Vice-presidente Juan Carlos Varela é eleito presidente do Panamá

Os panamenhos votaram neste domingo (4/5) para escolher o sucessor do presidente Ricardo Martinelli. O vencedor foi o oposicionista e vice-presidente Juan Carlos Varela, da coalizão conservadora O Povo Primeiro.

Varela tomará posse em junho

Varela tomará posse em junho

Segundo o Tribunal Eleitoral, que já apurou 87.64% das mesas de votação do país, Varela obteve 39.13% dos votos (652,488), enquanto o segundo colocado, José Domingo Arias, teve 31.69% (528,417). A participação foi de 75.73%.

Ex-ministro da Habitação, Arias foi o candidato apoiado pelo atual governo. Varela foi, até 2011, ministro das Relações Exteriores do Panamá, quando foi destituído por Martinelli, provocando uma ruptura na aliança entre o Partido Panameñista, do qual Varela é líder, e o Mudança Democrática, presidido por Martinelli.

Concorrendo com Arias e Varela, havia outros cinco candidatos. No Panamá, as eleições acontecem em turno único. Além de presidente e vice, os cerca de 2,5 milhões de eleitores panamenhos escolheram 71 deputados da Assembleia Nacional, 77 prefeitos e vereadores.