta última teve pouquíssima transcendência midiática, mesmo os meios chilenos não deram mais que pequenas notas sobre sua passagem pelo país. Um…

As falsas certezas sobre os acordos entre Cuba e Estados Unidos

A vida e o 11 de setembro de 2001 ensinam a não tomar conclusões precipitadas quando o assunto é política internacional. Uma das correntes mais fortes de pensamento naqueles dias de torres gêmeas caídas dizia que o atentado era o símbolo da decadência dos Estados Unidos como potência hegemônica, e que nos anos seguintes essa…

Afinal, quais são mesmo as propostas dos candidatos para América Latina?

Por Chico Denis* Todos os que acompanharam os debates dos presidenciáveis em 2014 sabem que a política externa foi pouco aprofundada pelos diferentes candidatos, seja pela falta de conhecimento da maior parte da população brasileira do assunto tema, ou pela falta de propostas concretas para essa área. Como aqui o nosso forte é América Latina,…

Venezuela volta a ser membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Com 181 votos favoráveis, a Venezuela foi escolhida para voltar a ser membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, substituindo a Argentina, que ocupava um dos assentos da América Latina e Caribe. A Venezuela já fez parte do CS em dois períodos: 1962-1963 e 1992-1993. De acordo com as regras da ONU, a…