Uma semana de três pleitos

Esta semana poderá decidir coisas importantes para a América Latina nos próximos anos. Embora o Brasil esteja mais preocupado com sua própria instabilidade e as tentativas forçadas de quebrar a ordem constitucional, em três outros países da região haverá eleições. São as três eleições programadas para a América Latina neste ano de 2015, e todas…

Crise política leva coadjuvantes ao segundo turno na Guatemala

A renúncia e posterior detenção preventiva do ex-presidente Otto Pérez Molina, na semana passada, somente o começo do terremoto político vivido na Guatemala. O primeiro turno das eleições presidenciais, neste domingo, trouxeram novas e inesperadas emoções. A principal delas é que o milionário Manuel Baldizón, que liderou todas as pesquisas durante a campanha, chegando a…

A prisão de Pérez Molina e as imprevisíveis eleições da Guatemala

Com a renúncia de Otto Pérez Molina – na noite de quarta-feira (2/9) –, e a posterior prisão do agora ex-presidente ocorrida na quinta, a fúria anticorrupção, instalada na Guatemala desde maio, foi parcialmente apaziguada. Não obstante, o país caiu numa situação tão inusitada quanto incerta. Vejamos: a acusação contra Pérez Molina, cuja participação no…

Multidão pede renúncia do presidente a quatro meses das eleições na Guatemala

Faltando apenas quatro meses para as eleições presidenciais, a Guatemala vive um clima de instabilidade que deixa de lado a própria campanha eleitoral. No último sábado (16/5), uma grande manifestação se realizou no Parque Central da capital, reunindo 50 mil pessoas que pediam a renúncia do presidente Otto Pérez Molina. Foi o segundo protesto no…