América Latina despede 2014 de muitos votos e poucas mudanças

Chega ao fim um 2014 cheio de eleições no hemisfério ocidental, especialmente nos países da América Latina. Ao todo, foram sete processos eleitorais, bem espalhados pelo continente. Porém, na prática, pouca coisa mudou, ainda mais se considerarmos que todos os presidentes que tentaram sua reeleição a obtiveram, e em outros dois países venceu o candidato…

Como o continuismo mudará as coisas no Uruguai

Foram oito anos de tramitação até que a Lei do Aborto conseguisse, pela primeira vez, a aprovação do Congresso do Uruguai, para que, numa só canetada, o presidente terminasse com o projeto, usando seu direito a veto. Não estou enganado (goglear galera, se querem ter certeza). O ano era 2008, Pepe Mujica era um mero…

Uruguaios dizem não à redução da maioridade penal

Junto das eleições presidenciais e parlamentares, o Uruguai realizou no domingo (26) o plebiscito para definir se haverá ou não redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Segundo a Corte Eleitoral, 53,23% dos votos foram contra a diminuição. A proposta de redução previa os seguintes crimes: homicídio, homicídio qualificado, graves lesões, lesões gravíssimas,…

Pou: a nova direita amorosa do Uruguai

Neste domingo, 26 de outubro, enquanto o Brasil termina de definir seu futuro político, o Uruguai começa a decidir o seu. E engana-se quem pensa na popularidade de Pepe Mujica para supor que ele conseguira eleger facilmente o seu sucessor. Pelo contrário. O candidato de Mujica, aliás, é o seu antecessor no cargo, o oncologista…