José Serra afasta o Brasil da América Latina

Por Chico Dênis e Alexandre Andreatta As recentes três notas do Itamaraty, o pedido de estudo de custo de postos diplomáticos abertos nos governos Lula e Dilma na África e no Caribe nos últimos anos e o discurso de posse do novo ministro interino das Relações Exteriores, José Serra (PSDB) demonstram que, em menos de…

Após derrota na OEA, Colômbia ameaça rejeitar reunião na Unasul

por Francisco Denis e Victor Farinelli A chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, afirmou que seu país não participará da reunião de chanceleres da Unasul (União de Nações Sulamericanas) caso ela não aconteça nesta semana. O encontro foi solicitado pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, para tratar do conflito fronteiriço iniciado há três semanas, e…

Mercosul busca um norte, e também um oeste

Cinco chefes de Estado cara a cara, sem a chilena Michelle Bachelet, que não quis ficar para ver o debate sobre o anseio boliviano de saída ao mar. Protegidos pelas paredes duras do Palácio do Itamaraty, e pela falta de entusiasmo da mídia corporativa com o evento, os presidentes protagonizaram mais uma Cúpula do Mercosul,…

A nova OEA, em busca de Cuba e de relevância na América do Sul

Esta semana, a OEA (Organização dos Estados Americanos), elegeu seu novo presidente. O uruguaio Luis Almagro, que foi chanceler durante o governo de Pepe Mujica e eleito senador nas últimas eleições, concorreu como candidato único e foi eleito por unanimidade. Entre as principais propostas do novo presidente está a de concluir o processo de reintegração…